O Columbus Crew enviou o capitão Jonathan Mensah ao San Jose Earthquakes em uma troca, confirmada pelo clube.
O jornalista Tom Bogert explicou os detalhes da transação, com o Black & Gold da capital de Ohio recebendo $ 100.000 garantidos em General Allocation Money, $ 100.000 garantidos em 2024 e até $ 300.000 condicionais em GAM caso certas métricas de desempenho forem alcançadas.
Mensah, que tem 32 anos, assinou contrato com o Crew em 2017 como Jogador Designado diante da equipe obter os discovery rights, ou direitos de descoberta do atleta. Mensah disputou 159 partidas pelo Crew, o ex-membro da Seleção Nacional de Gana registrou mais de 13.000 minutos na Major League Soccer, marcando sete gols e três assistências.
O capitão desempenhou um papel fundamental em sua sequência na Copa MLS de 2020, ajudando o Black & Gold a garantir a vitória por 1 a 0 sobre o New England Revolution nas finais da Conferência Leste, gol marcado pelo brasileiro Artur, que calmamente desviou de Matt Turner para marcar. Ele foi o jogador que levantou o troféu da MLS Cup para o clube quando Columbus derrotou o Seattle Sounders por 3 a 0 na final daquela temporada.
“Acima de tudo, queremos agradecer a Jonathan por suas contribuições ao Crew e à comunidade de Columbus dentro e fora do campo desde que ingressou no clube em 2017”, disse o presidente e gerente geral Tim Bezbatchenko no comunicado à imprensa anunciando a mudança. “Ele é realmente um profissional consumado, um grande companheiro de equipe e ainda melhor como pessoa. Jonathan sempre será uma parte importante da história do nosso clube, incluindo a conquista da MLS Cup 2020 juntos, e desejamos a ele e sua esposa Kafui tudo de bom no futuro.
A troca de Mensah sinaliza uma mudança grande desde a chegada do técnico Wilfried Nancy ao Crew, já que o ganês era peça-chave da equipe sob o comando dos ex-treinadores Gregg Berhalter e Caleb Porter.
Ao longo da pré-temporada, os jogadores foram avaliados para saber como se encaixam no novo estilo de jogo que o Black & Gold implantará sob o comando de Nancy. Isso incluiu toda a linha de fundo. Foi determinado, levando em consideração fatores como idade e salário, que Mensah é um jogador que Columbus poderia mover ao obter um retorno substancial.
“Esta foi certamente uma decisão difícil de tomar, pois avaliamos nosso elenco durante a pré-temporada rumo à campanha de 2023”, continuou Bezbatchenko. “Esta oportunidade materializou-se e sentimos que nos daria flexibilidade para promover jogadores de dentro do Clube e adicionar novos jogadores de fora, a curto e a longo prazo.”
Mensah se torna o terceiro jogador a deixar o time nesta entressafra, que foi um colaborador regular no ano passado. Os alas Pedro Santos e Derrick Etienne Jr. assinaram contratos de agente livre com o DC United e o Atlanta United, respectivamente. O brasileiro Artur também deixou a equipe rumo ao Houston para fazer o meio campo com Héctor Herrera.
Basta agora esperar para saber quem Nancy deve recomendar para suplantar as perdas da equipe antes da temporada de 2023.
Capa: Columbus Crew / Site