Jogando em casa, Reds não tomaram conhecimento do bleu-blanc-noir e está a um passo de seu nono título da competição
Nesta quarta-feira (22), o Toronto FC garantiu sua ida para a final da Canadian Championship após vencer com autoridade o CF Montréal por 4 a 0, no BMO Field. Atacante do TFC, Ayo Akinola foi o grande destaque da partida ao marcar dois tentos da goleada. Os espanhóis Jesús Jiménez e Alejandro Pozuelo também deixaram suas marcas.
O clube de Ontário aguarda o vencedor do confronto entre Vancouver Whitecaps e York United FC para saber quem será seu adversário na grande final da competição a ser disputada em julho, mas ainda sem data definida.
Neste sábado (25), as duas franquias voltam suas atenções para a Major League Soccer. Jogando em casa, Toronto e Montréal encaram Atlanta United e Charlotte FC, respectivamente.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
Em casa, o Toronto FC partiu para cima. Com a marcação alta, a equipe sufocou o CF Montréal em seu campo de defesa e quase abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Jayden Nelson aproveitou a saída de bola equivocada de Gabriele Corbo e mandou a bola na trave.
Após o lance, o jogo esfriou e o Montréal tomou controle da posse de bola, mas sem chegar em oportunidades de grande perigo ao gol defendido por Quentin Westberg.
Em boa parte do primeiro tempo, os dois times tiveram muitas dificuldades de finalizar ao gol adversário. Procurando tabelas rápidas, os mandantes pouco conseguiam fazer frente aos três zagueiros escalados por Wilfried Nancy. Já os visitantes tentavam principalmente pelo lado esquerdo com Koné e Quioto, mas falhavam no último passe.
Quando o jogo se encaminhava para um empate sem muitas emoções, aos 40′, Jiménez recebeu passe no meio de campo, carregou a bola até a meia-lua no meio da defesa do Montréal e fez enfiada de bola para Lucas Petrasso, que partia em velocidade. O lateral ítalo-canadense só precisou dar passe açucarado para Ayo Akinola, livre, colocar os Reds na frente.
Tic-tac-AYO ❌🅾️pic.twitter.com/mfiyey6TXf
— Toronto FC (@TorontoFC) June 23, 2022
A equipe de Québec sentiu o gol e os jogadores estiveram desorganizados no resto da primeira etapa. Muitos erros na saída de bola e na troca de passes que fizeram quase os adversários chegarem ao segundo gol. Jayden Nelson e Ayo Akinola tiveram boas chances de ampliar antes do intevalo.
Na etapa complementar, Nancy colocou em campo Ahmed Hamdi e Kei Kamara para tentar aumentar o volume de jogo e colocar mais jogadores para povoar a área dos donos da casa. Entretanto, a alteração não deu certo e o time ficou mais exposto sem conseguir ser mais efetivo ofensivamente. Aos 55′, Ayo Akinola ampliou após a zaga bléu-blanc-noir não conseguir cortar o passe de Alejandro Pozuelo.
Never in doubt 🤙pic.twitter.com/wUWBElleVt
— Toronto FC (@TorontoFC) June 23, 2022
Confortável com a vantagem, o Toronto recuou e passou a jogar no contra-ataque enquanto o Montréal partiu para o ataque, mas sem nenhuma inspiração. Os visitantes não conseguiam converter seus 60% em posse de bola em finalizações.
A situação do atual quinto colocado na Conferência Leste se tornou ainda pior, aos 75′, quando Jiménez aumentou a diferença após Pantemis espalmar a bola para cima e o atacante se aproveitar da falha de comunicação grotesca de Corbo e Camacho.
GOAL 🦉🦉🦉#TFClive are up 3-0 over #CFMTL in this #CanChamp semi-final, as Jesus Jimenez taps in off a corner kick to all but assure a spot in the final 🍴#CanChamp | 🔴 https://t.co/7JFAUhgjL6 pic.twitter.com/tOmSS3OYYX
— OneSoccer (@onesoccer) June 23, 2022
Três minutos depois, Pozuelo completou a festa. Jonathan Osório recebeu passe em profundidade e tocou para Nelson que ajeitou para o meia driblar o goleiro e mandar para o gol de cavadinha.
Poz securing the 4️⃣th
— Toronto FC (@TorontoFC) June 23, 2022
FICHA TÉCNICA
Toronto FC — 4
Westberg; Thompson (Marshall-Rutty), O’Neill, Salcedo, Petrasso (Shaffelburg); Bradley, Nelson (Perruzza), Priso (Osorio), Pozuelo; Jiménez, Akinola (Mavinga)
Téc.: Bob Bradley
CF Montréal — 0
Pantemis; Corbo, Camacho, Porkelsson; Choinière (Hamdi), Piette (Miljevic), Johnston, Bassong (Kamara), Koné; Kwizera, Quioto (Brault-Guillard)
Téc.: Wilfried Nancy
Gols: Jesus Jímenez, Alejandro Pozuelo e Ayo Akinola [2x] (TFC)
Cartões amarelos: Rudy Camacho, Joaquín Torres e Matko Miljevic (CFM)
(Capa: Reprodução/ Instagram Toronto FC)