A tradição estadunidense de um único esporte ser praticado por uma mesma família começa a ganhar cada vez mais força na MLS
No mundo do futebol é comum que amizades entre jogadores fazem com que formem uma relação de irmandade, que dura muitas vezes pelo resto da vida. Entretanto, dividir o vestiário com seu irmão de sangue também é muito especial e existem alguns atletas na Major League Soccer que possuem tamanho privilégio.
Com o anúncio da contratação de Nacho Gil ao New England Revolution nesta terça-feira (23), cinco duplas de irmãos defendem uma mesma equipe na maior liga de futebol profissional nos Estados Unidos.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
IRMÃOS ROLDÁN
Em Seattle, o duo mais conhecido na principal liga estadunidense. Com 27 anos, Cristian é o mais velho da dupla e está no Seattle Sounders desde 2015. Titular inquestionável do meio de campo da franquia de Washington, o jogador mais experiente está cotado para ser um dos selecionados de Gregg Berhalter para representar os Estados Unidos na Copa do Mundo.
Um ano mais novo, Álex defende o mesmo clube do irmão nos últimos quatro anos. Peça constantemente utilizada por Brian Schmetzer, o caçula se firmou no atual campeão da Concachampions a partir de 2020 após colecionar empréstimos para o Tacoma Defiance, da MLS Next PRO.
Existem dois fatos curiosos acerca os dois atletas. O primeiro deles é que defendem seleções diferentes. Enquanto Cristian joga pelos Estados Unidos, Álex defende El Salvador. Já o segundo é de que possuem um irmão mais velho que também trabalha no meio futebolístico, mas fora das quatro linhas. César Roldán é preparador físico dos Los Angeles Galaxy desde 2018.
IRMÃOS NEALIS
Possuindo diversas similaridades com os irmãos Roldán, a dupla da família Nealis, Sean (25) e Dylan (24), do New York Red Bulls, também possui certa notoriedade.
Assim como Cristian Roldán, Sean chegou primeiro no RBNY, onde atua no time profissional desde 2019. Titular absoluto da defesa da franquia, o jogador foi um dos principais destaques da boa campanha defensiva do Red Bull na última temporada e segue sendo escalado entre os onze iniciais.
Após passagens no Inter Miami e no Nashville SC, Dylan desembarcou na franquia no começo deste ano e se tornou uma espécie de 12º jogador nas mãos de Gerhard Struber. Atuando como zagueiro, lateral e até meia, o irmão mais novo realizou 27 jogos pelo novo clube, sendo a maioria como titular.
Outra curiosidade é de que os defensores possuem um irmão mais velho que já jogou futebol profissionalmente. Jimmy (31) encerrou sua carreira após rodar por diversos clubes estadunidenses. O de maior reconhecimento foi o New York Cosmo, onde permaneceu de outubro de 2013 até janeiro de 2015.
IRMÃOS MORRIS
O Columbus Crew também possui irmãos dentro do seu elenco. Dupla mais jovem da lista, Jake Morris (23) e Aidan Morris (20) possuem convocações pelas seleções de base dos Estados Unidos.
Apesar de ser o irmão mais novo, Aidan é quem está há mais tempo no clube de Ohio (desde 2019) e quem possui mais jogos nesta temporada. O meio-campista realizou 19 partidas realizadas sob as ordens de Caleb Porter neste ano, enquanto o lateral esquerdo, contratado este ano, entrou em campo apenas uma vez.
IRMÃOS CHARÁ
Velho conhecido dos torcedores brasileiros do Atlético Mineiro, o atacante do Portland Timbers, Yimmi Chará, de 31 anos, também divide o vestiário com seu irmão, o meia Diego Chará (36).
Além de mais velho, Diego também tem mais tempo de clube, sendo também o jogador em atividade há mais tempo defendendo uma mesma franquia na MLS. São 11 anos no Timbers e 377 partidas pela franquia de Oregon.
Já Yimmi chegou na equipe em 2020. Titular de Giovanni Savarese, foi autor de quatro gols e quatro assistências nesta temporada.
IRMÃOS GIL
A nova dupla de brothers da MLS. Após passar toda sua carreira no futebol espanhol, o ponta Nacho (26) se junta ao seu irmão Carles (30) no New England Revolution até o final da temporada.
Principal jogador do Revs, Carles é o atual MVP da liga e segue na corrida para manter o posto. Em 26 jogos, o meia marcou cinco gols e distribuiu oito assistências, sendo um dos principais garçons do campeonato, apesar da campanha abaixo do esperado da equipe de Boston na temporada.
(Capa: Reprodução/Instagram Alex Roldán)