Campeão pelo LAFC, o técnico tem passagem também pela academia do Palmeiras e Vancouver Whitecaps. Ele falou conosco entre outras pautas, sobre a ascensão do futebol canadense no palco mundial da FIFA.
Nesta sexta-feira (18), Território MLS entrevistou o treinador Marc Dos Santos assistente técnico do treinador Steve Cherundolo, campeão da MLS e ganhador do Supporter’s Shield com o LAFC.
Seleção do Canadá
Marc tem uma forte ligação com as raizes do futebol canadense, com sua primeira aparição em 2007 com o Trois Riviere, um time dissolvido 4 anos após ser criado. Avançando para hoje, vemos o Canadá indo para a Copa do Mundo no Catar, ainda em um grupo difícil. Marc falou sobre a evolução do jogo em seu país natal, o Canadá, desde o início de sua carreira.
A própria MLS foi mesmo vital foi para o sucesso do CANMNT
2) SE Palmeiras e Brasil
Em 2012, o treinador morou e treinou no Brasil, com sua passagem mais memorável pelo Palmeiras, indiscutivelmente o melhor sistema de academias do mundo. Marc abriu o jogo ao Território, dizendo que infelizmente não teve a oportunidade que ele merecia, após capturar o título com a equipe sub-15 na América do Sul, o que precipitou a sua ida a MLS, de volta ao continente norte-americano.
O Luso Canadense falou de Abel Ferreira no comando do Verdão, explicando o que o torna tão bem-sucedido em um lugar (Brasil) onde os treinadores muitas vezes não têm o tempo que merecem para implementar um sistema.
Campeão pelo LAFC
Marc foi peça importante na ascensão da equipe em 2022. A comissão técnica está de parabéns pelo trabalho que fizeram este ano com os desafios de elenco que enfrentaram, integrando jogadores do porte de Bale e Chiellini.
Foi uma sequência merecida de vitórias contra 2 Candidatos a Treinador do Ano da MLS e outro que já havia vencido a MLS Cup antes
Marc comentou como está sendo trabalhar com Cherundolo, um treinador em seu primeiro ano na MLS, ao lado do outro auxiliar, o técnico Ante Razov foram importantes para ajudar a equipe a navegar pela primeira mudança de treinador desde o seu início na liga.
O treinador ainda explicou das dificuldades de viajar para jogar fora de casa na liga, como no jogo contra o Crew em Ohio este ano, onde tivemos um longo atraso, mas ainda se mantendo focado e saindo vencedor da partida.
Marc ainda falou da CONMEBOL, comentando se acha se times como o LAFC beneficiariam-se de jogos significativos contra times como River Plate, Coco-Colo e São Paulo FC, talvez em um torneio prolongado da Libertadores.