Sacramento Republic quer surpreender e conquistar o título do Orlando City, favorito ao confronto
Após dois anos sem edições, a Lamar Hunt US Open Cup terá novamente um campeão nesta quarta-feira (7). Às 21h (horário de Brasília) no Exploria Stadium, a bola rola entre Orlando City e Sacramento Republic na decisão do torneio mais antigo no futebol profissional dos Estados Unidos.
A partida entrará para a história dos dois lados. Fundado em 2010, os Lions possuem a sua maior chance de conquistar título de um torneio oficial desde sua criação. Já no caso dos republicanos, a equipe da USL Championship pode conquistar seu segundo título e se tornar o primeiro clube a furar a hegemonia da MLS na competição que dura há mais de 22 anos.
Além de conquistar a taça, o grande vencedor terá direito a uma vaga direta no mata-mata da CONCACAF Champions League de 2023, algo inédito para os dois times.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
ORLANDO CITY
O Orlando City chega a decisão querendo espantar qualquer chance de zebra para conseguir seu primeiro título. O caminho do Orlando até a final não foi dos mais fáceis, precisando desbancar o Tampa Bay Rowdies, o Philadelphia Union, o Inter Miami, o Nashville SC e o New York Red Bulls, em partida em que venceu em grande estilo.
Na Major League Soccer, o time da Flórida possivelmente vive seu melhor momento na temporada, onde venceram seus últimos quatro jogos. A sequência de resultados positivos tirou os Lions do embolo pelas últimas vagas e colocou a equipe isoladamente na quinta posição com dois jogos há menos que alguns de seus concorrentes diretos.
Com a vaga nos playoffs da Conferência Leste encaminhada, Oscar Pareja tem algumas incógnitas. Sem Alexandre Pato com problemas no joelho, o treinador uruguaio faz mistério sobre a escalação no ataque. Jake Mulraney e Facundo Torres deverão ser escolhidos entre os onze iniciais para o confronto, mas Nicolas Gioachinni e Iván Angulo correm por fora.
Além de Pato, Pareja não poderá contar com Jack Lynn e Joey DeZart também lesionados. Em recuperação de contusão, o zagueiro sueco Robin Jansson é dúvida para o confronto.
SACRAMENTO REPUBLIC
Até então azarão ao título, o Sacramento Republic chega sem a pressão do favoritismo para a decisão de logo mais. Entretanto, o time já provou ser mais que capaz de enfrentar franquias de maior investimento, tendo eliminado três equipes da MLS em sequência (San Jose Earthquakes, LA Galaxy e Sporting Kansas City) e quer desbancar mais um gigante.
Além das clubes da primeira divisão, os californianos também superaram o Portland Timbers sub-23, o Central Valley Fuego e seu rival na USLC, Phoenix Rising.
O Sacramento Republic se tornou a primeira franquia fora da Major League Soccer a chegar na final da U.S. Open Cup desde o Charleston Battery, também da USL Championship, em 2008. Caso vença o Orlando City, também será o primeiro representante fora da MLS a ser campeão da Copa desde o Rochester Rhinos (atual Rochester New York), em 1999.
Caso vença, será o segundo título da história da franquia. Em 2014, o Sacramento foi campeão da USL Championship.
Quarto colocado na Conferência Oeste da USLC, o Republic tem 12 vitórias, sete empates e oito derrotas na liga. São 35 gols marcados contra 29 sofridos.
O principal destaque do time é o meio-campista Rodrigo López, de 34 anos, que já soma quatro gols e quatro assistências em seis jogos na US Open Cup.
Outro jogador importante na campanha foi o volante Luís Felipe, de 26 anos. Cria da base do Cruzeiro, o jogador marcou três gols na competição.
Treinador do Sacramento Republic, Mark Briggs terá força máxima para a grande final.
FICHA TÉCNICA
Orlando City
Gallese; Ruan, Antônio Carlos, Schlegel (Jansson), Moutinho; Pereyra, Araújo; Urso, Torres, Mulraney; Kara
Téc.: Oscar Pareja
Sacramente Republic
Saldaña; Casey, Donovan, Desmond; Viader, La Grassa, Gurr, Luis Felipe; Keko, Martínez, López
Téc.: Mark Briggs
(Capa: Reprodução: Twitter/ U.S. Open Cup)