Pedro Luis Cuenca aborda as diferenças de projeto dos quatro clubes que ainda lutam pela MLS Cup de 2022
Se você está familiarizado com a Major League Soccer, já deve ter escutado ou lido termos como “MLS 2.0” ou “MLS 3.0”, designados para contar as fases da liga ao longo de sua história, especialmente usando as franquias como divisores destes momentos. Neste domingo, o presente da MLS se encontra para as finais de conferências, mas também podemos dizer que os quatro clubes envolvidos são o futuro do futebol nos Estados Unidos.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Philadelphia Union e New York City FC disputam a decisão na Conferência Leste. Um choque de culturas e gerações dentro da liga. O Philly entrou em 2010, sem muito destaque, sempre ofuscado pelos times da cidade em outros esportes, como basquete e futebol americano. Só nas últimas temporadas que foi buscar protagonismo, apoiado na sua decisão de investir pouco no draft, mas formar talentos como Brenden Aaronson e buscar nomes desconhecidos de outros países.
Saiba mais: Philadelphia Union sonha com sua primeira MLS Cup
O NYCFC, por outro lado, tem o apoio do bilionário Grupo City, o mesmo que gerencia o Manchester City e diversos outros clubes ao redor do mundo. Desde 2015, já contou com craques do calibre de Andrea Pirlo, David Villa e Frank Lampard. Mas foi só quando mudou a mentalidade e apostou em jovens promessas sul-americanas que a coisa andou. Sob a batuta do artilheiro Taty Castellanos, levou o título na temporada passada e, apesar de desacreditado em 2022 sem o atacante, conseguiu chegar novamente no top-4.
Leia mais: NYCFC se apoia em sua legião de brasileiros para conquistar o bi na MLS
Do outro lado dos EUA, Los Angeles FC e Austin FC decidem a Conferência Oeste. Melhores equipes da região na temporada regular, prometem fazer um duelo intenso entre duas franquias jovens, ambiciosas e que possuem um modelo praticamente espelhado desde que chegaram à Major League Soccer.
O LAFC entrou em 2018. Com craques no plantel, nunca ficou fora das primeiras posições, mas sempre bateu na trave. Foi vice da ConcaChampions, levou Supporters’ Shield, viu craques serem artilheiros e MVP, mas o título sempre escapou. Agora, com nova mentalidade e peças cruciais no elenco, tem tudo para brigar em sua primeira decisão.
Leia mais: Confira a temporada do LAFC
Praticamente novato na liga, o Austin FC parece ter se espelhado nos casos de sucesso de Atlanta United e LAFC, criando rapidamente um laço emocional com a cidade, fazendo a torcida crescer em volta do clube. O apoio financeiro chegou, mas não funcionou em 2021, quando o time entrou na liga. Agora, na segunda temporada de sua existência, comandada pelo maestro Seba Driussi, está na briga pelo título inédito.
Leia mais: Veja como foi a temporada do Austin FC
Independente de quem vencer essa MLS Cup, o fato é que a nova geração de times, apesar de tropeços e algumas dúvidas chegou para ficar. Não deixe que os insucessos e problemas de franquias como Inter Miami e Charlotte FC, por exemplo, apagarem os feitos dos bons trabalhos de quem investe e leva a sério o futebol nos Estados Unidos, sem fanfarra ou privilégios exagerados.
(Capa: Reprodução/Twitter/LAFC)