Brasileiros estão nas melhores universidades dos Estados Unidos lutando pelo título de campeão do NCAA College Soccer em 2021
Foi dada a largada para os playoffs nacionais do College Soccer da NCAA Division 1, a elite do futebol universitário nos Estados Unidos. Atual campeã, a Universidade Marshall está novamente na briga pelo título, assim como as principais forças do esporte.
Confira o resumo dos jogos da quinta-feira (18) e a prévia dos próximos jogos envolvendo brasileiros.
Virginia Tech 2×1 Campbell
A partida aconteceu na casa da Virginia Tech, devido ao maior rankeamento da equipe em comparação à Campbell. O único Brasileiro na partida foi o Welnilton Júnior, zagueiro e capitão da Virgina Tech, e foi um dos principais nomes da partida.
Júnior tinha a missão de segurar o forte ataque da Campbell, atualmente o 2o melhor ataque da NCAA com média de 2,7 gols por partida. A equipe da Campbell é composta em sua maioria por jogadores internacionais, com muitos Europeus (inclusive um dos destaque era atleta da seleção sub-17 da França).
A Virginia Tech manteve o seu padrão de jogo, jogando compacta na defesa e saindo rapidamente em contra ataques pelas pontas. Jogo que casou muito bem com a orientação ofensiva da Campbell, que teve maior posse de bola durante toda a partida. E no 1o tempo, em uma dessas jogadas, a VT saiu em velocidade pela ponta esquerda e abriu o placar.
No início do segundo tempo, Campbell pressionou e conseguiu o empate. A partida foi tomando rumos de uma pressão da Campbell, mas poucos minutos depois, em outra escapada pela ponta esquerda, a VT conseguiu marcar o gol da vitória, fechando a partida em 2-1 e classificação para o Round 2 do NCAA Tournament.
A VT agora tem clássico regional no Domingo, onde vai enfrentar a forte West Virgina University, que conta com o Brasileiro Gabriel Cabral na comissão técnica.
Louisville 0x1 Bowling Green
A Louisville enfrentou a Bowling Green em seu belo estádio, buscando a classificação para o Round 2 do NCAA Tournament. A equipe conta com o Brasileiro Pedro Fonseca, #10 e capitão dos Cards. O carioca, que passou pela categoria de base do Fluminense, tem sido o maior destaque da Louisville nessa temporada.
Mesmo jogando em casa e com o Pedro sendo sempre perigoso pela ponta direita, quem abriu o placar foi Bowling Green ainda no primeiro tempo, em um contra ataque com infiltração no meio da defesa dos Cards.
No segundo tempo, a Louisville teve ainda duas chances claras de empatar a partida. A principal delas aos 81 minutos com belo passe em profundidade de Pedro Fonseca para o atacante de sua equipe, que saiu cara a cara com o goleiro mas tirou demais a bola, que saiu à esquerda do gol.
Com a derrota por 1-0 chegou ao final a Season da Louisville, mas o Pedro ainda continua focado visando novos desafios como o Draft e uma possível transição para o Profissional.
Denver 1×0 Grand Canyon
A University of Denver, do Brasleiro Lucas Russo (#2), viajou para enfrentar a forte GCU fora de casa. A GCU é considerada nos EUA como a universidade com os fãs mais apoiadores no Soccer, e a Denver teve que enfrentar isso também.
Com um golaço de fora da área aos 24 minutos do primeiro tempo, a Denver conseguiu a vantagem que queria para conseguir segurar o resultado até o final.
A partida seguiu com o resultado intacto até o apito final. Com a classificação pro Round 2 do NCAA Tournament, a Denver tem outra pedreira para enfrentar fora de casa: a fortíssima Clemson!
Marist 0x2 Providence
Em confronto que iria decidir qual equipe iria se classificar para enfrentar a atual campeã nacional (Marshall), a Marist dos brasileiros Henrique Cruz (#3) e Bernardo (#5) enfrentou a Providence fora de casa.
A Providence utilizou do fator casa a seu favor e foi dominante durante os 90 minutos, finalizando a partida com 16 vezes contra seis da Marist.
Ainda no primeiro tempo, a Providence abriu o placar com um gol de cabeça. E aos 66 minutos, fechou o placar da partida, 2-0 e classificação para o Round 2 do NCAA Tournament.
A equipe agora enfrenta a Marshall, em promessa de jogão.
Round 2 – Jogos com Brasileiros
Mesmo com apenas Virginia Tech e Denver classificando, outras equipes com Brasileiros já estavam previamente classificadas para o Round 2 do NCAA Tournament por campanhas melhores no ranqueamento.
No Round 2 teremos os seguintes confrontos com Brasileiros em campo:
New Hampshire (BR) x North Carolina
Marshall (BR) x Providence
Kentucky (BR) x Santa Clara
Virginia Tech (BR) x West Virginia
Pitt (BR) x NIU
Denver (BR) x Clemson
*Alguns jogos terão transmissão do canal Team Brazucas no YouTube. Inscreva-se!
Por Marcelo Botelho (Team Brazucas)