Apesar de ficar de fora dos playoffs da MLS 2021, o CF Montreal conseguiu conquistar a Copa do Canadá sobre o rival Toronto FC e terminou a temporada com título
Neste domingo (21), CF Montreal e Toronto FC disputaram a final da Copa do Canadá, partida que além da taça dava ao vencedor uma vaga na edição 2022 para a CONCACAF Champions League.
O CF Montreal levou a melhor sobre o Toronto vencendo a partida por 1 a 0, gol de Romel Quiotto, na parte final do segundo tempo.
A vitória trouxe um fim menos melancólico para a temporada do CF Montreal que ficou de fora dos playoffs da MLS na última rodada. Já a temporada do Toronto FC terminou de forma ainda mais decepcionante.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Com as duas equipes eliminadas de forma precoce na MLS, o jogo deste domingo valia bastante para as duas equipes, e a partida foi bastante disputada.
Aos 16′ minutos do primeiro tempo, o Toronto FC sofreu um duro golpe ao ver o craque Alejandro Pozuelo sair de campo após uma lesão. O jogo seguiu muito truncado fechando a primeira etapa com um 0 a 0 no placar.
No segundo tempo, a rede demorou a balançar, mas aos 72′ minutos da etapa final Romell Quioto marcou o gol que deu o 11º titulo canadense ao CF Montreal e o primeiro da equipe desde 2014. Wilfried Nancy creditou parte da conquista do título ao revés sofrido no Decision Day da MLS contra o Orlando City, quando o CF Montreal foi eliminado e perdeu a chance de disutar os playoffs da MLS:
“Precisamos de falhas como essa para melhorar” disse Nancy. “Tenho certeza de que vencemos este jogo porque também tivemos a oportunidade de jogar um jogo há duas semanas contra o Orlando e é por isso que administramos o jogo um pouco melhor,” analisou.
A vitória sob o rival Toronto FC foi o primeiro título de Nancy a frente do CF Montreal, na primeira temporada do técnico no comando da equipe. Apesar do ano oscilante na MLS, que culminou com uma não classificação aos playoffs, a vitória deste domingo coloca o clube como representante canadense na CONCACAF Champions League em 2022.
“Estou muito, muito orgulhoso, porque tentei incutir uma cultura de crescimento, mas também com o desejo de vencer” disse Nancy. “Sei que é um processo, mas hoje estou muito feliz porque vencemos e jogamos da maneira que quero ver meu time jogar.”
Se do lado do Montreal fica a festa pelo título, o Toronto termina a temporada de maneira extremamente melancólica. A equipe não passou nem perto de disputar uma vaga nos playoffs da MLS durante 2021 terminou o ano sofrendo um revés para o maior rival.
Edição e Revisão: Pedro Breganholi
(Capa: Reprodução/Site MLS)
Com a criação de Canadian Premier League, e o sucesso momentâneo da seleção canadense, tem alguma chance dos 3 times canadenses venderam as suas vagas da MLS para clubes dos EUA e jogar o campeonato local?
Nenhuma.
A única possibilidde disso acontecer seria se o clube da MLS falisse e reabrisse as portas na CPL, pq a questao financeira é muito inferior. Ou se a FIFA/CONCACAF obrigassem. Mas não vai acontecer.
Tanto que a liga canadense já anunciou um time em Vancouver para 2023.