A seleção americana de futebol finalizou o treinamento anual de janeiro em Los Angeles com um empate sem gols contra a Colômbia na noite de sábado.
A jovem seleção americana do técnico interino Anthony Hudson marcou apenas um gol em seus dois amistosos no sul da Califórnia nesta semana e acabou conquistando somente um empate contra a também desfigurada Colômbia na partida deste sábado a noite. Com o resultado, os Estados Unidos terminam o primeiro mês de preparação para a Copa do Mundo de 2026 com mais perguntas do que respostas em meio a plena reformulação de seu plantel e liderança.
Com as equipes europeias, não tendo que liberar os jogadores para essa janela de jogos, oito jogadores fizeram sua estreia nos Estados Unidos na noite de quarta-feira contra a Sérvia, o maior número em uma partida em mais de 30 anos e no jogo de sábado, 4 outros vestiram a camisa azul dos Estados Unidos pela primeira vez na carreira.
This brings us to a record 12 debuts during January camp: Aaronson, Jones, Gressel, Morris, Neal, Rogers, Sabbi, Slonina, Soñora, Tolkin, Vázquez & Zendejas
The previous high mark for debuts during matches prior to the start of the MLS season is 8, across 3 games in 2006. https://t.co/4ZoX5zp2bY
— U.S. Soccer Comms (@ussoccer_comms) January 29, 2023
Hudson recebeu elogios de seus jogadores na primeira semana de trabalho juntos desde que o veterano técnico assumiu o cargo de Gregg Berhalter, cujo contrato expirou no final do ano passado, mas não deve ficar no comando da equipe. Nomes como Jose Mourinho e Marcelo Bielsa circulam a Federação, mas nenhuma entrevista com nomes de tal porte foi confirmada. Berhalter, que levou os Estados Unidos às oitavas de final da Copa do Mundo no Catar, está sendo investigado pela Federação de Futebol dos Estados Unidos por um incidente de violência doméstica ocorrido no início dos anos 1990, e não está claro se ele tem chance de retomar o cargo ou até mesmo sua carreira.
Jogadores de Destaque
Sean Johnson – Toronto FC
O experiente goleiro, recém contratado para defender o Toronto FC na MLS em 2023, acabou tendo sua sexta partida sem sofrer gols pela Seleção, mas teve que fazer pouco durante o jogo para alcançar a marca, registrando somente uma defesa em 90 minutos.
Paxten Aaronson e John Tolkin
O meio-campista do Frankfurt, Paxten Aaronson, irmão de Brenden Aaronson, e o zagueiro do New York Red Bulls, John Tolkin, fizeram sua estreia nos Estados Unidos contra a Colômbia, enquanto Emmanuel Sabbi e Sam Rogers ainda estrearam como reservas no segundo tempo. Os dois jovens que foram titulares pela primeira vez são esperanças americanas para o próximo ciclo e devem ser chamados no futuro para compor o esquadrão do USMNT
Kellyn Acosta
Acosta, que atua pelo LAFC e foi ao Catar, ficou com a braçadeira de capitão da equipe e quase marcou a assistência da vitória em cobrança de falta nos momentos finais da partida.
Captain Kel ©@KellynAcosta wears the armband tonight for the first time in his #USMNT career. pic.twitter.com/9dsiHRjnPR
— U.S. Soccer Men's National Team (@USMNT) January 29, 2023
Chicho Arango & Cucho Hernández
Os atacantes que foram sensações durante a temporada da MLS marcando muitos gols tiveram atuações apagadas e não conseguiram driblar a experiente defesa composta pelos zagueiros Walker Zimmerman e Aaron Long.
🚨 TITULAR
Formación de la Selección Colombia para enfrentar a 🇺🇸 en amistoso internacional#TodosSomosColombia 🇨🇴 pic.twitter.com/jjwYWKvmhc
— Selección Colombia (@FCFSeleccionCol) January 28, 2023
FICHA TÉCNICA
GOLS:
Nenhum
ESCALAÇÕES:
Estados Unidos: 1. Johnson (GK) — 4. D. Jones, 3. Zimmerman (Neal, 70′), 15. Long (Rogers, 72′), 12. Tolkin (Gressel, 81′) — 19. Williamson (Sonora, 46′), 23. Acosta, 6. Aaronson — 13. Hoppe, 9. Ferreira (Vazquez, 63′), 7. Arriola (Sabbi, 66′).
Colômbia: 1. Montero (GK — Chunga, 46′) — 6. Mosquera, 3. Llinas, 5. A. Perez, 18. Fabra — 23. Borrero, 15. Velasquez, 21. Campuzano — 9. Arango (Cambindo, 46′), 14. C. Hernandez (Moreno, 69′), 7. Valoyes.
Capa: USMNT / Twitter