Brenner e Taty Castellanos tem mais semelhanças do que imaginamos em seus respectivos estilos de jogo, com o brasileiro sendo o substituto ideal para o ex-atacante do NYCFC
Revezando entre Talles Magno e Héber na vaga de Taty Castellanos, o New York City tem o substituto ideal para Taty atuando na MLS. Nesta edição do TMLS Scout analisaremos porque Brenner pode ser um substituto à altura para Taty Castellanos.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Desde a saída de Taty Castellanos, a equipe de Nova Iorque segue em um revezamento na posição de comandante do ataque, com a dupla brasileira Talles Magno e Héber se alternando na função. Héber é um nove de ofício e que tem um perfil de ser um jogador mais fixo, enquanto Talles, por ser ponta de formação, agrega mais em mobilidade, drible e cumpre bem a função jogando de costas para o gol devido seus atributos físicos.
Quando deixou a equipe, Taty Castellanos era um dos artilheiros da liga com 13 gols. Desde sua saída, a equipe marcou 12 gols em 12 jogos, contando apenas as partidas da MLS, mostrando como o atual campeão da MLS sentiu a falta do atacante.
As características de Taty Castellanos
Com 1,78cm e 70kg, Castellanos é um centroavante de mobilidade, mas que busca sempre um jogo de ataque ao espaço às costas do defensores para finalizar. Destro, o argentino chama atenção por ser um bom finalizador de primeira (um toque na bola).
Com dois pontas bem agudos no New York City (Gabriel Pereira e Talles), Taty costumava sair bastante da área para gerar espaço para que os dois pontas atacassem ou até ele mesmo fizesse uso desse espaço.
Todos os movimentos de Taty e do ataque do New York City eram pensados para que o argentino ficasse em condições de finalizar da melhor maneira possível. Dos 13 gols de Taty Castellanos, todos foram marcados dentro da área conforme mostra o gráfico abaixo.
As características de Brenner
Três centímetros mais baixo que Taty (1,75cm), Brenner tem o mesmo peso do ex-NYCFC e também costuma jogar de uma forma parecida com o argentino. Brenner é o tipo de atacante que entrega bastante mobilidade a sua equipe e que costuma ser perigoso em jogadas onde se desmarca procurando o espaço atrás da última linha.
Assim como Taty Castellanos, Brenner também tem boa capacidade de finalizar com poucos toques, porém leva uma ligeira vantagem frente ao argentino porque Brenner consegue finalizar bem com ambos os pés, algo que Taty não tem em seu repertório.
Com 14 gols na liga, Brenner tem um mapa de gols semelhante ao de Taty Castellanos, com exceção a um gol marcado de fora da área.
Brenner e o encaixe ideal ao New York City
Com tantas semelhanças no jogo de Brenner e Taty Castellanos, é fácil apontar que, esportivamente falando, o brasileiro é a reposição ideal ao atacante argentino. Brenner, além de ter características que se encaixam no sistema de jogo que outrora tinha Taty, já é um jogador adaptado dentro da MLS e 2023 prova essa ambientação do ex-atacante do São Paulo.
Outro ponto importante é que uma mudança de Brenner para o New York City colocaria Talles Magno de volta a sua melhor posição/função, que é aberto na ponta com liberdade para circular por dentro ou mesmo em corredor lateral.
É fato que uma negociação por Brenner não seja nada fácil para o time de Nova Iorque, já que o camisa nove do FC Cincinnati segue valorizado e foi uma das principais contratações do time desde a chegada da equipe a Major League Soccer. Porém, o objetivo da análise é evidenciar que um possível substituto para o artilheiro e ídolo do New York City não está tão longe assim.
(Capa: Reprodução/ Twitter FC Cincinnati)