US Open Cup: Conheça o Union Omaha, clube pequeno que vem derrubando gigantes na Copa

Publicado:

Sensação da , Union Omaha vem varrendo a League One e pedindo passagem para ligas mairoes

union-omaha-usl-1-us-open-cup-2022
Union Omaha é a sensação da US Open Cup em 2022. (Twitter/Union Omaha)

A sensação do futebol dos Estados Unidos em 2022 já tem nome e endereço. Diretamente do estado de Nebraska, o Union Omaha Soccer Club já se firmou como uma das forças da , terceira divisão do país, e agora vem dando o ar da graça nacionalmente na disputa da US Open Cup.

Conhecido como “The Owls” (As corujas), o Omaha está nas quartas de final da US Open Cup, justamente na primeira vez que participa da copa em sua história. O caminho não foi fácil: O time  precisou passar por quatro eliminatórias e enfrentou adversários fortíssimos.

Primeiro, eliminou o Des Moine Menance, atual campeão da quarta divisão. Depois, deixou pelo caminho o grande Chicago Fire. Na fase de 32 avos, a vítimima foi o rival de divisão, Northern Colorado, antes de fazer história despachar o Minnesota United dentro do Allianz Field, em Minnesota.

Mas afinal, qual é a história do Union Omaha?

UM JOVEM CLUBE

Fundado em 1 de maio de 2019, o Union Omaha Soccer Club só debutou no futebol profissional no ano seguinte, em 2020, em meio a pandemia de COVID-19.

O clube foi criado para jogar a USL League One, inaugurada justamente no ano de 2019 e que corresponde a terceira divisão dos Estados Unidos, ao lado da NISA e da Next Pro.

CEO da Alliance Building Serviceos, Gary Green, empresário nascido em New York, 56 anos, é o dono e idealizador do projeto. Além do Omaha, Green também possuí três franquias nas ligas menores de Baseball: Richmond Flying Squirrels (ligado ao SF Giants), Omaha Storm Chasers (KC Royals) e Montgomery Biscuits (Tampa Bay Rays).

NOME E ESCUDO

O nome, o escudo e mascote foram todos pensados juntamente com a população da região de Omaha, até que o resultado final fosse encontrado. A coruja no escudo, que dá o apelido ao clube, é da espécie “Tiger Owl”, muito comum na região.

NASCIDO PARA VENCER

Desde que estreou, em 2020, o Union Omaha se colocou como uma das forças em sua liga. Em seu primeiro ano, terminou a temporada regular na segunda posição, com 29 pontos em 16 jogos, se garantindo assim na grande decisão da USL League One.

A decisão, que seria contra o Greenville Triumph, não aconteceu por um surto de COVID-19 nas equipes finalistas, e o time de Greenville acabou sendo declarado campeão por ter tido a melhor campanha da temporada regular.

Mordido e disposto a provar que não a temporda anterior não foi atípica por conta da COVID e nem sorte de principiante, o Union Omaha varreu a liga em 2021.

Foram 51 pontos em 28 jogos na temporada regular e o primeiro lugar garantido com seis pontos de frente para o Greenville, algoz do ano anterior.

Na semifinal, 6-1 contra o FC Tucson e o direito de, finalmente, enfrentar o Greenville Triumph na decisão. As corujas, então, não deram chance ao azar e liquidaram a final da USL League One por 3-0 diante de sua torcida, conquistando assim o primeiro título da história do clube em apenas dois anos de vida.

FUTURO PROMISSOR

Por tudo que construiu até aqui, o Omaha com certeza não é uma equipe que veio para fazer figuração nos Estados Unidos. A belíssima campanha na US Open Cup, eliminando times da poderosa MLS e conquistando uma vaga nas quartas de final, é prova disso.

Ainda não se sabe se o clube tem a ambição de, um dia, buscar uma vaga na ou até mesmo na MLS. O que sabemos é que, mesmo na terceira divisão, o Omaha veio para fazer história.

• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

 

Artigos Relacionados

Artigos Recentes