Caps vão em busca do seu segundo título da competição
Nesta quarta-feira (22), no BC Place, o Vancouver Whitecaps fez a lição de casa e superou o York United FC por 2 a 1 em jogo único da semifinal da Canadian Championship. Autor dos dois gols da vitória, Brian White comandou a franquia da Major League Soccer para sua nona final do torneio enquanto Isaiah Johnston descontou para os visitantes.
Na final, o Vancouver irá enfrentar o Toronto FC, que chegou a final após golear o CF Montréal em casa. O duelo ocorrerá durante o mês de julho, porém ainda não possui data definida.
Atual oitavo colocado da Conferência Oeste da MLS, o Whitecaps jogará novamente em seu estádio neste domingo (26). O adversário dessa vez será o New England Revolution.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
Favorito para o confronto, o Whitecaps controlou a partida em todos os noventa minutos. Nos 45 minutos iniciais, os mandantes finalizaram 13 vezes contra apenas duas do rival. Apesar do alto volume de jogo, o time pecou nas finalizações e não ofereceu muito trabalho para o goleiro Niko Giantsopoulos.
A melhor oportunidade da primeira etapa ocorreu aos 29′. Andrés Cubas cortou passe do York United, tocou para Ryan Gauld que carregou a bola e lançou Ryan Raposo. O meia entrou na área em velocidade e tinha a opção de passar para Lucas Cavallini, mas preferiu arrematar para o gol e o arqueiro defendeu com os pés.
Na etapa complementar, veio a construção da vitória dos Caps. Diferente do primeiro tempo, a equipe comandada pelo italiano Vanni Sartini embora tenha finalizado menos que o adversário, foi mais objetiva e alcançou seus dois gols. Aos 53′, Raposo mandou para o gol após receber lançamento de Gauld, o goleiro defendeu, mas na sobra, Brian White empurrou para o gol vazio.
White opens his #CanChamp account 🍁
⏱ 53’
🌊 1-0 🟢#VWFC | #VANvYRK | @onesoccer
pic.twitter.com/Z8M2ofHeRs— Vancouver Whitecaps FC (@WhitecapsFC) June 23, 2022
Após o gol, o York equilibrou o jogo. A equipe da Canadian Premier League partiu para o ataque e teve suas primeiras chances de perigo. Aos 61′, Diyaeddine Abzi cobrou falta rasteira e obrigou Cropper se esticar para realizar a defesa. No rebote, o zagueiro Dominick Zator também parou no goleiro.
Entretanto, aos 73′, os Caps aumentaram a vantagem. No campo de defesa, Nerwinski lançou a bola para Ryan Gauld, que partiu em velocidade e cruzou na medida para White completar de primeira e marcar seu segundo gol na noite. Sem chances para Giantsopoulos.
WHITE WITH THE BRACE!!!@_BrianWhite42 gets his second of the game in the 74th minute to put the ‘Caps up by 2!
⏱ 74’
🌊 2-0 🟢#VWFC | #VANvYRK | @onesoccer
pic.twitter.com/uJLhxWdyIq— Vancouver Whitecaps FC (@WhitecapsFC) June 23, 2022
Quando o jogo se encaminhava para o fim, Isaiah Johnston esquentou os minutos finais de partida. Aos 84′, o atacante recebeu passe de N’Sa, driblou a marcação e mandou a bola para o fundo das redes. Todavia, o time de Ontário não teve forças para buscar o empate e o jogo terminou em 2 a 1 para os donos da casa.
85’ Johnston puts us right back in the match!#VWFC 2 – 1 #YorkUnitedFCpic.twitter.com/o0b2JUMLZw
— York United FC (@yorkutdfc) June 23, 2022
MELHORES MOMENTOS
https://www.youtube.com/watch?v=P9OFDe6nKdw
FICHA TÉCNICA
Vancouver Whitecaps — 2
Cropper; Godoy, Jungwirth, Nerwinski; Raposo (Martins), Teibert, Cubas (Owusu), Dájome, Gauld (Caio Alexandre); White (Ricketts), Cavallini (Caicedo)
Téc.: Vanni Sartini
York United FC — 1
Giantsopoulos; Abzi, Wilson, Zator, N’Sa; De Rosário, Toussaint, Hernández (Verhoeven), Ferrari (Kane); Cabrera (Jesus), Jonhston
Téc.: Martin Nash
Gols: Brian White [2x] (VAN) e Isaiah Jonhston (YOR)
Cartão amarelo: Cédric Toussaint (YOR)