Sounders chegam a cinco jogos sem derrota. Mesmo com gol brasileiro, New York City perde a quarta em sequência
Em fase decisiva da CONCACAF Champions League, o Seattle Sounders recebeu o New York City FC no Lumen Field, nesta quarta-feira (7). Em boa partida diante da torcida, os donos da casa venceram o confronto por 3 a 1 e abriram vantagem na disputa pela vaga da final. Os gols do time de Seattle foram marcados por Albert Rusnák, Jordan Morris e Nicolás Lodeiro, de pênalti. O brasileiro Thiago Andrade foi quem marcou o único gol do New York City na partida.
Em momentos diferentes, Sounders e New York City deram continuidade à forma apresentada nas últimas partidas. Enquanto o time de Seattle chegou ao sexto jogo de invencibilidade, o time de New York perdeu a quarta partida em sequência. As duas equipes se reencontram no dia 13 de abril, no jogo de volta que acontece na Red Bull Arena, casa do rival New York Red Bulls.
Na outra chave se enfrentaram os mexicanos Pumas e Cruz Azul, com os felinos vencendo a partida de ida por 2 a 1 em casa.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
O sexto confronto entre as duas equipes na história prometia um jogo movimentado, e foi justamente o que entregou, começando com os times se conhecendo e aos poucos buscando os caminhos para atacar o adversário. Aos 9′ minutos houve a primeira finalização ao gol: em uma bola que sobrou após escanteio do New York City, Parks obrigou Frei a trabalhar encaixando a bola sem maiores riscos. No lance seguinte, um contra-ataque dos donos da casa deixou Ruidíaz em condição de finalizar em velocidade, mas quem defendeu foi o goleiro visitante, Sean Johnson, que espalmou para escanteio.
Porém aos 16′, os donos da casa encontrariam o caminho do gol. Em ótima jogada coletiva do Sounders pelo lado direito, a bola parou nos pés de Jordan Morris, que encontrou Rusnák livre de marcação. Bastou ao eslovaco chutar no canto baixo de Sean Johnson e abrir o placar, anotando seu primeiro gol pelo time de Seattle.
⚽ Albert Rusnák scored the opener at 16'.
#SCCL22 @SoundersFC 🟢 pic.twitter.com/aYRfR3nRYD— Concacaf Champions Cup (@TheChampions) April 7, 2022
Nos minutos seguintes após o gol, os Pigeons encontraram dificuldades em reagir com rapidez, encarando a pressão do time mandante. Mas aos 27′, o roteiro da partida mudaria em um contra-ataque dos visitantes: um cruzamento na área encontrou Valentin Castellanos, que cabeceou em direção à pequena área, a bola sobrou no alto e foi o brasileiro Thiago Andrade quem empurrou pra dentro na disputa de bola com Stefan Frei.
🗽 Thiago Andrade scores the second goal of the game to tie things up 1-1.
@NYCFC #SCCL22 pic.twitter.com/hGztyl86zQ
— Concacaf Champions Cup (@TheChampions) April 7, 2022
Com o placar igualado o time de Seattle voltou a pressionar e chegou a marcar aos 32′ com Jordan Morris, porém a jogada foi invalidada por um impedimento no lance. Apenas dois minutos depois, o mesmo Jordan Morris devolveria a vantagem ao Sounders com um belo chute cruzado após passe de Cristian Roldán. Com três gols na competição, Morris igualou a artilharia de Fredy Montero. A pressão continuou, e o peruano Raul Ruidíaz quase ampliou a vantagem aos 36′, em cabeçada do que parou nas mãos de Johnson. Antes do fim da primeira etapa, Lodeiro desperdiçou boa chance na entrada da área, em mais um lance que explicitou fragilidades na defesa do New York City.
🚀 @JmoSmooth13 puts this beauty in the back of the net, and the @SoundersFC retake lead.#SCCL22 pic.twitter.com/qHlReWbaGM
— Concacaf Champions Cup (@TheChampions) April 7, 2022
Em desvantagem, os Pigeons quase igualaram tudo novamente já no início do segundo tempo, aos 48′, quando Castellanos recebeu pelo alto e ficou cara a cara com Frei. O argentino, porém, não conseguiu dominar como desejava e a bola correu pela linha de fundo. No decorrer da segunda etapa, os visitantes voltaram a encontrar dificuldades em furar o bloqueio da equipe da casa, e mesmo finalizando, não levaram grande perigo à meta de Stefan Frei.
Com a vantagem no placar, o Sounders passou a atacar menos, ainda assim levou perigo quando Cristian Roldán finalizou por cima do travessão, após cruzamento de Ruidíaz aos 65′. No lance seguinte, em mais um ataque dos donos da casa, o árbitro Luis Santander foi ao VAR conferir lance faltoso de em Ruidíaz dentro da área, assinalando pênalti. Na cobrança, Lodeiro ampliou o marcador batendo no canto esquerdo de Johnson.
CAPTAIN NICOOOO 🎯
— Seattle Sounders FC (@SoundersFC) April 7, 2022
A reta final da partida ficou marcada pelo equilíbrio entre um Sounders que queria ampliar a vantagem e um New York City disposto a diminuir a mesma. Aos 74′, o New York City quase diminuiu a vantagem adversária quando a bola sobrou para Alfredo Morales na meia lua, não fosse a defesa de Frei no chute rasteiro do camisa 7. Minutos depois, aos 82′, Castellanos teria outra chance ao receber a bola em profundidade, porém o goleiro Frei se antecipou no lance e afastou o perigo. Aos 89′, o atacante argentino ainda tentaria marcar em uma falta de fora da área, que passou pelo lado direito do gol, nesta que seria a última chance de gol partida.
FICHA TÉCNICA
Seattle Sounders – 3
S. Frei; K. Rowe, Arreaga, Ragen, Alex Roldán; Albert Rusnák, João Paulo (Fredy Montero). J. Morris (Jimmy Medranda), Nicolás Lodeiro (Obed Vargas), Cristian Roldan; Raul Ruidíaz (Will Bruin)
Téc: Brian Schmetzer
New York City FC – 1
S. Johnson; M. Amundsen, Alexander Callens, Thiago Martins, T. Gray ; Alfredo Morales, Keaton Parks (Gedion Zelalem); Talles Magno, Thiago Andrade (Nicolás Acevedo), Santiago Rodríguez; Valentín Castellanos.
Téc: Ronny Deila
Gols: Albert Rusnák, Jordan Morris, Lodeiro (SEA); Thiago Andrade (NYCFC)
Cartões Amarelos: Arreaga (SEA); Alfredo Morales(NYCFC)
Cartões Vermelhos: Nenhum
(Capa: Reprodução/Twitter Seattle Sounders)