A Major League Soccer tem se acostumado cada vez mais a projetar jovens jogadores para o futebol europeu. Confira alguns que podem seguir esse mesmo destino em 2022
Um dos rótulos que a Major League Soccer mais recebe é de ser uma liga que não revela, não projeta e não vende jovens jogadores pro futebol europeu. Todavia, essa tese tem cada vez mais caído por terra nos últimos anos.
Nomes como o de Brenden Aaronson, Mark McKenzie, Bryan Reynols, Gianluca Busio, Reggie Cannon, Caden Clark e Taylor Tessmann são exemplos de alguns jogadores que trocaram a Major League Soccer pelo Velho Continente nas últimas temporadas.
Já a sensação Ricardo Pepi, vendido pro Augsburg/ALE, Deryl Dike, que foi negociado com o West Bromwich/ING, Cole Bassett que jogará no Feyenoord/HOL, James Sands, novo reforço do Rangers/ESC e o mais recente, Kevin Paredes, que vai pro Wolfsburg/ALE, são os exemplos de que a MLS produz sim bons jogadores e os negocia com clubes europeus.
Pensando nisso, essa matéria traz algumas jovens promessas da Major League Soccer, que podem se destacar em 2022, e com isso deixarem os EUA rumo à Europa.
• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Paxten Aaronson
Aos 18 anos, Paxten Aaronson é a maior promessa do atual elenco do Philadelphia Union, equipe que se destaca pelo trabalho feito junto às categorias de base. Na temporada de 2021, Paxten, que joga como meia-ofensivo, atuou em 16 jogos, onde foi titular em seis deles, e balançou as redes em três oportunidades.
É provável que em 2022 o garoto ganhe ainda mais minutos no time titular, tendo ainda mais destaque. Caso isso aconteça, é bem provável que ele tenha o mesmo destino do zagueiro Mark McKenzie, e do seu irmão, Brenden Aaronson, que se destacaram no Philadelphia e hoje jogam por Genk/BEL e Red Bull Salzburg/AUT, respectivamente.
Jesús Ferreira
Com as recentes saídas do atacante Ricardo Pepi e do zagueiro Justin Che, Jesús Ferreira fica sendo o principal jogador jovem do FC Dallas. O time texano, que também tem um notável trabalho em suas categorias de base, está acostumado a negociar seus jovens com o futebol europeu, e Ferreira pode ser o próximo da lista.
O jogador de 21 anos atuou em 27 jogos na temporada de 2021, marcando oito gols e dando oito assistências. O atleta é versátil, podendo atuar como centroavante, segundo atacante, e também como um meia-ofensivo. Ferreira também tem experiência pela seleção de seu país, onde já atuou em cinco jogos e marcou dois gols.
Cade Cowell
O jogador do San José Earthquakes tem 18 anos, e é encarado como uma grande promessa do time californiano. Cade Cowell é versátil, podendo atuar tanto pelos lados do ataque como centralizado, de centroavante.
Em 2021, o atleta teve um bom início de temporada, mas seu desempenho caiu junto com o deu sua equipe. Ao todo, foram 33 jogos, onde foi titular em 14, marcando cinco gols e dando cinco assistências.
Com a aposentadoria do ídolo e artilheiro Chris Wondolowski, Cade Cowell pode ganhar mais tempo de jogo em 2022, se tornando a referência do ataque do San José. Caso tenha destaque, o jovem pode atrair olhares de clubes europeus.
Djorde Mihailovic
Aos 23 anos, Mihailovic é o jogador mais velho dessa lista. O meio-campista do CF Montréal foi um dos destaques do time canadense em 2021. Mesmo que o time não tenha atingido os playoffs, Mihailovic conseguiu apresentar um bom futebol .
O jogador foi titular em 32 dos 34 jogos na temporada, onde marcou quatro gols, e deu 16 assistências. Somente Carles Gil, do New England Revolution, que foi MVP da temporada, deu mais assistências que Mihailovic.
Consolidado como o principal meio-campista do Montréal, Mihailovic tem tudo pra continuar se destacando pelo time. Mesmo que não seja tão jovem quanto os outros citados, Mihailovic ainda tem idade para ser vendido ao futebol europeu. Talento pra isso o jogador já demonstrou que tem.
Julian Araújo
Aos 20 anos, Julian Araújo já teve seu nome ligado à rumores de transferências ao futebol europeu, mas nada se concretizou. O jogador é um dos principais atletas do Los Angeles Galaxy. Único nome estrangeiro dessa lista, Araújo recentemente trocou a seleção dos Estados Unidos pela do México.
Pelo Los Angeles Galaxy, Araújo atuou em 32 jogos na temporada de 2021, sendo titular em todos eles, e dando seis assistências. Tendo como principal qualidade a capacidade ofensiva, o jogador pode seguir o rumo de outros jogadores da posição, como Reggie Cannon, Bryan Reynols e Joe Scally, que se destacaram na MLS e foram pra Europa.
Estes são apenas alguns jogadores jovens que têm tido destaque na Major League Soccer, mas que podem num futuro não muito distante cruzar o oceano rumo ao futebol europeu. Vale à pena ficar de olho nas promessas da liga.
(Capa: Reprodução/Instagram Cade Cowell)