Novo modelo de Mundial a ser disputado anualmente reunirá campeões continentais.
Reunidos em Kigali, capital de Ruanda, na África, o conselho da FIFA analisou um novo formato de torneio para ser disputado entre os campeões continentais. Diferente do modelo atual, o país sede não terá representante e apenas as fases finais serão em local único, ou seja, as etapas preliminares ocorrerão nos países dos clubes envolvidos.
A partir desta quinta-feira (16), a FIFA iniciará o congresso geral da entidade onde confirmará a reeleição do atual presidente Gianni Infantino até o ano de 2027. Esperamos ter mais novidades antes do término do evento, com a possível confirmação do novo formato do Mundial para o ano de 2024. O Mundial de Clubes de 2023, ainda no formato atual, com sete participantes é tem previsão de ser realizado na Arábia Saudita, em dezembro.
O modelo analisado
Campeão da Libertadores x Campeão da Champions da Concacaf (Américas do Norte e Central)
Triangular entre os campeões da Champions da África, Champions da Ásia, e da Oceania
Os vencedores das partidas preliminares se enfrentam para decidir quem encara o campeão da Uefa Champions League
Leia mais: Austin FC dá vexame na Concachampions
Conclusão
Com a supremacia brasileira na Libertadores da América e o abismo financeiro entre os clubes do Brasil com o restante da América do Sul, a possibilidade de titulos só cresce.
Por outro lado, a MLS vem tendo um crescimento contínuo em todos os setores em relação à Liga MX, podendo assim ter mais campeões em um futuro próximo. Desta forma, poderemos ter confrontos diretos entre os clubes da Major League Soccer com times brasileiros anualmente, de forma competitiva e não apenas em torneios de pré-temporada com participações das agremiações dos dos países.
Se fosse hoje, quem vocês acreditariam que seriam favoritos a passarem de fase? Clubes brasileiros ou da MLS?
(Capa: Reprodução/Twitter/FIFA)