Futebol e família: MLS possui cinco duplas de irmãos que atuam nos mesmos times

A tradição estadunidense de um único esporte ser praticado por uma mesma família começa a ganhar cada vez mais força na MLS

No mundo do futebol é comum que amizades entre jogadores fazem com que formem uma relação de irmandade, que dura muitas vezes pelo resto da vida. Entretanto, dividir o vestiário com seu irmão de sangue também é muito especial e existem alguns atletas na Major League Soccer que possuem tamanho privilégio.

Com o anúncio da contratação de Nacho Gil ao New England Revolution nesta terça-feira (23), cinco duplas de irmãos defendem uma mesma equipe na maior liga de futebol profissional nos Estados Unidos.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Irmãos, Nacho e Carles Gil jogarão juntos no futebol profissional pela primeira vez
Irmãos, Nacho e Carles Gil jogarão juntos no futebol profissional pela primeira vez. (Reprodução: Instagram/ New England Revolution)

IRMÃOS ROLDÁN

Em Seattle, o duo mais conhecido na principal liga estadunidense. Com 27 anos, Cristian é o mais velho da dupla e está no Seattle Sounders desde 2015. Titular inquestionável do meio de campo da franquia de Washington, o jogador mais experiente está cotado para ser um dos selecionados de Gregg Berhalter para representar os Estados Unidos na Copa do Mundo.

Um ano mais novo, Álex defende o mesmo clube do irmão nos últimos quatro anos. Peça constantemente utilizada por Brian Schmetzer, o caçula se firmou no atual campeão da Concachampions a partir de 2020 após colecionar empréstimos para o Tacoma Defiance, da MLS Next PRO.

Existem dois fatos curiosos acerca os dois atletas. O primeiro deles é que defendem seleções diferentes. Enquanto Cristian joga pelos Estados Unidos, Álex defende El Salvador. Já o segundo é de que possuem um irmão mais velho que também trabalha no meio futebolístico, mas fora das quatro linhas. César Roldán é preparador físico dos Los Angeles Galaxy desde 2018.

Família Roldán reunida em diferentes times da MLS
Cristian, à esquerda, César, no centro, e Álex, à direita, posam para foto no campo do Lumen Field, estádio do Seattle Sounders. (Reprodução: Instagram/ César Roldán)

IRMÃOS NEALIS

Possuindo diversas similaridades com os irmãos Roldán, a dupla da família Nealis, Sean (25) e Dylan (24), do , também possui certa notoriedade.

Assim como Cristian Roldán, Sean chegou primeiro no RBNY, onde atua no time profissional desde 2019. Titular absoluto da defesa da franquia, o jogador foi um dos principais destaques da boa campanha defensiva do Red Bull na última temporada e segue sendo escalado entre os onze iniciais.

Após passagens no Inter Miami e no Nashville SC, Dylan desembarcou na franquia no começo deste ano e se tornou uma espécie de 12º jogador nas mãos de Gerhard Struber. Atuando como zagueiro, lateral e até meia, o irmão mais novo realizou 27 jogos pelo novo clube, sendo a maioria como titular.

Outra curiosidade é de que os defensores possuem um irmão mais velho que já jogou futebol profissionalmente. Jimmy (31) encerrou sua carreira após rodar por diversos clubes estadunidenses. O de maior reconhecimento foi o New York Cosmo, onde permaneceu de outubro de 2013 até janeiro de 2015.

Dylan Nealis e Sean Nealis são pilares defensivos no New York Red Bulls
Dylan Nealis, à esquerda, e Sean Nealis, à direita, são pilares defensivos no . (Reprodução: Instagram/ Dylan Nealis)

IRMÃOS MORRIS

O Columbus Crew também possui irmãos dentro do seu elenco. Dupla mais jovem da lista, Jake Morris (23) e Aidan Morris (20) possuem convocações pelas seleções de base dos Estados Unidos.

Apesar de ser o irmão mais novo, Aidan é quem está há mais tempo no clube de Ohio (desde 2019) e quem possui mais jogos nesta temporada. O meio-campista realizou 19 partidas realizadas sob as ordens de Caleb Porter neste ano, enquanto o lateral esquerdo, contratado este ano, entrou em campo apenas uma vez.

Aidan Morris e Jake Morris posam juntos no anúncio da oficialização da promoção de Morris para o time principal de Columbus Crew
Aidan Morris, à esquerda, e Jake Morris, à direita, posam juntos no anúncio da oficialização da promoção de Jake para o time principal de Columbus Crew. (Reprodução: Twitter/ Columbus Crew)

IRMÃOS CHARÁ

Velho conhecido dos torcedores brasileiros do Atlético Mineiro, o atacante do Portland Timbers, Yimmi Chará, de 31 anos, também divide o vestiário com seu irmão, o meia Diego Chará (36).

Além de mais velho, Diego também tem mais tempo de clube, sendo também o jogador em atividade há mais tempo defendendo uma mesma franquia na MLS. São 11 anos no Timbers e 377 partidas pela franquia de Oregon.

Já Yimmi chegou na equipe em 2020. Titular de Giovanni Savarese, foi autor de quatro gols e quatro assistências nesta temporada.

Diego Chará e Yimmi Chará na apresentação de Yimmi no Portland Timbers em 2020.
Diego Chará e Yimmi Chará na apresentação de Yimmi no Portland Timbers em 2020. (Reprodução: Twitter/ Diego Chará)

IRMÃOS GIL

A nova dupla de brothers da MLS. Após passar toda sua carreira no futebol espanhol, o ponta Nacho (26) se junta ao seu irmão Carles (30) no New England Revolution até o final da temporada.

Principal jogador do Revs, Carles é o atual MVP da liga e segue na corrida para manter o posto. Em 26 jogos, o meia marcou cinco gols e distribuiu oito assistências, sendo um dos principais garçons do campeonato, apesar da campanha abaixo do esperado da equipe de Boston na temporada.

(Capa: Reprodução/Instagram Alex Roldán)

Artigos Relacionados

COMENTE

COMPARTILHE NAS REDES

Últimos Artigos

Newsletter

ASSINE E FIQUE INFORMADO