Após a derrota do New England Revolution, muitos apontam o Philadelphia Union como o favorito ao título da MLS em 2021. Será mesmo que podemos acreditar neste favoritismo?
Na coluna de hoje, vamos analisar os pontos fortes do Union para a final da Conferência Leste, que acontecerá neste domingo (5), a partir das 17h no Subaru Park, casa do Union, contra o New York City FC. O Union tem sido considerado o favorito ao título por muitos e esse favoritismo tem um porquê.
O jogo vale vaga na grande decisão da MLS em 2021. O vencedor enfrentará Portland Timbers ou Real Salt Lake, que jogarão no sabádo (4) às 20h30, no Providence Park, casa dos Timbers. Vale lembrar que o Union tem a vantagem de jogar a decisão da MLS Cup 2021 em casa se passar pelo NYCFC.
FATOR CASA
Com a segunda melhor campanha da Conferência Leste, a equipe comandada por Jim Curtin teve 53% de aproveitamento em 37 jogos, com 54 pontos (14V-8D-12E). Jogar no Subaru Park foi essencial ao campeão da Supporters’ Shield de 2020. Em 17 jogos em casa, foram 11 vitórias, três empates e três derrotas.
Como visitante, o time sofreu para pontuar, com apenas três vitórias, cinco empates e nove derrotas. O charmoso Subaru Park acomoda aproximadamente 20 mil pessoas e deverá estar lotado no domingo (5). Se estiver pela região, ingressos estão disponíveis em revendas oficias a partir de $145 dólares.
Fonte: Twitter @PhilaUnion
ENTROSAMENTO
Quando analisamos os rankings por equipe, não vemos o Union liderando em absolutamente nenhuma categoria. Foi o 13º em Gols Pró (48), o 4º melhor em Gols Contra (35), o 13º em Assistências (45), o 17º em tentativas de gol e teve 48% de posse de bola na média durante a temporada regular.
O Union encontra sua força no conjunto e no entrosamento do seu elenco. Do time titular que provavelmente entrará em campo no domingo, apenas o lateral direito Alvas Powell não fazia parte do elenco no ano passado. O ataque com Daniel Gazdag, Paxten Aaronson, Kacper Przybylko e Sérgio Santos está juntos há duas temporadas.
Seis jogadores estiveram presentes em pelo menos 32 das 34 partidas da temporada regular. São eles os defensores Jakob Glesnes (34), Jack Elliot (33) e Kai Wagner (33), os meio campistas Leon Flach (34) e Alejandro Bedoya (32), e o atacante Przybylko (34). O time conta ainda com o experiente goleiro titular da seleção jamaicana Andre Blake, que está no time desde 2014.
Fonte: sportsmatik.com
TREINADOR
Jim Curtin é o treinador do Philadelphia Union desde 2014. Só isso já seria o suficiente para reforçar o entrosamento da equipe, mas vamos lembrar rapidamente da sua história com o time e, principalmente com o estado da Pensilvânia. Nascido na cidade de Oreland, há pouco mais de 30 min de carro de distância do Subaru Park, jogou como zagueiro no High School e no College. Acabou fazendo sua carreira profissional no Chicago Fire (151 Jogos, 4 gols) ao ser draftado em 2001. Foi um bom defensor e foi selecionado ao MLS All-Star em 2004. Em 2010, Jim voltou “pra casa” e ajudou a construir a franquia Philadelphia Union. Trabalhou na base, virou auxiliar técnico em 2012 e técnico da equipe principal em 2014.
Jim conhece cada detalhe do clube, do elenco e levantou o caneco mais importante da história do Union no ano passado (Supporters’ Shield – o melhor time da temporada regular), além de levar o time a três vices da US Open Cup (2014, 2015 e 2018).
Ou seja, Jim conhece a MLS como poucos e busca a grande conquista da sua carreira. A oportunidade foi criada, ou melhor, conquistada!
Fonte: Twitter @phil_pro_sports (Jim Curtin)
Será mesmo o Philadelphia Union o favorito a conquistar a MLS Cup 2021? O Território MLS estará presente no Subaru Park neste domingo (5) para acompanhar de perto a história sendo escrita. O jogo também terá transmissão, em áudio, em nosso canal do YouTube.
*A coluna “Opinião TMLS” é de responsabilidade de seu autor e não necessariamente traduz a posição do portal “Território MLS”