Jogo que marcou a aposentadoria do craque argentino Gonzalo Higuaín, New York City atropelou o Inter Miami FC e mantém vivo o sonho do bicampeonato
Nesta segunda (17), na cidade de New York, e com o apoio importante de seu torcedor, o New York City FC recebeu o Inter Miami FC, no Citifield, em jogo válido pelas quartas de final da Conferência Leste. Jogando sem o brasileiro Talles Magno, cortado de última hora devido a uma lesão, os donos da casa venceram a partida por 3 a 0, com gols de Gabriel Pereira, Maxi Moralez e Heber.
Com o resultado, o New York City avança para a semifinal da Conferência e encara no domingo (23), fora de casa, o CF Montreal.
O confronto marcou a despedida oficial do argentino Gonzalo Higuaín dos gramados. O atacante do Inter Miami FC anunciou a aposentadoria durante a temporada de 2022. O craque, apelidado de Pipa, ficou marcado pelo gol perdido na final da Copa do Mundo de 2014. Mas vale ressaltar sua excelente carreira como jogador, fazendo gols por todos os clubes onde jogou. Além da Seleção Argentina, Higuaín defendeu o River Plate, Real Madrid, Napoli, Juventus, Milan e Chelsea, antes de assinar com o Inter Miami em 2020.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
A equipe da casa começou pressionando e aos 10 minutos, em cabeçaca do zagueiro brasileiro Thiago Martins, a bola explodiu no travessão do goleiro Callender. Aos 12 minutos, a torcida da casa pediu o VAR, com direito a música ensaiada, em possível toque de mão na área. O árbitro Rubiel Vazquez aguardou a decisão da cabine e mandou o jogo seguir, para tristeza da torcida local.
Aos 22 minutos veio a resposta dos visitantes, desta vez com a torcida local confiando no VAR. Em lançamento da esquerda, Higuaín apareceu dentro da área e tocou com categoria para o fundo das redes do goleiro Johnson, mostrando que de fato ele só precisa de uma bola para marcar. O atacante estava impedido por pouco e o gol foi anulado após a revisão do VAR.
O grande lance do primeiro tempo veio aos 27 minutos. Num ataque rápido do NYC FC, Heber recebeu de Moralez e tocou por cobertura na saída de Callender. O zagueiro Mabika chegou antes da bola cruzar a linha e acertou o travessão na tentativa de afastar. A bola sobrou para o lateral McVey, do Miami, que também acertou a trave esquerda na segunda tentativa de afastara bola do gol!
— New York City FC (@newyorkcityfc) October 17, 2022
Os boys in blue continuaram com controle da partida, enquanto os herons não conseguiam “encaixar” os contra ataques. O primeiro tempo acabou com o New York City tendo 55% de posse de bola, 16 chutes a gol e 5 escanteios, enquanto o Inter Miami terminou com 3 chutes a gol na etapa inicial.
O segundo tempo começou embaixo de chuva e com a torcida procurando abrigo no CitiField. Mas ela logo voltou para as arquibancas para comemorar o primeiro gol dos donos da casa. Após bela arrancada do uruguaio Rodríguez, ganhando de três zagueiros, a bola foi rolada para o ex-Corinthians Gabriel Pereira acertar o ângulo de Callender e correr para abraçcar seus companheiros, aos 18 minutos de jogo.
GABBY GOLAZO 🌠 pic.twitter.com/oluM2zMTpJ
— New York City FC (@newyorkcityfc) October 18, 2022
Com a torcida celebrando embaixo da chuva, os citizens ampliaram o placar seis minutos depois, com outra bela bela jogada de Rodríguez e uma assistência ao argentino, “queridinho da torcida” e o Man of the Match, Maxi Moralez ampliar o placar.
Beautiful football from the Champions 🤩 #MLSCupPlayoffs pic.twitter.com/Xxyx8OoyxV
— New York City FC (@newyorkcityfc) October 18, 2022
Nos acréscimos, veio o terceiro gol, nos pés do brasileiro Heber. Após peésima recuada, o brasileiro, que fez uma partida muito boa, aproveitou o erro feio da defesa e empurrou para as redes após duas tentativas de chute.
H9 CALLS GAME‼️ pic.twitter.com/kC5rIUlOym
— New York City FC (@newyorkcityfc) October 18, 2022
A partida acabou embaixo de chuva e com muita festa da torcida da casa.
Após a partida, o técnico (interino) Nick Cushing ressaltou a partida defensiva feita pelo trio Callens, Chanot e Thiago Martins, pois sabiam que não podiam dar nenhuma chance ao Higuaín. Além disso, assim como Cushing, o atacante Gabriel Pereira apontou a chuva como um dos fatores que ajudaram a colocar a velocidade em campo. Perguntado pelo Território MLS na entrevista pós-jogo, “A chuva com certeza ajudou! Como não estava frio, e a atuitutde da torcida foi fundamental para nos empurrar embaixo da chuva. A atmosfera hoje foi espetacular!”, destacou o técnico Cushing.
Fica o destaque para a última coletiva dada pelo argentino Gonzalo Higuaín após o jogo. Perguntado sobre seu legado no futebol, Higuaín respondeu: “Quero ser lembrado por ter sido uma pessoa boa para meus companheiros, por membros de comissões técnicas onde passei, e nem tanto pelos gols que fiz. O que importa na vida é ser uma boa pessoa. Quero descansar com a família e ficaremos em Miami, lugar onde aprendi a morar e que me recebeu muito bem. Agradeço a toda a imprensa aqui nos USA, que sempre me tratou com muito carinho e respeito. Deixo meu abraço a todos os torcedores de futebol no mundo todo. Uma nova vida começa para mim daqui pra frente”, encerrou.
FICHA TÉCNICA
New York City FC —3
Johnson; Martins, Chanot, Callens; Tinnerholm, Acevedo, Moralez (Thiago), O’Toole; Pereira (Parks) e Heber
Téc: Nick Cushing
Inter Miami FC – 0
Callender; Yedin, Lowe (Gibbs), Mabika (Sailor), McVey,Gregore, Jean Mota, Taylor (Duke), Pozuelo, Lassiter (Vassilev); Higuaín
Téc: Phil Neville
Gols: G. Pereira, M. Moralez, Heber (NYCFC),
Cartões amarelos: Acevedo (NYCFC); Lassiter, Lowe, Pozuelo (Inter Miami)
(Capa: Reprodução/Twitter/NYCFC)