O atacante chega à MLS depois de se destacar na academia de formação da equipe
O Portland Timbers anunciou a contratação do jovem atacante Tega Ikoba na tarde desta terça-feira (11). Ele chegou à academia de formação do The Timbers após se destacar pelo futebol colegial quando defendeu a Universidade da Carolina do Norte, anotando seis gols e dando seis assistências em 19 partidas, recebendo inclusive o prêmio ACC All-Freshman Team. Atuou em sete partidas, sendo cinco como titular, no segundo time do clube de Portland, em 2020. O contrato do atleta formado nos Estados Unidos vai até 2024.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
“Estamos muito satisfeitos em anunciar a contratação de Tega e gostaríamos de agradecer a sua família por confiar em nosso clube e academia”, declarou em comunicado, Gavin Wilkinson, presidente e diretor geral do Portland Timbers.
“Tega passou um tempo considerável com a primeira equipe nos últimos dois anos e mostrou um crescimento contínuo ao longo dos anos. Seu conjunto de habilidades e atributos o tornam um jogador muito empolgante de assistir, e estamos ansiosos por seu amadurecimento como jogador”, complementou o ex-jogador e atualmente dirigente do The Timbers.
Tega Ikoba tem 1,80 metros e jogou tanto na Universidade da Carolina do Norte e no segundo time do Portland Timbers, o da academia de formação como centroavante na maioria das partidas, porém já atuou também como meia ofensivo. Ele já havia sido chamado para o time principal dos The Timbers para participar das pré-temporadas de 2020 na Costa Rica e 2021 no Arizona, quando inclusive balançou as redes do Phoenix Rising, no torneio da Visit Tucson Sup Cup.
“Ele traz uma dinâmica diferente ao nosso ataque e tem um enorme potencial como jovem jogador. Agradecemos o apoio da família de Tega para tornar isso possível e esperamos ajudá-lo a se desenvolver como um grande atacante”, disse Savarese
Tega tem origem nigeriana, mas é um jogador que teve o seu desenvolvimento feito nos Estados Unidos, ou seja, ele é um homegrown, fato que beneficia o Portland Timbers, já que ele é considerado um nativo e não um estrangeiro. Desde a estreia do Portland Timbers na Major League Soccer, em 2011, Ikoba é apenas o quarto atleta homegrown contratado. Antes dele, os jogadores formados nos EUA e que estiveram no grupo principal foram Hunter Sulte, Blake Bodily e Marco Farfan
Texto: Carlos Berbert
(Capa: Reprodução/Twitter Portland Timbers)