A vitória confirma reação do time do Oeste do Canadá na Major League Soccer
Em partida isolada neste sábado (4), o Vancouver Whitecaps conseguiu um grande resultado ao bater o Real Salt Lake por 2 a 1, no BC Place. De pênalti, o escocês Ryan Gauld garantiu os três pontos para os mandantes nos minutos finais de jogo. Anteriormente, Ranko Veselinovic e Justin Meram haviam anotado os gols de Whitecaps e Salt Lake, respectivamente.
Após a vitória, os canadenses se aproximou da zona de classificação para os playoffs. Com 17 pontos, a franquia ultrapassou o Portland Timbers e o Seattle Sounders, seu próximo rival, pulou para a décima posição da Costa Oeste e está a um ponto do sétimo colocado, Houston Dynamo.
O Real Salt Lake perdeu a oportunidade de assumir a segunda posição da mesma Conferência e estacionou na terceira posição com 25 pontos conquistados em 15 jogos. O próximo compromisso dos Monarcas será contra o San Jose Earthquakes no dia 18 deste mês.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
Os trinta minutos iniciais foram sem emoções. Mesmo fora de casa, o Real Salt Lake tomou o controle da posse de bola, mas não conseguiu finalizar na meta defendida por Cropper. Apostando no contra-ataque, o Vancouver Whitecaps também encontrou dificuldades em criar chances de perigo ao gol adversário.
O panorama da partida só foi mudar aos 31′. Em cobrança de lateral, Jake Nerwinski arremessou a bola para dentro da área, Brian White venceu a dividida de cabeça e Ranko Veselinovic se antecipou a marcação para mandar a bola para o gol de MacMath.
Ranko scores in the 31st minute. His first goal of the season!
⏱ 31'
🌊 1-0 🧂#VWFC | #VANvRSL https://t.co/rXL1Sro8BI pic.twitter.com/hVHrjUuaXH— Vancouver Whitecaps FC (@WhitecapsFC) June 4, 2022
Apesar do gol, o cenário não se alterou no restante da primeira etapa e os mandantes foram para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar.
No segundo tempo, os Monarcas voltaram animados para campo e não demoraram para chegar ao gol de empate. Aos 52′, Sérgio Córdova recebeu cruzamento na área e cabeceou com força em direção à meta adversária, mas Cropper fez milagre e a defesa afastou, mas a bola voltou para a posse do Real Salt Lake que igualou o placar nos pés do experiente Justin Meram após receber cruzamento de Pablo Ruiz.
Justin Meram with the equalizer for @realsaltlake! pic.twitter.com/cK1DrydM23
— Major League Soccer (@MLS) June 5, 2022
O tento animou ainda mais o clube de Utah, que passou a dominar, completamente o rival e quase chegou a virada, aos 61′. O ex-jogador do Atlético Mineiro, Jefferson Savarino, carregou a bola até a meia-lua e chutou rasteiro no canto para boa defesa de Cropper. No rebote, Córdova teve a oportunidade de ouro para marcar, mas Cropper novamente se esticou para impedir.
Assistindo sua equipe ser engolida no meio-de-campo, Vanni Sartini promoveu diversas mudanças para revitalizar o setor. Em uma destas alterações, o ex-atleta do Grêmio, Caio Alexandre, foi para seu primeiro jogo nesta temporada, após lesão ainda na última edição da MLS.
As substituições deram resultado e os mandantes equilibraram as forças do jogo. Aos 82′, Tosain Ricketts até chegou a colocar os Caps novamente na frente, mas o gol foi anulado por impedimento.
Aos 83′, Pablo Mastroeni colocou o novato Diego Luna para fazer sua estreia pelos visitantes, mas a promessa pouco fez em seus primeiros minutos na Major League Soccer.
Quando o jogo se encaminhava para a igualdade como resultado final, os canadenses chegaram ao gol da vitória nos acréscimos. Em contra-ataque, Ryan Gauld deu passe açucarado para Luis Martins, que recebeu a bola na área, mas foi acertado pelo carrinho de Herrera. O árbitro marcou a penalidade, aplicou o segundo cartão amarelo do lateral na partida e o expulsou. Gauld foi para cobrança e não desperdiçou, dando números finais para partida.
Ryan Gauld with the GAME WINNING GOAL IN EXTRA TIME! 🔥 #VWFC | #VANvRSL https://t.co/ibNbaGoeNJ pic.twitter.com/eyFhxhycaO
— Vancouver Whitecaps FC (@WhitecapsFC) June 5, 2022
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Vancouver Whitecaps — 2
Cropper; Veselinovic, Nerwinski, Godoy; Gutiérrez (Martins), Owusu (Caio Alexandre), Jungwirth, Berhalter (Gauld), Raposo (Godinho); Caicedo (Ricketts), White
Téc.: Vanni Sartini
Real Salt Lake — 1
MacMath; Brody, Silva, Glad, Herrera; Meram (Anderson Julio), Ruiz, Löeffelsend, Chang (Savarino); Wood, Córdova (Luna)
Téc.: Pablo Mastroeni
Gols: Ranko Veselinovic, Ryan Gauld (VAN) e Justin Meram (RSL)
Cartões amarelo: Florian Jungwirth, Caio Alexandre, Deiber Caicedo (VAN), Aaron Herrera (2x), Jasper Löeffelsend e Justin Meram (RSL)
Cartão vermelho: Aaron Herrera (RSL)
(Capa: Reprodução/ Twitter Vancouver Whitecaps)