Após 17 anos de carreira, Chris Wondolowski fez seu último jogo como profissional na rodada decisiva da MLS
Em meio às disputas frenéticas da última rodada da Major League Soccer, na noite de domingo (7), havia um jogo que não decidiria nada de relevante na tabela de classificação da Conferência Oeste. O San Jose Earthquakes recebeu o FC Dallas no PayPal Park, com ambas as equipes já eliminadas do mata-mata ficando no empate em 1 a 1, porém isso não tirou as atenções da Califórnia, afinal, Chris Wondolowski, maior artilheiro da história da liga, fez sua derradeira apresentação como jogador profissional e anunciou aposentadoria.
MVP em 2012, artilheiro do campeonato duas vezes (2010 e 2012), eleito para os 11 ideias três vezes (2010, 2011, 2012), Wondolowski tinha previsto a sua retirada dos campos de futebol em 2020, mas devido à pandemia e os estádios sem público, o artilheiro decidiu postergar esta decisão para o final da temporada 2021.
“Eu queria fazer isso na frente dos fãs em vez de um monte de câmeras”, disse Wondolowski após o jogo para sua torcida. “Eu queria fazer isso na sua frente porque vocês estão lá desde o primeiro dia. Esta é a última corrida. Eu disse a mim mesmo que choraria e sabia que as lágrimas estariam vindo, mas obrigado. Não tenho como agradecer a vocês. Começa com meus companheiros e literalmente a liga. Esses caras estiveram lá, no vestiário, nos treinos e nas batalhas. Tenho que agradecer à minha família e a todos aqui. Há mais pessoas do que posso contar, mamãe, papai. Tenho minha esposa, duas filhas e uma pequena a caminho”, comunicou de forma emocionada o centroavante.
"I knew the tears would be coming." 😭
Chris Wondolowski announces his retirement. pic.twitter.com/J3ZRv8VOvr
— Major League Soccer (@MLS) November 8, 2021
Além dos números individuais, Wondolowski também tem uma sala de troféus invejável. O agora ex-jogador, já venceu a MLS Cup duas vezes com o Houston Dynamo, nas temporadas de 2006 e 2007. Pelo San Jose Earthquakes, clube em que mais partidas atuou e onde começou sua trajetória, é o maior artilheiro da franquia, e por lá ”Wondo” levantou dois prêmios de Supporters’ Shield, troféu que é dado ao time de melhor campanha na temporada regular.
No geral, em seus 17 anos de carreira em todas as competições, Wondolowski atuou em 401 partidas pelos Quakes, marcando 176 gols e dando 39 assistências. No Houston, entrou em campo 47 vezes, marcou cinco vezes e deu quatro assistências. Com 174 gols na MLS, é o maior artilheiro da história do campeonato.
He proved everyone wrong.
He captured the hearts of so many.
There will never be another.
Chris Wondolowski. Thank you.#WondoForever ∞ pic.twitter.com/gGMAEGECX6
— San Jose Earthquakes (@SJEarthquakes) November 8, 2021
Pela Seleção Norte-americana, Wondolowski também teve notoriedade e ganhou a Copa Ouro de 2013, além de ter disputado a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Na atual temporada pelo San Jose Earthquakes, jogou 32 partidas, das quais nove começou como titular e marcou cinco gols.
De quebra, em seu jogo de despedida, Wondolowski ainda marcou o único gol da equipe californiana contra o Dallas, após bela jogada pela esquerda e finalização com capricho dentro da área.
• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
We're gunna cry. pic.twitter.com/bUdUFlYN0j
— San Jose Earthquakes (@SJEarthquakes) November 8, 2021
(Capa: Reprodução/Twitter San Jose Earthquakes)