Meio campista equatoriano do LAFC jogou minutos importantes por sua Seleção durante a Copa do Catar e ainda foi reserva de luxo do campeão da Major League Soccer.
O São Paulo quer começar 2023 com dois reforços da Major League Soccer, o zagueiro Alan Franco do Atlanta United e o meio campista destaque do Equador, Sebas Méndez, que trocou o Orlando City pelo LAFC no meio da temporada passada.
Quem é Sebas Méndez?
“Sebas” Méndez foi uma adição surpresa ao LAFC em julho. Em meio a uma onda de transferências que incluiu as contratações de Gareth Bale, Giorgio Chiellini, Denis Bouanga e Cristian Tello, a aquisição de Méndez em uma troca de Orlando City foi mais uma tirada do executivo John Thorrington, que antes da temporada de 2022, reforçou a equipe com experiência da MLS.
Sebastián Méndez is Black & Gold.
📝 #LAFC acquires Ecuadorian midfielder Sebastián Méndez from @OrlandoCitySC.
— LAFC (@LAFC) July 19, 2022
O contrato de Méndez com Orlando estava definido para expirar no final da temporada 2022 da MLS. Com isso, o Orlando poderia receber US$ 225.000 em GAM em 2023 e US$ 225.000 em GAM em 2024 se Mendez assinar um novo contrato com o LAFC em 2023. De qualquer forma, o Orlando retém uma porcentagem da futura taxa de transferência de Méndez, caso seja negociado.
Sebas que é joia de criação do Independiente Del Valle, equipe que derrotou o São Paulo na final da Copa Sul-americana, jogou apenas 9 jogos pelo campeão da MLS, o último como titular em Agosto, na derrota da equipe campeã para o San Jose Earthquakes, onde foi substituído depois de 65 minutos.
Destaque na Copa do Catar
Pelo Equador, entretanto, Seba foi titular absoluto da equipe que fez a abertura da Copa contra o país sede Catar, mas ficou devendo e não passou da fase de grupos, após duas partidas fortes do jogador, que ficou de fora da última partida por receber cartões consecutivos nos dois primeiros jogos.
Mendez and Cifuentes lead Ecuador to three points in their opening #FIFAWorldCup game. 🇪🇨 pic.twitter.com/bdxBGxpVwa
— Major League Soccer (@MLS) November 20, 2022
Jhegson Méndez é um volante nato, que joga a frente dos defensores centrais, e com ótima capacidade de distribuição. No LAFC, não teve espaço diante das fortes temporadas do veterano Ilie Sanchez e do compatriota Jose Cifuentes, outro equatoriano e, jogador do LAFC, que deve esta de saída para o futebol europeu, possivelmente na mira do técnico americano do Leeds United, Jesse Marsch.
O empasse pela transferência do jogador parece girar em torno da maneira e duração do pagamento. O tricolor quer pagar pelo jogador em parcelas anuais em até três anos, mas a equipe Angelina quer que o tricolor quite a dívida em um ano somente. “Estamos entusiasmados em adicionar um meio-campista dinâmico com extensa MLS e experiência internacional como Sebastian”, disse o co-presidente e gerente geral do LAFC, John Thorrington, em um comunicado após a transferência do jogador no meio do ano. “As qualidades físicas e técnicas de Sebastian complementarão nosso meio-campo e estamos empolgados em ver o valor que ele trará ao LAFC”. Thorrington agora tem que decidir se os custos ligados a reter um jogador em alta após a Copa, mas com um valor imenso na corrida do LAFC por mais troféus em 2023.
(Reprodução: Twitter/ Orlando City)
Capa: Orlando City / Twitter