Ex-New York City, Santiago Rodríguez será novo reforço do Bahia, mais recente aquisição do Grupo City
Destaque no New York City FC nas últimas temporadas, o meia-atacante Santiago Rodríguez, está próximo de reforçar um clube brasileiro. Última aquisição do Grupo City, o Bahia deverá ser o destino de “Santi” que pertence ao Montevidéu City Torque e que não teve sua permanência assegurada pelo New York City para 2023.
No TMLS Scout desta semana, traremos uma análise sobre quais são as características do atacante uruguaio de 23 anos.
Como joga Santi Rodriguez:
Formado como um atacante de beirada, Santiago Rodríguez, começou a se destacar a partir do momento que passou a atuar mais como um segundo atacante – mesmo que iniciando em algumas partidas como extremo – busca sempre centralizar seja para gerar corredor livre para o lateral ou lançar passes em diagonal.
Com bom aproveitamento em 1×1, Rodríguez é um atleta que leva bastante perigo em jogadas individuais, seja para criar chances de finalização para si ou seus companheiros. Medindo 1,68cm e pesando 62kg, o atacante é um atleta esguio e que entrega bastante em mobilidade, podendo também ser letal em jogadas com campo aberto.
Outro ponto de destaque no jogo de Santi é sua capacidade de jogar a poucos toques, muitas vezes passando de primeira e se deslocando para o espaço, visando ser uma opção de jogadas de “1-2”.
Conforme mostra o mapa de assistências acima, o uruguaio é um atleta muito participativo em construção de jogadas. Não atoa somou 15 passes para gol em 2022 na MLS. Tendo o pé direito como dominante, Santi atua aberto na esquerda buscando sempre o centro de jogo, (seis assistências vindas do corredor central) fazendo a função de extremo de pé trocado.
Como Santi pode ajudar o Bahia
Destaque como ponta mais construtor, o urugauio chega ao time do Bahia com a missão de ajudar a abastecer o homem gol da equipe (Everaldo) agora comandada pelo português Renato Paiva. Com um volume alto de passes para gol, Santiago, ex-NYCFC, deverá ser o responsável por articular as jogadas do Tricolor de Aço no terço final.
O torcedor do Bahia deve esperar um atleta agudo, capaz de desequilibrar em 1×1, criativo, mas que não é um grande goleador. Santi Rodríguez se destaca mais por seus passes do que propriamente por ser um atacante de muitos gols.
(Capa: Reprodução/Instagram/Santiago Rodríguez)