Chris Leitch será o general manager do San Jose Earthquakes, já ocupou outras funções no clube, inclusive atuando como jogador da equipe
O San Jose Earthquakes anunciou na última segunda-feira (08) que Chris Leitch passará a ocupar o cargo de General Manager da franquia, já assumindo a partir da data do anúncio oficial. Leitch é uma figura conhecida do Earthquakes, já que está no clube há 13 anos.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Chris Leitch chegou ao Quakes ainda como jogador em 2009 e ficou até 2011. No ano seguinte, Leitch retornou ao clube para assumir o cargo de diretor técnico no qual esteve até o presente ano, entretanto durante sua passagem como diretor também atuou como General Manager interino (2016) e treinador principal (2017).
“Eu não poderia estar mais animado com esta oportunidade”, disse Leitch. “Este clube é minha família desde 2009 e sou apaixonado pelo projeto que estamos realizando. Embora a temporada de 2021 não tenha terminado como queríamos, estamos entrando em uma importante offseason para reconstruir e colocar uma equipe competitiva em campo para os nossos fãs apoiarem“, finalizou o novo GM da equipe.
Logo após sua aposentadoria, ao fim da temporada de 2011, Leitch foi contratado como diretor técnico da Earthquakes Academy. Sob sua gestão, os Quakes assinaram com Tommy Thompson o primeiro contrato de Homegrown Player da história do clube em 2014.
Em agosto de 2016, Leitch assumiu a função de gerente geral interino após a saída de John Doyle. Durante seus quatro meses na função, Leitch foi o responsável por contratar Ian Russell como treinador principal do Reno 1868 FC, afiliado do time na USL Championshiop, além de assinar o contrato do zagueiro Nick Lima como um Homegrown Player.
Russell levaria Reno aos playoffs da USL Championship em cada uma de suas quatro temporadas, ganhando as honras de Co-Treinador do Ano em 2020, enquanto Nick Lima foi finalista do prêmio de Novato do Ano da MLS em 2017 e esteve presente em nove partidas pela Seleção dos Estados Unidos. Leitch também teve papel primordial na escola de Jackson Yueill no MLS SuperDraft de 2017. Ainda sobre sua trajetória, retornou à função de diretor técnico após a contratação de Jesse Fioranelli como General Maneger em janeiro de 2017.
“Estou emocionado em continuar trabalhando com Chris em sua nova função”, disse Jared Shawlee, diretor de operações do Earthquakes. “Nosso objetivo era encontrar um candidato com conhecimento significativo de MLS, um histórico de desenvolvimento de jogadores e uso criterioso de dados para tomar decisões informadas. Além de preencher todos os requisitos, Chris tem sido um líder comprovado em nosso clube em uma variedade de funções nos últimos 13 anos“, completou o diretor.
(Capa: Reprodução/Site San Jose Earthquakes)