Depois de decepcionar na última temporada e pela primeira vez em sua história ficar fora dos playoffs da MLS, o Seattle Sounders buscará o retorno ao topo da Conferência Oeste
Neste sábado (18), o Seattle Sounders fez o último jogo-treino antes da estreia na temporada 2023 da MLS e venceu o Louisville City FC por 2 a 1, gols de Héber e Cristian Roldan. O time estreará na MLS no próximo domingo (26), no Lumen Field, contra o Colorado Rapids.
A última temporada foi a melhor e a pior da história da franquia de Seattle. No mesmo ano em que conquistou a CONCACAF Champions League (ConcaChampions), sendo o primeiro time da MLS a obter o feito, também ficou de fora dos playoffs da MLS pela primeira vez desde que adentrou a liga em 2009.
O elenco teve poucas mudanças em relação a 2022. Saíram apenas o centroavante Will Bruin e o lateral-esquerdo Jimmy Medranda. E se o clube foi econômico nas saídas, também foi nas chegadas. O atacante brasileiro Héber veio do New York City FC e o jovem Sota Kitahara foi promovido do Tacoma Defiance, o segundo time do Sounders e que disputa a MLS Next Pro.
O grande reforço para o time vem do próprio elenco. Após ter se machucado na final da ConcaChampions, o meio-campo João Paulo retorna ao time após diversos meses em recuperação. O brasileiro ainda não está 100%, como ele afirmou em episódio recente do SoundersCast, mas deve começar a temporada já como titular.
O time comandado pelo técnico Brian Schmetzer conta com uma defesa sólida, liderada pelo experiente goleiro Stefan Frei, o zagueiro colombiano Yeimar e o lateral-esquerdo Nouhou, que teve boa participação na última Copa do Mundo com a seleção de Camarões. A espinha-dorsal do time conta ainda com os experientes Nicolas Lodeiro, Raul Ruidiaz, Albert Rusnak, Jordan Morris, e Cristian Roldan. E essas são justamente as incógnitas desse time.
Nicolás Lodeiro
O meia-atacante uruguaio está em Seattle desde 2016 e provavelmente é o maior ídolo do clube. Depois de uma temporada 2021 onde esteve ausente de diversos jogos por conta de lesões, o experiente jogador de 33 anos teve uma boa temporada em 2022. Com sete gols e 11 assistências na MLS, o capitão do time foi o autor dos dois gols no primeiro jogo da final da ConcaChampions que empatou a decisão em território mexicano após estar perdendo por 2 a 0. Alguns torcedores já cravam que o tempo de Lodeiro no clube já passou. Resta saber se Nico ainda tem gasolina no tanque para liderar esse time novamente aos playoffs e novas conquistas.
Raúl Ruidíaz
O centroavante peruano de 32 anos teve um ano de 2022 para se esquecer. Um dos mais queridos entre os torcedores, o atacante conviveu com diversas lesões durante a última temporada, sendo a última pela seleção do Peru, no primeiro jogo após o seu retorno depois de ter sido preterido pelo antigo treinador nas eliminatórias. No clube desde 2018, o faro de artilheiro é marca principal de Raúl. Com exceção da última temporada, o peruano sempre esteve na briga pela chuteira de ouro da competição, mas resta saber se ele conseguirá se livrar das lesões e voltar a fazer a diferença para o Rave Green.
Albert Rusnák
O meio-campista tcheco de 28 anos chegou a Seattle na última temporada como o grande reforço da equipe depois de cinco anos pelo Real Salt Lake. Entretanto, Albert parece não ter se encaixado muito bem no esquema de Brian Schmetzer. Jogando mais longe do gol e com mais responsabilidades defensivas, o terceiro Designated Player (DP) da equipe não correspondeu às grandes expectativas dos torcedores especialmente no que tange a quantidade de gols ou assistências. Perguntado ao final da última temporada como ele avaliava sua primeira temporada com o time, ele respondeu com um “foi OK”. Entretanto para um DP, espera-se muito mais do que um futebol na média. Será que ele conseguirá finalmente deslanchar na equipe neste ano?
Jordan Morris
O atacante prata-da-casa de 28 anos retornou ao time na última temporada depois de ter perdido a temporada de 2021 devido a lesão no joelho sofrida ainda estava emprestado ao Swansea, que na época disputava a Premier League, da Inglaterra. Morris teve o contrato renovado no início deste ano, após ter participado da campanha da seleção dos Estados Unidos na última Copa do Mundo. Jordan não teve bons números na parte final da temporada 2022, com apenas quatro assistências e sete gols, sendo o último marcado num longínquo 19 de agosto contra o LA Galaxy. O desempenho de Morris é mais uma das perguntas em aberto que podem determinar o sucesso ou fracasso desse time.
Cristian Roldan
O meio-campista de 28 anos, que também teve seu contrato renovado recentemente, é a última incognita na equação que Brian Schmetzer tenta resolver.
No último ano, Cristian assumiu de vez a condição de ponta-direita no esquema do treinador. A dobradinha com o seu irmão Alex, que outrora era mortífera, se tornou fácil de se anular, como o próprio treinador reconheceu recentemente. O incansável jogador sofreu com uma lesão no ano passado que por pouco não impactou na sua ida para a Copa do Mundo pela seleção dos Estados Unidos. Resta saber se Cristian retornará ao nível que já apresentou e se o lado direito do ataque de Schmetzer será novamente efetivo como já foi num passado recente.
O que o torcedor pode esperar do Seattle Sounders em 2023?
O time é comandado por um treinador muito experiente e acostumado a vitórias e conquistas. O Seattle conta com jogadores que já provaram seu valor na liga e que podem entregar gols e bons jogos. O elenco tem ainda jogadores como o artilheiro Fredy Montero e os brasileiros Leo Chú e Heber no banco, além de diversos jovens e bons jogadores como Danny Leyva, Josh Atencio e Obed Vargas. A grande equação que o professor Schmetzer terá para resolver é como colocar todos esses jogadores em campo e fazê-los render todo o seu potencial.
(Capa: Jane Gershovich / Sounders FC Communications)