Sem grandes nomes que atuam no futebol europeu, comissão técnica interina tem como foco o recomeço e o processo para encontrar os melhores talentos que eventualmente disputarão a Copa do Mundo de 2026 em casa.
A seleção masculina dos EUA, o USMNT iniciará o ciclo da Copa do Mundo da FIFA 2026 contra a Sérvia na madrugada de quinta-feira, dia 25 de janeiro, jogando no BMO Stadium, casa do Los Angeles Football Club, o LAFC. O pontapé inicial para a partida está marcada para as 00h de Brasília.
https://www.instagram.com/p/Cn0yO9wLZPX/?igshid=NDk5N2NlZjQ=
OPORTUNIDADE PARA JOVENS TALENTOS
As vagas para os convocados para esta janela de janeiro do USMNT são tradicionalmente preenchidas com talentos em ascensão, que aparecem pela primeira vez com a equipe sênior e a equipe deste ano não é diferente. Onze jogadores foram convocados pela primeira vez para o USMNT para disputarem os jogos na Califórnia: o goleiro Roman Celentano, os zagueiros Julian Gressel, Jalen Neal, Sam Rogers e John Tolkin, os meio-campistas Paxten Aaronson, Aidan Morris e Alan Soñora, além dos atacantes Emmanuel Sabbi, Brandon Vazquez e Alejandro Zendejas.
Zendejas, jogador com dupla cidadania, disse que não fechou as portas para o México, apesar de ter aceitado a primeira convocação para a seleção masculina dos Estados Unidos este mês. O ala do Club America foi questionado sobre o quão aberto ele está para ser convocado para jogos oficiais do USMNT, ainda este ano.
“Estou curtindo o momento, estou curtindo o presente. Prefiro viver o dia a dia. Quando chegar o momento de escolher, ou o futuro, eu decido depois.”
Working toward Wednesday 🇺🇸 pic.twitter.com/NUcHg85Wd2
— U.S. Soccer Men's National Team (@USMNT) January 24, 2023
Cinco jogadores da seleção dos Estados Unidos que foram a Copa do Mundo da FIFA no Catar participarão dos jogos em janeiro: o meio-campista Kellyn Acosta (55 partidas) e Aaron Long (29 partidas), ambos do LAFC, os zagueiros Walker Zimmerman (37 partidas) do Nashville SC e o atacante Jesús Ferreira (16) do FC Dallas e o goleiro Sean Johnson (10).
Entre os nomes chamados que não foram ao Catar, o meio-campista Eryk Williamson retorna ao USMNT pela primeira vez desde a vitória na final da Copa Ouro da Concacaf contra o México em 1º de agosto de 2021 em Las Vegas e dever ser aproveitado pela comissão técnica durante o amistoso.
Paul Arriola, que ficou fora da Copa de 2022 apesar de ser uma constante na rotação de Berhalter nas eliminatórias, também volta a equipe.
A PARTIDA: EUA vs SÉRVIA
O USMNT e a Sérvia se enfrentarão pela quarta vez, com os EUA nunca vencendo a equipe europeia em três tentativas.
As nações se enfrentaram pela última vez para iniciar a programação da Seleção Americana de 2017 e acabaram registrando um empate sem gols no antigo Qualcomm Stadium, em San Diego.
O primeiro confronto entre as duas nações aconteceu nas Olimpíadas de 1956 em Sydney, onde os EUA caíram para a então Iugoslávia nas quartas de final, quando a nação dos Bálcãs levou para casa a medalha de prata. As equipes também se enfrentaram na Copa do Mundo FIFA de 1998, uma derrota por 1 a 0 dos EUA.
O USMNT encerrou o ciclo da Copa do Mundo da FIFA 2022 com um recorde de 2-4-2 contra adversários europeus, razão pela qual muitos torcedores não acreditavam que o técnico Gregg Berhalter deveria permanecer com a equipe.
(Capa: USMNT / Twitter)