Acabar com um jejum que já vem desde 1996. Este é o pensamento do New York Red Bulls que, apesar de ser um dos clubes fundadores da Major League Soccer, ainda não conseguiu vencer uma MLS Cup.
É verdade que os Touros Vermelhos somam três Supporters Shield (equipe que mais somou pontos durante a temporada regular), além de uma derrota na MLS Cup para o Columbus Crew, em 2008. Entretanto, o clube se vê cada vez mais pressionado pela sua torcida para acabar com o jejum, principalmente após o título do arquirrival New York City, em 2021.
Campanha em 2022
O New York Red Bulls surpreendeu de certa forma em 2022. Bastante competitivo quando atuava em casa, a equipe colecionou nove vitórias longe de casa, mas acabava falhando diante de seus torcedores e só venceu seis partidas na Red Bull Arena.
O clube comandado pelo técnico Gerhard Struber terminou a fase regular da liga na quarta colocação da Conferência Leste mesmo sem fazer grandes investimentos, exceto na aquisição do meia-atacante brasileiro Luquinhas.
Leia mais: Confira a Prévia da Temporada do New York City
No mata-mata da MLS, a equipe acabou eliminada na primeira fase dos playoffs ao cair para o FC Cincinnati, em casa.
Como vem em 2023
Se em 2022 o clube não tinha grandes expectativas, a situação mudou em 2023. A diretoria comandados por Jochen Schneider trabalhou para assegurar a permanência dos destaques da equipe e ainda gastou na aquisição de reforços. Schneider, que assumiu a diretoria esportiva do clube em outubro, prometeu (e cumpriu) contratar jogadores para qualificar ainda mais o grupo do técnico Gerhard Struber.
O lateral Kyle Duncan e o atacante brasileiro Elias Manoel, que estavam em situação de empréstimo no ano passado, assinaram vínculos mais longos. Do futebol universitário, os Red Bulls buscaram o meio-campista Peter Stroud, da Universidade de Duke e apontado como um jogador de grande futuro.
Outro destaque foi a contratação do atacante Cory Burke, que estava no Philadelphia Union. Burke é considerado um dos melhores atacantes da liga quando acionado já próximo ao final das partidas por conta de sua força física.
Entretanto, foi da Bélgica que veio a aquisição que fez com que os torcedores do New York Red Bulls fossem até o aeroporto de Newark: Dante Vanzeir, do Union SG, clube da primeira divisão belga.
Aos 24 anos, o atacante custou cerca de $5 milhões de dólares para os Touros Vermelhos. Versátil, Vanzeir pode atuar pelos lados do campo ou como referência na área e já chegou a ser convocado pela Bélgica.
Se Gerhard Struber conta com muitas opções para montar seu meio e o ataque, a dúvida do New York Red Bulls está em seu setor defensivo. Sem o zagueiro Aaron Long, que era o capitão da equipe e se transferiu para o LAFC após optar por não renovar seu contrato com o clube, o New York Red Bulls aposta na solução caseira.
Sean Nealis assumiu a braçadeira de capitão e fará a dupla de zaga com o colombiano Andrés Reyes. Como opções no banco de reservas, Struber conta com Hassan Ndam e Matt Nocita, jogadores com pouca experiência no primeiro time do clube.
Demais destaques
Carlos Coronel
O goleiro brasileiro de 26 anos vai para sua terceira temporada no New York Red Bulls. Titular incontestável, Coronel soma 22 clean sheets pelo clube e é um dos homens de confiança de Gerhard Struber. Coronel teve proposta do Strum Graz, da Áustria, mas sua negociação não resultou em uma mudança de lar.
Lewis Morgan
O atacante escocês foi o jogador mais efetivo da equipe em 2022, com 15 gols marcados e três assistências. Com a chegada de Dante Vanzeir, Morgan deverá ter mais ajuda na criação de jogadas e espera-se que se desempenho em campo seja ainda melhor.
Elias Manoel
O ex-atacante do Grêmio chegou já com a temporada caminhando para seu final e mostrou bom desempenho em campo. Com dois gols e uma assistência em sete jogos, Elias convenceu a diretoria do New York Red Bulls a gastar cerca de um milhão de dólares na aquisição de seus direitos federativos. Com um contrato longo e uma pré-temporada completa, Elias tem como meta marcar 15 gols em 2023.
Luquinhas
O brasiliense de 26 anos vai para sua segunda temporada no clube. Luquinhas custou cerca de três milhões e meio de dólares pagos pelo New York Red Bulls ao Legia Varsóvia. Em 2022, o brasileiro começou a temporada de forma muito positiva, marcou sete vezes e distribuiu nove assistências em 35 jogos no total pela equipe. Caiu de rendimento no segundo semestre do ano passado.
(Capa: Reprodução/Twitter/New York Red Bulls)