Philadelphia Union passa pelo Nashville SC nos pênaltis e está na final da Conferência Leste

Publicado:

Com atuação destacada de Andre Blake nas cobranças das penalidades máximas e nenhum acerto pelos cobradores do , o está a duas vitórias da conquista da Cup

Depois de sair atrás no marcador, buscar o empate e disputar 120 minutos em campo mais uma vez nos playoffs da MLS, o Philadelphia Union garantiu a classificação inédita para a final da Conferência Leste ao bater o Nashville SC por 2 a 0 nas cobranças de penalidades máximas depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, neste domingo (28), no Subaru Park.

O Union agora espera a decisão entre que encara o NYCFC, na próxima terça-feira (30), para saber qual será o adversário na final do Leste, que acontecerá no domingo (5). Caso o Revolution avance, o Philadelphia terá que viajar até a Nova Inglaterra para encarar o melhor time da temporada regular. Se o NYCFC passar, o jogo acontecerá no Subaru Park.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

O JOGO

Dentro de casa e empurrado pelo seu torcedor, o Philadelphia Union começou a partida tentando pressionar o Nashville SC, que não conseguiu passar do meio do campo nos primeiros dez minutos. Com mais volume de jogo, os donos da casa tiveram quatro escanteios antes dos 15′, mas encontravam dificuldades para criar uma oportunidade mais perigosa contra a meta de Joe Willis. Já o Nashville acabava esbarrando nos erros de passe quando tentava avançar as suas linhas. Bem marcado, Hany Mukhtar pouco apareceu na metade inicial do primeiro tempo.

Entretanto, Aos 28′, a primeira grande oportunidade da etapa inicial foi do Nashville. Após um erro na transição para a defesa do Union, Miller ganhou de Kai Wagner e tocou para Mukhtar, sozinho, demorar para chutar e ter seu disparo travado por Jakob Glesnes.

O Philadelphia Union encontrava mais dificuldades para chegar ao ataque depois que o Nashville passou a se sentir mais confortável dentro do campo. Apenas aos 33′, os donos da casa chegaram próximo do gol de Willis. O volante Anibal Godoy derrubou Daniel Gázdag quase dentro da grande área. Na cobrança, Jamiro Monteiro asumiu a responsabilidade, mas acabou acertando a barreira. O primeiro gol da partida saiu aos 37′. o lateral-direito Eric Miller recebeu na intermediária e descolou um cruzamento primoroso para Mukhtar, completamente livre, desviar no canto esquerdo de Andre Blake e fazer 1 a 0 para o Nashville.

Depois de sofrer o gol, o Philadelphia Union retomou o controle do meio campo e alcançou o empate antes do encerramento do primeiro tempo. Depois da cobrança de escanteio de Jamiro Monteiro, Daniel Gázdag ficou com o próprio rebote e bateu de perna direita, sem chances para Joe Willis.

O segundo tempo começou com o mesmo panorama da etapa anterior. Apoioado por um Subaru Park lotado, o Philadelphia Union se lançava ao ataque, enquanto o Nashville buscava sair nos contra-ataques. Aos 52′, a tática dos visitantes quase deu certo no cruzamento que veio da esquerda e terminou afastado pela zaga dos donos da casa antes da finalização de CJ Sapong.  Três minutos depois, aos 55′, Dax McCarty bateu de dentro da área, mas Andre Blake conseguiu fazer a defesa.

Como só a vitória interessava para garantir a classificação à final da Conferência Leste, o técnico Jim Curtin optou por abrir o Philadelphia, sacando o lesionado Leon Flach para a entrada do atacante brasileiro Sérgio Santos. E foi com Santos que o Union teve a chance de virar o marcador. O brasileiro recebeu de Gázdag, livre na grande área, mas, por excesso de preciosismo, acabou errando a finalização.

Empurrado pelo seu torcedor, o Philadelphia Union dominava as ações do confronto, mas encontrava bastante dificuldade para furar o bloqueio defensivo do Nashville que, por sua vez, já não conseguia encaixar os contra-ataques. Aos 74′, Miller errou o recuo de bola e Sérgio Santos partiu em direção ao gol de Wilis com a bola dominada. Sozinho, o brasileiro arriscou de fora da área, mas o chute foi direto para a linha de fundo.

O Philadelphia Union até chegou a fazer 2 a 1, novamente com Gázdag, aproveitando a cobrança de escanteio de Kai Wagner, mas o árbitro Allen Chapman anulou o gol para reclamação geral da torcida do Union.

O jogo seguiu com a pressão dos donos da casa que partiam para o ataque na base da empolgação de seu torcedor. Bem postada atrás, a defesa do Nashville resistia bravamente, com Walker Zimmerman mostrando porquê é considerado o melhor zagueiro da MLS.

Depois de passar o segundo tempo recuado, o Nashville quase chegou ao gol da virada com uma ajuda do acaso, faltando poucos minutos para o final do tempo regulamentar. Randall Leal avançou pela esquerda, fez fila na defesa do Union e, na tentativa de cruzar, acabou acertando o travessão de Andre Blake. Já nos acréscimos, Sérgio Santos teve a chance de garantir a classificação do Philadelphia Union depois de receber de Alejandro Bedoya, mas seu desvio foi para a linha de fundo e a partida terminou em 1 a 1, forçando a prorrogação entre as duas equipes.

PRORROGAÇÃO

O técnico Gary Smith resolveu mexer em sua equipe no início da prorrogação, colocando o atacante Jhonder Cádiz no lugar do apagado CJ Sapong. E foi o Nashville que começou o tempo extra buscando mais o campo de ataque, principalmente pelo lado direito de seu setor ofensivo. Aos 93′, Mukhtar cobrou escanteio, a zaga do Union afastou. Na sobra, Lovitz acertou um belo chute à meia altura, desviado pela defesa dos donos da casa, mas que saiu pela a linha de fundo com bastante perigo.

O Philadelphia Union teve sua primeira chegada mais contundente na prorrogação aos 97′. Jamiro Monteiro driblou Leal próximo à linha de fundo, mas foi derrubado pelo adversário. Na cobrança da falta, Kai Wagner resolveu bater direto e a bola quase entrou no canto direito de Willis. Mostrando bastante disposição física, Wagner voltaria a empolgar o torcedor do Union depois de roubar a bola no meio de campo, avançar por toda extensão da lateral esquerda e bater em direção ao gol, assustando o goleiro adversário mais uma vez, aos 100′.

O jogo ganhava em emoção e o Nashville também levou perigo à meta de Andre Blake. Na troca de passes entre Hany Mukhtar e Randall Leal, aos 103′, o camisa 8 bateu cruzado, de dentro da área, mas Blake se jogou para evitar o segundo gol dos visitantes.

O segundo tempo da prorrogação começou com os dois treinadores buscando reoxigenar seus ataques. Jim Curtin sacou Kacper Przybylko e Jamiro Monteiro e colocou Cory Burke e Jack McGlynn. Já Gary Smith trocou Randall Leal e Dax McCarty para mandar à campo Alex Muyl e Brian Anunga, respectivamente. A primeira grande chance veio dos pés de Jhonder Cádiz, que, da entrada da área, bateu colocado buscando o canto esquerdo de Blake, mas sua finalização foi para fora, com muito perigo, aos 108′.

Aos 114′, Daniel Lovitz teve a chance de ampliar para o Nashville depois de receber belo passe de Hany Mukhtar. Sozinho, o lateral-esquerdo acabou errando a finalização de forma bisonha e desperdiçou a excelente chance para fazer o 2 a 1. Era lá e cá. Bastante franco, o jogo poderia ser decidido em qualquer instante. Aos 116′, Daniel Gázdag cobrou escanteio da esquerda de seu ataque, mas Sérgio Santos, novamente, não conseguiu empurrar parao fundo do gol de Wilis.

Sentindo a pressão do adversário, Gary Smith optou por revigorar sua defesa, sacando Eric Miller para a entrada de Jalil Anibaba na lateral-direita, mas a partida permaneceu empatada e a decisão foi para a cobrança das penalidades máximas.

Na cobrança das penalidades máximas, Hany Muktar e Godoy pararam em Andre Blake,Alex Muyl e Zimmerman mandaram para fora, enquanto Sérgio Santos desperdiçou para o Philadelphia Union, que acabou prevalencendo por 2 a 0 e está classificado para a final da Conferência Leste, depois dos acertos de Jack Elliott e Jack McGlynn.

 

Philadelphia Union – 1 (2)
Andre Blake; Alvas Powell (Nathan Harriel), Jack Elliott, Jakob Glesnes e Kai Wagner; Jose Martinez, Leon Flach (Sérgio Santos), Alejandro Bedoya; Dániel Gazdag e Jamiro Monteiro (Jack McGlynn); Kacper Przybylko (Cory Burke).
Téc: Jim Curtin

Nashville SC – 1 (0)
Joe Willis; Miller (Anibaba), Johnston, Zimmerman, Maher e Lovitz; Dax McCarty (Anunga), Leal (Alex Muyl) e Godoy; Hany Mukhtar e CJ Sapong (Cádiz).
Téc: Gary Smith

Gols: Mukthar (NAS), Gázdag (PHI) – Elliott e McGlynn nas penalidades (PHI)
Cartões Amarelo: Leal (NAS)
Cartões Vermelhos:
Público: 19.076 torcedores

(Capa: Reprodução/Twitter/Philadelphia Union)

@GdeGustavo83
@GdeGustavo83
Jornalista, moro nos Estados Unidos desde 2006. Gosto de viajar com a família, conhecer estádios e arenas. MLS é o futuro e eu posso provar!

Artigos Relacionados

Artigos Recentes