O técnico do Atlanta United, Gonzalo Pineda, esteve ligado ao Seattle Sounders por seis anos e meio, como jogador e posteriormente como auxiliar técnico
Neste sábado (06), às 16 horas no horário de Brasília, o Atlanta United receberá o Seattle Sounders no Mercedes-Benz Stadium. Será o primeiro jogo de Gonzalo Pineda, como treinador, contra o Seattle Sounders. O treinador mexicano foi auxiliar técnico de Brian Schmetzer de janeiro de 2017 até agosto de 2021, quando assumiu o comando da franquia de Atlanta.
Este será o quinto jogo entre o Five Stripes e o Rave Green. Nos quatro duelos até então foram três empates e uma vitória do time do estado de Washington. Em maio de 2021, jogando no Lumen Field, o resultado foi 1 a 1.
O Atlanta começou bem a temporada, com três vitórias nos primeiros cinco jogos. No entanto, após diversos desfalques por contusões, o time ganhou apenas três jogos dos últimos 17, sendo seis empates e oito derrotas. O clube ocupa atualmente a décima-segunda colocação na Conferência Leste, com 25 pontos, a quatro pontos da última vaga para a zona de classificação para os playoffs.
Os campeões da Concacaf Champions League deste ano vivem uma temporada com bastante turbulência, com altos e baixos. Após uma sequência de três derrotas, Seattle parece ter virado a página. Nos últimos três jogos, os comandados de Brian Schmetzer venceram dois, apesar da derrota para o líder LAFC fora de casa. Com a última vitória sobre o FC Dallas, no meio de semana, o time entrou novamente na zona de classificação dos playoffs, agora em sétimo lugar, com 32 pontos.
Além do confronto entre pupilo e mestre nos bancos de reservas, este duelo colocará frente a frente os dois times com melhores médias de público da MLS. Na temporada 2021, o Five Stripes teve uma média de 43.964 torcedores por jogo e a expectativa para a partida do próximo sábado é de casa cheia, apesar do momento das duas equipes. Os dois times vão em busca da vitória a qualquer custo e uma coisa pode-se afirmar: será um grande jogo.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
ATLANTA UNITED
A temporada do Atlanta United é frustrante. No papel, o time teria condições de ter um desempenho melhor do que tem apresentado e essa é a grande crítica ao trabalho do treinador Gonzalo Pineda. Entretanto, o time tem sofrido bastante com lesões de seus principais jogadores, tais como Josef Martinez, Luiz Araujo, Ozzie Alonso, Brad Guzan, Miles Robinson, Dylan Castanheira e Brooks Lennon. Alguns desse jogadores estão fora do restante da temporada.
O time venceu apenas seis jogos nesta temporada, ficando atrás do San Jose Earthquakes e do Sporting Kansas City. Os comandados de ‘Gonzo’ jogaram os dois últimos jogos fora de casa, perdendo para o LA Galaxy por 2 a 0 e empatando sem gols com o Chicago Fire. Antes disso, a equipe teve três jogos consecutivos no Mercedes-Benz Stadium, mas obteve apenas quatro pontos – uma vitória e um empate.
Ronaldo Cisneros é o artilheiro da equipe na temporada com seis gols. Logo atrás vem Josef Martinez com cinco. No quesito assistência, os líderes são Thiago Almada com seis e Marcelino Moreno com cinco. Os destaques do time ainda incluem o defensor Alan Franco, e os brasileiros Matheus Rossetto e Luiz Araujo.
SEATTLE SOUNDERS
Após a sequência de três derrotas, o técnico Brian Schmetzer disse que procurava um time mais consistente, especialmente no meio de campo. O treinador recuou Cristian Roldan para jogar na proteção da defesa, já que o time não conta com João Paulo e Obed Vargas lesionados, e ao que tudo indica Roldan deve continuar jogando naquela posição até o retorno de Vargas. Nos três jogos com Cristian jogando ao lado de Albert Rusnák no meio de campo, foram duas vitórias em casa e uma derrota para o LAFC jogando no Banc of California Stadium.
No último jogo, o treinador escalou Léo Chú na ponta direita, substituindo Jimmy Medranda, e Fredy Montero que entrou no lugar de Will Bruin. A tendência é que o treinador mantenha Chú e Montero para o próximo jogo dando mais uma oportunidade para a dupla mostrar resultados.
Raul Ruidiaz estará novamente disponível no banco de reservas e deve ganhar mais minutos neste jogo. Com o artilheiro peruano no banco, as esperanças de gols recaem sobre Jordan Morris e Nicolas Lodeiro. Enquanto Morris é o líder na tabela de artilharia do time na temporada com seis tentos anotados, Lodeiro vem logo atrás com cinco gols e seis assistências. A dupla brilhou no último jogo, quando Morris sofreu o pênalti que Lodeiro bateu e manteve o seu recorde perfeito nesse quesito – 18 pênaltis convertidos dos 18 batidos.
A vitória neste jogo é de fundamental importância para as pretensões do time para a pós-temporada. Apesar de estar na sétima posição, dentro da classificação para os playoffs, a disputa está bastante acirrada na Conferência Oeste e qualquer tropeço pode fazer com que o time seja ultrapassado por seus concorrentes.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Atlanta United
Ríos Novo; Sánchez, Franco, Campbell; Luiz Araujo, Sosa, Rossetto, Wilev; Almada; Martínez, Cisneros.
Téc.: Gonzalo Pineda
Seattle Sounders
Frei; A. Roldán, Yeimar, Arreaga, Nouhou; C. Roldán, Rusnák; Morris, Lodeiro, Léo Chú; Montero.
Téc.: Brian Schmetzer
(Capa: Reprodução / Twitter Seattle Sounders)