Após dois anos sem competição, a centésima sétima edição da copa nacional dos Estados Unidos estreia nesta terça-feira (23)
Após dois anos de hiato, a lendária Lamar Hunt U.S. Open Cup está de volta. Os 32 times da Divisão de Abertura, que é formada por equipes amadoras, além de clubes da NPSL e da USL League Two, ligas mais baixas na pirâmide de futebol dos Estados Unidos, retornam para a disputa de 16 jogos nesta terça e quarta (23). Todas as partidas serão transmitidas pelo canal oficial da Federação de Futebol Norte-americana no Youtube.
No começo de abril, os vencedores de cada confronto enfrentarão os participantes do grupo da Divisão 3, formado por equipes da USL League One, NISA e a MLS Next Pro.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Veja algumas curiosidades sobre a histórica competição:
Campeonato mais antigo nos Estados Unidos
Disputada desde 1914, a Open Cup é a competição de futebol mais antiga dos Estados Unidos e também o torneio anual mais antigo do país para esportes coletivos. Em seu primeiro ano, cerca de 8.000 pessoas pagaram 25 centavos cada para assistir o Brooklyn Field Club vencer o vizinho Brooklyn Celtic por 2 a 1 e levantar a Copa pela primeira vez.
Por mais de um século, a competição ocorria regularmente todo ano, mas devido às restrições da pandemia não houveram as edições de 2020 e 2021.
Mudanças de nome
Desde o início da sua criação até o início dos anos 1980, o torneio ficou conhecido como National Challenge Cup.
Em 1999, foi renomeada e dedicada a um dos fundadores da MLS e pioneiro do futebol americano, Lamar Hunt. A partir de então, tornou-se a Lamar Hunt US Open Cup.
17 anos depois, o FC Dallas, que pertence e é operado pelos filhos de Hunt, Clark e Dan, deu ao troféu uma espécie de volta para casa quando derrotou o New England Revolution por 4 a 2 na final do torneio disputada no Toyota Stadium em Frisco, Texas.
Vencedores de 17 Estados
Equipes de 17 estados diferentes conquistaram a US Open Cup ao longo desses anos. Nova York possui o maior número de títulos (26), seguido por Califórnia (15) e Pensilvânia (14).
O último Estado a ingressar na lista dos campeões foi a Geórgia, graças à conquista do Atlanta United na última edição, ocorrida em 2019.
Maiores campeões
Bethlehem Steel e Maccabi Los Angeles compartilham o direito de se gabar por terem a maior quantidade de títulos com cinco Open Cups cada, mas há um debate a ser feito sobre se os títulos do Fall River Marksmen também podem ser incluídos na lista.
O time de Massachusetts mudou seu nome e cidade natal para se tornar o New Bedford Whalers, em 1932, antes de ganhar o título daquele ano, que seria o quinto do clube.
Entre as franquias da MLS, Chicago Fire, Seattle Sounders e Sporting Kansas City estão todos à beira de igualar o recorde de mais taças na história da Open Cup (cinco).
Última zebra
Desde a criação da Major League Soccer, apenas uma vez, uma equipe da principal liga de futebol não se consagrou campeã da US Open Cup.
Em 1999, o Rochester New York Rhinos bateu quatro times da Major League Soccer para levantar a taça. Na final, o clube que atualmente se encontra na MLS Next Pro, superou o Colorado Rapids por 2 a 0, no Columbus Crew Stadium.
(Capa: Reprodução/Twitter Atlanta United)
Comentários estão fechados.