Fracasso texano: Playoffs não terão times do estado após 16 anos

Publicado:

, Austin FC e são os times texanos da MLS a ficarem pelo caminho na temporada

Se alguns estados americanos não possuem nenhuma franquia nas principais ligas do país, outros são privilegiados com mais de uma. É o caso do Texas, que apenas na MLS possui o FC Dallas, Houston Dynamo e do estreante na temporada, Austin FC.

Apesar do volume, poucos resultados: nenhum dos três estarão nos playoffs da temporada 2021 e ocupam as últimas posições da Conferência Oeste, por razões diferentes. Com os três times matematicamente eliminados, o estado não terá representantes nos playoffs pela primeira vez desde 2004.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Entre as três equipes texanas, o Austin FC (7 vitórias-4 empates-19 derrotas) foi o primeiro a ficar pelo caminho, na derrota para o Minnesota United por 1 a 0, na semana 30. Mas a eliminação já era algo esperado pelos ”Verdes”, reflexo de um time ainda em formação que apesar de lampejos positivos (como as duas vitórias diante do ) sai de sua primeira temporada na MLS com o gosto amargo de que poderia ter ido mais longe. A falta de criatividade no ataque do segundo time menos goleador da liga, aliada a uma defesa que expõe demais Brad Stuver, goleiro com maior média de defesas por jogo (4,2), tornou o técnico Josh Wolff o alvo preferido da torcida nessa reta final.

Como uma última oportunidade de agradar os torcedores em 2021, o Austin (13º no Oeste) encara nas próximas semanas os dois rivais do estado. Tenta a revanche diante Houston Dynamo no dia 24/10, e visita o FC Dallas no dia 30/10.

brad stuver austin fc
(Foto: Reprodução/Redes Social Brad Stuver)

Mas a eliminação não foi exclusividade da equipe novata. O membro-fundador da liga, FC Dallas, também viu sua temporada terminar de maneira precoce, em uma derrota amarga em casa para o Los Angeles FC por 3 a 2. Em um ano conturbado, marcado pela falta de resultados positivos (6-10-14) e pela troca de comando, a equipe nem mesmo ensaiou brigar pelos playoffs nesta edição da MLS. É hoje o vice lanterna do Oeste, à frente apenas de Austin. 

Após três anos de participações consecutivas na pós-temporada, incluindo semifinais de conferência em 2020, o time já começa a pensar em 2022 com alguns problemas sérios a serem resolvidos. A principal urgência é no comando técnico: após a demissão de Luchi Gonzalez em setembro, quem comanda o time como interino é Marco Ferruzzi, ex-diretor de futebol da franquia. 

O golpe mais duro da temporada, porém, talvez tenha sido o pedido de Ricardo Pepi para deixar o clube. Sensação pelo Dallas e pela seleção dos Estados Unidos, o jovem jogador de 18 anos formado no clube foi o artilheiro da equipe com 13 gols e foi também o ponto alto do FC Dallas em 2021. “El Tren”, Pepi foi eleito o melhor jogador sub-23 desta edição da MLS.

Mesmo sem brigar pela vaga entre os 7 primeiros, o Dallas pode influenciar na disputa pelos playoffs: encara o LA Galaxy (5º) no dia 23/10, (8º) em 27/10 e o San Jose Earthquakes (10º) no dia 07/11, além do clássico diante do Austin no próximo dia 30. 

MLS
(Foto: Reprodução/ Twitter FC Dallas)

Apesar de ser quem mais pontuou entre as três equipes do Texas, é difícil dizer que o Houston Dynamo (6-12-13) foi quem se deu melhor. Afinal, é mais um dos times que não brigaram pela classificação. Em 11º na Conferência Oeste, o time treinado por Tab Ramos chegou a ter um período com 16 jogos sem vitória na temporada. O fim da seca diante do novo rival Austin FC foi um dos únicos momentos de alegria para o torcedor que não vê o time bicampeão da MLS Cup alcançar os playoffs desde 2017.

Com dificuldades para converter as chances criadas lá na frente (média de 1,1 gols por jogo), a prioridade do time na offseason deve ser a busca por peças ofensivas que tornem a equipe mais competitiva para a próxima temporada.

Mesmo eliminado, o Dynamo ainda cumpre 3 compromissos em 2021: o clássico contra o Austin, o em casa no dia 31/10 e o CF Montreal, que fecha o ano do time no dia 03/11.  

MLS
(Foto: Reprodução/Twitter Houston Dynamo)

Autor: Gabriel Oliveira

(Capa: Reprodução/Site FC Dallas)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes