A Liga MX, como é conhecido o campeonato mexicano, teve definida a final do Apertura que será disputada nos dias 9 e 12 de dezembro.
O torneio Grita México A21, nome promocional do Apertura da Liga MX neste ano, conheceu no último dia cinco os seus finalistas. León/MEX e Atlas/MEX batalharão pelo título da 105ª edição da história da Liga. La Fiera, como é conhecida a equipe do León possui oito títulos, sendo um deles bem recente, o Apertura 2020. Os Zorros, apelido do Atlas, levantaram essa taça apenas uma vez e isso ocorreu no longínquo ano de 1951.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O CAMINHO DO ATLAS ATÉ A FINAL
O Atlas demonstrou ser um time sólido mesmo com um grupo formado em grande parte por jovens e nomes menos badalados. O clube desempenhou uma campanha histórica na fase de classificação, conseguindo a segunda colocação, estando atrás apenas do líder América/MEX.
A segunda colocação lhe rendeu classificação direta às quartas-de-final onde enfrentou o poderoso Monterrey. Não vimos um Atlas brilhante, mas sim extremamente competente e jogando com o regulamento debaixo do braço, afinal os Rojinegros jogavam pelo empate na soma dos placares por terem melhor campanha na fase de classificação e lograram êxito com essa estratégia. Ainda que com alguns sustos, o Atlas conseguiu dois empates e avançou para as semifinais, feito que não obtinha desde 2004.
Nas semifinais, o rival era o gigante Pumas/MEX, mesmo rival daquela fatídica semifinal em 2004. Porém, esse Pumas dos tempos atuais já é uma equipe bem menos qualificada que os Felinos de outrora, que inclusive foram campeões do Apertura 2004. O Atlas entrava como favorito e venceu o primeiro jogo por 1-0 na casa do Pumas, em pleno Estádio Olímpico Universitário, com um belíssimo gol de um de seus pilares: O centroavante argentino Julio Furch.
O jogo de volta, disputado no último dia cinco, viu um estádio Jalisco lotado para incentivar os Zorros. Os donos da casa perderam muitos gols na primeira etapa e viram o Pumas marcar 1-0 no segundo tempo. Pelo regulamento, o Atlas novamente se classificou pelo empate na soma dos placares, porém novamente com mais sustos do que o necessário.
O CAMINHO DO LEÓN ATÉ A FINAL
Los Panzas Verdes, outro apelido pelo qual é conhecido o León, foram uma equipe que marcou e sofreu poucos gols na fase de classificação, alcançando o terceiro posto na tabela. Tem um elenco extremamente qualificado e sob as ordens do recém-chegado Ariel Holán já conseguiram chegar a final da Liga MX.
Classificados diretamente às quartas-de-final, o León tinha a difícil tarefa de bater o organizadíssimo time do Puebla/MEX. Foram derrotados no Estádio Cuathemóc, casa do Puebla, mas venceram no Nou Camp e avançaram às semifinais com dois gols do atacante equatoriano Ángel Mena.
Nas semis, o León enfrentou o Tigres/MEX, a equipe mais bem-sucedida do futebol mexicano nos últimos anos. No jogo de ida, o Tigres conseguiu uma espetacular virada nos minutos finais jogando em casa e venceu por 2-1. Parecia um roteiro épico, mas o León não permitiu o Tigres avançar a mais uma final – devolveram o placar de 2-1, novamente com dois gols de Mena e avançaram por terem melhor campanha na fase de classificação.
SOBRE A GRANDE DECISÃO
De um lado, o León, acostumado a finais e a participar dos grandes momentos do futebol mexicano, principalmente em tempos recentes. Do outro, o Atlas, tradicionalíssimo e entre aqueles com mais participações na Liga MX, porém com apenas um título da Liga, ocorrido há sete décadas. Ambas equipes demonstraram belos momentos e inconsistências durante sua campanha e esses momentos de turbulência apareceram principalmente durante a Liguilla.
Sobre o Atlas, vimos uma equipe organizada e bem postada defensivamente, capaz de levar muito perigo ao gol do adversário mas com falta de efetividade nas finalizações e uma certa dose de descontrole emocional. Já o León demonstrou ser uma equipe muito frágil quando atua fora de seus domínios e com alguns problemas de marcação e posicionamento, sobretudo no mata-mata.
A final que pode consagrar o nono título de liga do León, igualando-o ao Cruz Azul, ou o bicampeonato e fim de jejum do Atlas, ocorrerá em dois jogos. O primeiro deles será no Nou Camp, casa do León na próxima quinta-feira (9) e o segundo e decisivo duelo será no mítico estádio Jalisco no próximo domingo (12). Ambas as partidas terão transmissão da Rádio Território MLS no Youtube.
(Capa: Reprodução/ Getty Images)