Opinião: Os cinco melhores brasileiros na MLS em maio

Publicado:

A sequência apertada de jogos em duas competições no mês de maio permitiu o destaque de vários brasileiros que atuam na principal liga dos Estados Unidos

Os dados para esse artigo foram obtidos no site fbref.com

Um dos temas mais recorrentes na resenha do mundo do futebol é debater quem é o melhor jogador de cada liga e também sonhar com o desempenho do jogador em uma competição alheia. No caso da Major League Soccer, é corriqueiro esperar até os playoffs para termos certeza de quem se destacou entre os melhores jogadores. Mas, com os jogadores fora das competições durante a parada para os jogos da FIFA, fica a oportunidade de avaliar os melhores brasileiros da liga neste agitado mês de maio que se passou.

Vale a pena destacar o aumento da presença de jogadores na MLS, que começaram a carreira de base no Brasil. A liga finalmente conta com a inclusão de diversos jogadores brasileiros, muitos titulares absolutos em suas equipes. O grupo agora representa quase 8% do plantel de atletas, número alto o suficiente para se solidificar como a terceira maior representação de estrangeiros da competição, atrás somente do Canada e da Argentina, que tem somente dois jogadores a mais registrados, segundo o relato do Transfermarkt.

https://twitter.com/LACelso_VOBG/status/1532105366338646016?s=20&t=s9yfbeGyRLz_rpOYYRddMA

Nos últimos anos, equipes como o NYCFC e o Orlando City tiveram que conciliar o declínio de suas super estrelas David Villa e Nani com a ascensão de seus novos jogadores brasileiros como Urso, Pato e Talles Magno, figuras que vieram para os Estados Unidos em diferentes estágios de suas respectivas carreiras. Isso também sem contar com atletas já com estrelato como no caso de Luiz Araujo, jogador mais valioso da liga para muitos analistas, com passagem pela Liga da França, optando então pela MLS e por deixar o cerco europeu.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

No total, são cerca de, 34 jogadores brasileiros em 2022 e a lista cresce a cada janela de transferência. Dos 34, e excluindo o goleiro Carlos Coronel (por ser o único representante brasileiro nas metas norte-americanas), foram 24 nomes avaliados nos setores ofensivos, de meio-campo e também na parte defensiva, muito importante para o sucesso das equipes hoje em dia.

Critério

Com esta fórmula, estes foram os cinco jogadores que mais se destacaram estatisticamente durante o mês de maio. O critério usado claro que dá prioridade a gols e assistências, e no caso de defensores, desarmes e interceptações de bola. A criação de chances também é remunerada, além da habilidade de progredir no campo. E, por fim, vale a pena destacar os jogadores que atuaram em uma porcentagem maior de seus minutos e não foram substituídos. Tudo conta um pouco para o sucesso do atleta e também de sua equipe.

 

1. Talles Magno

Melhores Brasileiros
(Reprodução/Instagram Talles Magno)

Acho justo dizer que Talles Magno se consolidou como o atual melhor brasileiro da MLS em 2022. Isso tudo apesar de outros badalados nomes no ataque do NYCFC e a presença de um reserva de luxo como Heber, sem contar com o recém-chegado Gabriel Pereira que se juntou ao grupo recentemente. Mesmo depois da conquista do título do ano passado, com gol importante de Talles na semifinal, seu sucesso ainda era duvidado por muitos e o preço pago ao Vasco da Gama pelo jogador se tornou motivo de preocupação entre os torcedores da equipe.  Após esta temporada, a narrativa mudou completamente para Talles. É impossível não colocar o atacante como o número 1 nesta lista. Em seis partidas disputadas durante o mês, o jogador anotou um gol e uma assistência, além de criar quatro chances de gol, e inúmeras chances de finalização, outra estatística importante que o destaca a parte no sucesso ofensivo de seus companheiros: ao todo foram 23 criações de chutes, uma média de quase 4 por partida disputada. Vale a pena lembrar que o jogador também é destaque na parte defensiva, um dos melhores jogadores ofensivos para interceptar passes quando faz a pressão da saída de bola. Talles faz um pouco de tudo e no momento, faz quase tudo muito bem.

2. Gregore

Melhores Brasileiros

(Capa Reprodução / Twitter )

Desde que chegou a , o jogador Gregore se tornou peça chave no meio-campo do Miami encarando os 90 minutos durante todas as partidas que disputou em Maio, só perdendo um dos cinco jogos que jogou. Quando você é um jogador do calibre dele, você tem padrões diferentes de todos os outros e isso não tem diferido para o ex-jogador do Bahia, que faz sua segunda temporada pelo clube da Flórida, ainda buscando uma posição mais comoda na tabela. Com o compatriota Jean Mota fazendo a dupla de meio campistas do técnico Phil Neville e o volante tocando na bola cerca de 70 vezes em média durante os 90 minutos de jogo, Gregore é referência absoluta da equipe e na parte defensiva esse também é o caso. Na sequência de jogos analisados, ele vêm desarmando o adversário em uma média absurda de 9,8 desarmes por jogo e bloqueando diversos chutes a gol. O segundo colocado neste quesito é o experiente Artur, um dos primeiros jogadores a chegar do Brasil para jogar aqui com cinco desarmes por jogo, quase a metade da marca de Gregore. Se o Miami vai dar a reviravolta como muitos desejam, isso começará com a presença no meio-campo de Gregore e Mota e este mês foi prova disso para a equipe de David Beckham.

3. Luiz Araújo

Melhores Brasileiros
(Twitter/Atlanta United)

Após sair lesionado em seu primeiro jogo em Atlanta por seu novo clube, Luiz finalmente voltou ao campo no mês passado com regularidade e começou a demonstrar a todos o talento que se esperava do ex jogador do Lille da Franca. Ele também finalmente marcou outro gol em casa no empate contra o New England Revolution por 2 a 2. Os resultados ainda podem não estar vindo, mas ao menos o jogador parece bem confiante, não sendo substituído e tendo uma assistência registrada nas cinco jornadas que jogou em maio e também sendo o brasileiro com a média mais alta de chutes a gol: foram mais de quatro por partida neste período, dez contra o Revolution.

O jogador sabe que tem que marcar gols para sua equipe, já que tem várias baixas no setor defensivo, tendo concedido dois gols nas três ultimas partidas do Atlanta United. Araújo é responsável também pela criação, tocando na bola cerca de 60 vezes por jogo disputado e avançando sua equipe com dezesseis conduzidas progressivas ao ataque, a quarta melhor marca entre os brasileiros analisados e ainda é o atleta que mais cruza bolas na área entre todos os nomes analisados.

4. Jean Mota

Melhores Brasileiros
(Foto: Reprodução/Twitter Santos FC)

Como no caso de Gregore, acima, a boa fase do Miami conta com o sucesso de Jean, ex-Santos. Mesmo na eliminação da equipe para o Orlando City na US Open Cup, o meia foi o protagonista, marcando o gol da equipe. A partida terminou em 1 a 1 após a prorrogação, e o Miami eliminado de contenção do torneio. Na liga, Jean Mota jogou quase 80 minutos por jogo e registrou uma assistência para um gol de um companheiro. O meia lidera todos os brasileiros com sua habilidade de progredir com a bola em seus pés, permitindo melhor movimentação dos atacantes de sua equipe. Seu número é acionado com frequência por seus companheiros: somente Matheus Rossetto, do Atlanta United e Nathan Cardoso, do , tocam na bola com mais frequência, quase 0.8 vez por minuto entre os brasileiros analisados.

 

5. Luquinhas

Luquinhas
Luquinhas em ação pelo . (Reprodução/Twitter/New York Red Bulls)

Pergunte a qualquer torcedor de futebol e a maioria vai dizer a você que se o que vale é bola na rede, então, Luquinhas, de imediato, deveria ser considerado o melhor jogador brasileiro do mês, marcando três deles durante os cinco jogos em que jogou em maio, dois na última rodada. E caso quantidade de gols não fosse suficiente, tem a qualidade deles também. Ambos gols contra o DC United foram pinturas e candidatos a gol da rodada da MLS. Entretanto, o técnico Gerhard Struber continua usando Luquinhas apenas cerca de 60 minutos de jogo. Sua eficiência também é clara, com só quatro chutes a gol, ele é dono da quarta melhor marca da competição entre os brasileiros. Na defesa, faz o seu papel e precisa que seu meio-campo abra espaços para brilhar. Se continuar essa ascensão, se tornara a referencia maior do ataque do RBNY e não imagino que Luquinhas vá parar de subir nesta lista. Com jogos contra o LAFC na MLS e o NYCFC na US Open Cup, fica a dúvida se Luquinhas vai continuar sua ascensão e desbancar Talles Magno com o Rei de Nova Iorque.

Veja a lista completa dos atletas analisados e as notas de cada um. Os 10 primeiros “passaram com nota 5”, os demais ainda deixam a desejar ou não estão sendo usados com frequência por seus clubes. Os resultados excluem os jogos da Open Cup por criar diferença no número de jogos e níveis de competição entre os times diferem muito às vezes, criando anomalias.

  1. Talles-Magno — 82.33 min / jogo,  1 Gol,  1 Assistência —  Nota:  9.48
  2. Gregore 90.00 min / jogo,  0/0 GA Nota: 8.99
  3. Luiz-Araujo 90.00 min / jogo, 1 /1 GA Nota:  8.22
  4. Jean-Mota 79.40 min / jogo, 0 /1 GA Nota: 7.78
  5. Luquinhas 62.40 min / jogo, 3 /0 GA Nota: 7.48
  6. Zeca 86.20 min / jogo, 0 /0 GA Nota: 7.47
  7. Nathan Cardoso 90.00 min / jogo, 1/ 0 GA Nota: 7.22
  8. Andre Shinyashiki 57.75 min / jogo,  2/ 0 GA Nota: 6.02
  9. Júnior Urso 71.75 min / jogo, 0 /1 GA Nota: 5.70
  10. Matheus Rossetto 75.75 min / jogo, 0 /0 GA Nota: 5.56
  11. Lucas Esteves 89.00 min / jogo, 1 /0 GA Nota: 4.97
  12. Ruan 89.00 min / jogo, 1/ 0 GA Nota: 4.91
  13. Douglas Costa 67.50 min / jogo, 1 /0 GA Nota: 4.44
  14. Sergio Santos Gomes min / jogo, 50.17 0 /0 GA Nota: 4.07
  15. Artur 88.50 min / jogo, 0/ 0 GA Nota: 3.85
  16. Gabriel Pereira 30.80 min / jogo, 1/ 0 GA Nota: 3.81
  17. Thiago Martins 90.00 min / jogo, 0 /0 GA Nota: 3.70
  18. Heber 32.00 min / jogo, 1/ 0 GA Nota: 2.87
  19. Nathan Fogaca 90.00 min / jogo, 0/ 0 GA Nota: 2.49
  20. Alexandre Pato 21.75 min / jogo, 0 /1 GA Nota: 2.45
  21. Brenner 26.50 min / jogo, 0/ 1 GA Nota: 2.43
  22. Max 20.60 min / jogo, 0 /0 GA Nota: 1.70
  23. Leo Chu 31.67 min / jogo, 0/ 0 GA Nota: 0.99
  24. Everton Luiz 26.50 min / jogo, 0/ 0 GA Nota: 0.93

(Capa: Reprodução/Twitter/)

@celsoliveira_
@celsoliveira_https://34.193.4.119/
Celso Oliveira é correspondente do Los Angeles FC, na Califórnia e atual líder do projeto Territorio MLS. Fotos e videos pelos campos da Major League Soccer

Artigos Relacionados

Artigos Recentes