A fase decisiva da Liga MX começa no próximo dia 20 com a disputa das partidas de repescagem
Nesse sábado (20), se dará início a Liguilla, nome pelo qual são conhecidos os Playoffs no México. A primeira fase de mata-mata após a fase classificatória é uma repescagem envolvendo oito equipes, do quinto ao décimo segundo colocado. Nessa fase, o regulamento prevê disputa de jogo único na casa da equipe de melhor campanha. Aqueles que avançarem às quartas-de-final enfrentarão, em jogos de ida e volta, os quatro primeiros colocados da fase de classificação, que são: América, Atlas, León e Tigres, respectivamente.
A ordem dos confrontos é definida sempre com base na ordem de classificação, de forma que a melhor equipe sempre enfrenta a pior colocada dentre as que avançaram. Para ilustrar, digamos que o Pumas, 11º colocado, tenha sido o pior colocado dentre aqueles que passaram da repescagem, então necessariamente irão enfrentar o América nas quartas-de-final, já que as Águilas foram líderes do certame.
Quer saber um pouco mais sobre como serão os confrontos da fase de repescagem? Confira um prognóstico sobre as partidas a serem disputadas e a trajetória das equipes até aqui.
• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
SANTOS LAGUNA x ATLÉTICO SAN LUIS
O Santos é o atual vice-campeão mexicano e figurará entre as equipes mexicanas que disputarão a CONCACAF Champions League em 2022. É uma equipe que não conta com muitos investimentos, contudo possui excelente trabalho de scouting, revelação de jogadores e conta com o ótimo trabalho do treinador uruguaio Guillermo Almada.
O San Luis em meio a um turbilhão financeiro, esportivo e de gestão, conseguiu qualificar-se a Liguilla com uma série de contratações discretas e até mesmo inusitadas. Desde jogadores da segunda divisão mexicana, passando pela contratação de um centroavante argentino de ascendência eslovena, até um zagueiro brasileiro que atuava no futebol uruguaio, teve de tudo na formação do elenco Potosino. Tamanha confusão permitiu ao San Luis a classificação para a Liguilla, ainda que com extrema irregularidade.
Curiosamente, ambas equipes se enfrentaram na última rodada da fase classificatória e protagonizaram um 0 a 0. Na partida em questão, o Santos foi largamente superior e o San Luis segurou um empate que o classificou para esta fase. O roteiro da nova partida não deverá ser diferente, o Santos é uma equipe que em seus domínios costuma imprimir um ritmo de jogo muito intenso, utilizando-se de um jogo propositivo aliado a muita velocidade. O San Luis entrará de azarão e confia principalmente no talento do jovem atacante argentino Germán Berterame, um dos destaques deste torneio Apertura. A peleja ocorrerá no sábado (20) às 22h00, horário de Brasília.
TOLUCA x PUMAS
O Toluca possui ótimos nomes no ataque, como o veterano meio-campista Sambueza, porém uma defesa extremamente vulnerável. Os Diablos Rojos passaram a maior parte do torneio brigando pela vice-liderança, no entanto tiveram uma queda abrupta de rendimento e terminaram na sexta colocação. Os comandados do treinador e ex-jogador do clube, Hernán Cristante, somam uma incrível sequência de oito jogos sem vencer, sendo metade destes em casa.
Representante de uma das maiores universidades da América Latina, o Club Universidad Nacional, mais conhecido como Pumas UNAM, vive mergulhado em problemas financeiros e protagonizou um torneio extremamente irregular, o que lhe conferiu a 11ª colocação. Apesar de parecer ruim um clube gigante em situação tão caótica, o Pumas vem de uma virada heróica diante do rival Cruz Azul para garantir a classificação. Cabe ressaltar que foi sob o comando do treinador Andrés Lillini que os felinos alcançaram o vice-campeonato do Apertura passado.
Um duelo de notáveis equipes mexicanas, mas que já há algum tempo vivem do passado de glórias. Tanto Pumas como Toluca acumulam uma seca de mais de 10 anos sem títulos nacionais. Em campo, o Toluca tem a vantagem de jogar em casa, mas é notório como o Pumas vem numa fase muito melhor, não apenas pela vitória sobre o Cruz Azul, como pela sequência de poucas derrotas nos últimos jogos. A partida ocorrerá no domingo (21) às 20h00, horário de Brasília.
PUEBLA x CHIVAS GUADALAJARA
O simpático Puebla, que tem algumas conquistas nacionais e internacionais no currículo, tem retornado a um ótimo nível competitivo no futebol mexicano. Com um dos melhores scouting do continente e o ótimo trabalho do peruano Nicolás Larcamón, os Camoteros estão classificados pela terceira vez consecutiva ao mata-mata, algo inédito na história do clube, e querem ir longe. O grande jogador é sem dúvidas o meia Christian Tabó, mas destacam-se também os jovens Israel Reyes e Maxi Araujo.
O que dizer de Las Chivas? Donos de inúmeros títulos e da maior torcida do país, o Rebaño Sagrado vive um momento de ostracismo e por vezes nem à Liguilla vai. Desta vez está classificado, mas conta com um clima tenso pela possibilidade de mais uma eliminação, e além de tudo “sem técnico”, isso porque quem tem comandado a equipe é o auxiliar Michel Leaño. Um clube confuso e em crise, mas que mesmo fora de casa contará com muita torcida e tem um grupo de jogadores qualificado.
Um duelo equilibrado e onde o mando de campo faz menos diferença do que o normal. O Puebla tem ligeira vantagem pela organização da equipe e claro por não carregar o peso que o Chivas sempre tem carregado quando entra em campo. O jogo ocorrerá na madrugada do dia 20 para o dia 21, às 00h00, horário de Brasília.
CRUZ AZUL x MONTERREY
Os atuais campeões mexicanos vivem um momento de baixa. Muitos jogadores atuando abaixo do que poderiam, técnico Juan Reynoso contestado, uma pífia oitava colocação e uma derrota recente e dolorida para o rival Pumas. La Máquina necessita que os nomes de peso de seu elenco como Jonathan “Cabecita” Rodríguez e Luis Romo chamem a responsabilidade e iniciem a trajetória rumo ao décimo título Cementero.
Los Rayados de Monterrey também fizeram campanha extremamente aquém do esperado, porém venceram recentemente a Concachampions e possuem crédito com a torcida. Um dos elencos mais estrelados do México vem de seis jogos sem vencer pela liga e terá tarefa duríssima pela frente. Apesar de tudo, vale lembrar que os comandados de Javier Aguirre eliminaram o Cruz Azul da Concachampions nas semifinais com um placar elástico em pleno estádio Azteca.
Um confronto de elencos poderosíssimos mas em baixa, essa é a definição do jogo que sem dúvidas é o de mais difícil previsão. Cruz Azul joga em casa mas o Monterrey tem se sentido muito confortável no estádio Azteca nos últimos tempos, inclusive conquistando títulos nacionais e internacionais. Certeza apenas que será um grande jogo e apenas um desses poderosos chegará às quartas-de-final. O aguardado embate será no domingo às 22h15, horário de Brasília e com transmissão da Rádio Território MLS.
(Capa: Reprodução/Getty Images)