Após sair invicta dos amistosos contra Marrocos e Uruguai, seleção estadunidense dá primeiro passo na competição continental
Nesta sexta-feira (10), às 23h (horário de Brasília), os Estados Unidos fazem sua estreia na CONCACAF Nations League contra a seleção de Granada no Q2 Stadium, localizado na cidade de Austin, Texas. Atuais campeões do torneio, os estadunidenses são amplos favoritos e chegam para o confronto ainda invictos neste período de jogos entre nações, vencendo a seleção de Marrocos e empatando contra o Uruguai. Já Granada faz seu terceiro jogo na competição e busca sua primeira vitória.
Este será apenas o quarto encontro entre USMNT e a seleção caribenha. Em todos os confrontos anteriores, os Estados Unidos se consagraram vencedores. No último jogo, realizado em 2009 pela Gold Culp, os ianques não tiveram piedade do rival e aplicaram uma goleada por 4 a 0. Robbie Rogers, Stuart Holden, Freddy Adu e Charlie Davies foram os autores dos gols.
ESTADOS UNIDOS
Apesar da especulação da imprensa local de que a US Soccer busca mais jogos preparatórios, o duelo desta sexta-feira é o último agendado em território norte-americano antes da Copa do Mundo do Catar, até o momento. Por isso, os jogadores almejam deixar uma impressão positiva para a torcida e aumentar a confiança para a realização de uma boa campanha no seu retorno ao mundial após ter ficado de fora na edição realizada na Rússia, em 2018.
Para maior parte dos jogadores, a competição é especial por se tratar de seus primeiros títulos conquistados pela seleção. “Este torneio nos ajudou muito a ganhar confiança e para o nosso grupo, ganhar este torneio pela primeira vez, foi muito importante. Ganhamos confiança de que podemos vencer copas e torneios. O mais importante para nós é defender nosso título e também seguir tentando melhorar para o Mundial”, disse o atacante do FC Dallas, Paul Arriola.
Para o jogo desta sexta-feira, o terceiro no estádio do Austin FC em menos de um ano, Gregg Berhalter não poderá contar com Giovanni Reyna, Miles Robinson, Djordje Mihailovic e Zack Steffen, cortados por lesão. O treinador deve mandar a mesma formação utlizada nos amistosos da última semana.
GRANADA
O país caribenho conquistou seu lugar no maior nível da CONCACAF Nations League ao vencer seu grupo no nível B da Liga das Nações da CONCACAF entre setembro e novembro de 2019, onde terminaram com 14 de 18 pontos possíveis à frente da Guiana Francesa, Belize e São Cristóvão e Nevis. Desde então, a seleção não teve muitos outros compromissos.
Na Copa Ouro de 2021, foi presa fácil e não conseguiu pontuar contra seleções mais fortes como Catar, Honduras e Panamá. Em 2022, nenhuma vitória em cinco jogos, dois destes por esta edição da Liga das Nações contra El Salvador; um empate por 2 a 2 e uma derrota por 3 a 1.
As esperança para a modesta seleção recai sobre jogadores que atuam justamente no território do rival. Embora não possua nenhum granadino na MLS, as divisões inferiores são repletas de jogadores do país. Na USL Championship, Benjamin Etienne e AJ Paterson são defensores do Charleston Battery, enquanto os meio-campistas Alexander McQueen e Shavon John-Brown jogam pelo Indy Eleven e El Paso Locomotive, respectivamente, além do atacante Kharlton Belmar, que atua pelo Colorado Springs Switchbacks. Os Spice Boys também apresentam um par de jogadores da USL League Two: o zagueiro Kwesi Paul, do Peachtree City, e o meio-campista Josh Gabriel, do Westchester Flames.
FICHA TÉCNICA
Estados Unidos
Johnson; Yedlin, Zimmerman, Long, Scally; McKennie, Adams, Musah; Weah, Ferreira, Pulisic
Téc.: Greg Berhalter
Granada
Belfon; Etienne, Harrack, Paterson, Sterling; Theodore, Charles, Frank, Berkeley-Agyepong, John-Brown; Charles
Téc.: Michael Findlay
ESTADOS UNIDOS X GRANADA
CONCACAF Nations League — 1ª rodada
Data: 10/6/2022 — 23h (BR)
Local: Q2 Stadium, Austin, Texas
Último confronto: Estados Unidos 4 x 0 Granada, 4 de julho de 2009
(Capa: Reprodução/ Twitter CONCACAF Nations League)