Após fiasco com Gio Reyna, federação americana anuncia mudanças na liderança da Seleção

Publicado:

Sem treinador, sem diretor esportivo e sem GM: o que o futuro reserva para o ?

A reviravolta na equipe nacional masculina dos Estados Unidos, que começou após um desentendimento público entre duas famílias de peso na de futebol, teve mais um capítulo nesta quintafeira quando o diretor esportivo Earnie Stewart anunciou que está deixando a Federação de Futebol dos Estados Unidos para se juntar ao PSV Eindhoven.

As saídas acabam deixando o treinador Gregg Berhalter em situação ainda mais difícil após o vencimento de seu contrato no dia 31 de dezembro. Berhalter ainda está sendo investigado por um incidente de violência doméstica ocorrido em 1991, enquanto Anthony Hudson, um de seus assistentes, teve seu primeiro jogo como treinador interino da seleção norte-americana na quartafeira em derrota contra a Sérvia.

Estados UnidosGregg Berhalter (Capa Reprodução / Twitter USMNT)

 

Dias antes, foi Brian McBride que deixava o cargo, com Stewart anunciando que o ex-centroavante não seria mais o gerente geral da equipe nacional masculina de futebol dos Estados Unidos. O anúncio foi dado ao conselho da entidade, dias antes de Earnie renunciar ao seu próprio cargo. McBride ocupou o cargo por três anos. Stewart não disse ao conselho se o exastro da equipe dos Estados Unidos seria substituído no cargo, disse uma pessoa ligada a federação.

 

rebaixa Reyna

gio reyna
Reprodução: FC Austin

 

Horas depois do anúncio de Stewart, o Austin FC anunciou que Claudio Reyna assumira o papel de Conselheiro Técnico, deixando o cargo de Diretor Esportivo do Clube. Além de suas responsabilidades como treinador, Josh Wolff agora também servirá como Diretor Esportivo Interino do Austin FC e liderará o departamento esportivo do Austin FC, disse um representante do clube. Sean Rubio, que atuou ao lado de Wolff e Reyna como Diretor Pessoal desde agosto de 2020, acabou sendo promovido a Diretor Esportivo Interino como parte da reestruturação. Estamos gratos pelas contribuições de Claudio tanto para o nosso clube quanto para a nossa comunidade“, disse o proprietário majoritário e CEO do Austin FC, Anthony Precourt.

Stewart, pivô da briga entre potências

Após a Copa do Catar, os pais de Reyna acabaram reclamando a Stewart e McBride sobre o pouco tempo de jogo de seu filho no Qatar, onde ele foi limitado a apenas duas aparições como substituto. Como resultado, Danielle Reyna, mãe do atleta, notificou Stewart de um incidente ocorrido em 1991, no qual Berhalter agrediu uma mulher que mais tarde se tornou sua esposa, Rosalind Santana Berhalter, colega de quarto de Danielle na faculdade. A USSF contratou a firma de advocacia Alston & Bird para apurar em uma investigação ainda em andamento.

Berhalter disse:Não há desculpas para minhas ações naquela noite“. Stewart, de 53 anos, jogou pela equipe dos EUA nas Copas do Mundo de 1994, 1998 e 2002 sendo contratado como primeiro gerente geral da equipe em junho de 2018 como parte de uma reorganização da gestão que se seguiu à falha dos americanos a se qualificarem para a Copa do Mundo de 2018. Stewart recomendou à diretoria em dezembro de 2018 que Berhalter fosse contratado como treinador.

 

 

Capa: USMNT Twitter

@celsoliveira_
@celsoliveira_https://34.193.4.119/
Celso Oliveira é correspondente do Los Angeles FC, na Califórnia e atual líder do projeto Territorio MLS. Fotos e videos pelos campos da Major League Soccer

Artigos Relacionados

Artigos Recentes