Confronto entre Philadelphia Union e LAFC é apenas a quarta vez que os dois líderes de Conferência disputam a MLS Cup
Antes mesmo de começar, o confronto entre Los Angeles FC e Philadelphia Union já faz parte da história da MLS. Depois de 19 anos, os dois líderes de Conferência voltam a se enfrentar no confronto que vale o título. A última vez que isso aconteceu foi em 2003, na partida Chicago Fire e San Jose Earthquakes.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
LAFC e Philadelphia Union brigaram até o fim da temporada regular pelo Supporters Shield. Empatados em número de pontos, 67 cada um, o LAFC ficou com a honraria graças ao número de vitórias (21 contra 19 do Union).
Com os melhores times da liga, Philadelphia Union e LAFC vivenciam perspectivas diferentes que os fizeram chegar ao último ato da temporada. Enquanto o time de Los Angeles é marcado por apostar alto em grandes estrelas como Carlos Vela, Gareth Bale e etc, o Union foca na formação de jovens talentos em sua academia e também na busca por atletas ‘pouco conhecidos’.
O caminho do Los Angeles FC foi árduo até chegar a final. Com descanso na primeira semana, o time comandado por Steve Cherundolo fez sua estreia nos playoffs diante do maior rival o LA Galaxy, clássico que terminou 3 a 2 para o LAFC, só foi decido com um gol nos acréscimos marcado por Chicho Arango.
Já na final do Oeste, o LAFC recebeu o embalado Austin FC e fazendo valer o mando de campo dominou completamente a partida, vencendo por 3 a 0.
Projeto caseiro
Do outro lado, os comandados de Jim Curtin também descansaram por uma semana e fizeram a estreia no mata-mata da MLS diante do FC Cincinnati. Apesar de sua força dentro do Subaru Park, o Philadelphia Union enfrentou certa dificuldade e venceu por 1 a 0, com o goleiro Andre Blake sendo o destaque da partida.
No confronto final do Leste, tivemos a reedição da final do Leste de 2021, novamente no Subaru Park. Desta vez sem surto de COVID, o Philadelphia Union foi certeiro e em menos de 15 minutos conseguiu uma virada de 3 a 1 sobre o New York City FC.
Este será o segundo confronto entre Los Angeles FC e Philadelphia Union em 2022. Com partidas de conferências diferentes limitadas durante a temporada, os dois times se enfrentaram no dia 7 de maio em duelo que terminou 2 a 2. Cabe ressaltar que na época do jogo o time de Los Angeles não contava com nomes como Denis Bouanga, Giorgio Chiellini e Gareth Bale.
A decisão da MLS Cup 2022, que ocorre no próximo sábado (05), será apenas a quarta na história da liga a reunir os dois líderes de cada Conferência, feito havia ocorrido nas edições de 1999, 2000 e 2003.
(Capa: Percel Macedo/Território MLS)