A seleção canadense chegou com pinta de zebra para a competição, mas foi rapidamente retirada de contexto pela Croácia, carrasca do Brasil e o Marrocos, queridinhos da competição.
A equipa canadense volta aos campos neste fim de semana em jogo válido pela Liga das Nações em partida contra Curaçao. O Canadá é segundo no grupo, mas com um jogo a menos que Honduras, com 6 pontos. Esse é o primeiro confronto de importância para a seleção canadense desde sua eliminação da Copa em 2022, após três jogos e três derrotas sucessivas.
O Canadá tinha chegado como uma das grandes surpresas para o Mundial de 2022, tendo em conta que tinha assumido a liderança na qualificação da Concacaf, demonstrando um jogo vertical onde os seus jovens talentos, liderados por seus atacantes eletrizantes, onde se destacavam em cada partida das eliminatórias. Apesar destes grandes desempenhos, com o passar dos compromissos no Catar, o jogo canadense desvaneceu-se gradualmente, causado em parte pela sua falta de experiência.
Os dirigidos por John Herdman terminaram a sua participação neste campeonato do mundo sendo o último do seu grupo, um aspecto que gerou muita desilusão em todos os seus fãs. As suas três derrotas consecutivas e sete gols tornaram-nas numa das piores equipas deste Mundial.
Além destes maus resultados, a sua falta de força ofensiva foram peça-chave para finalizar a sua eliminação, uma vez que os norte americanos apenas marcaram dois gols durante a fase de grupos. Foi algo que o técnico assistente do LAFC, Marc dos Santos, comentou ao TMLS semanas antes da Copa começar: Marc, um dos pioneiros do futebol canadense, com passagens pelo futebol europeu e pelo Palmeiras, previu o fracasso canadense na Copa, diante do grupo complicado que reunia grandes potências do futebol europeu e africano.
De qualquer forma, foi uma jornada especial. Os Reds não apareciam nas finais do Campeonato do Mundo desde 1986. Desta vez, subiram à fase de qualificação rapidamente e terminaram no topo do octogonal da Concacaf. Os canadenses pareceram ter muita fome de bola em seu rumo ao Catar, mas não demonstraram a calma necessária sob a imensa pressão do mundial. No final da competição, um resultado aquém das expectativas formadas meses antes e durante as eliminatórias.
Seleção Canadense: O maior fracasso na Copa do Catar em 2022?
O Canadá foi não só a maior desilusão do Campeonato do Mundo na CONCACAF, mas uma das maiores de toda a competição. Uma derrota inaugural frente à Bélgica por 1-0 deixou muita esperança no coração de muitos, já que o Canadá dominou a maioria do jogo e fez com que uma equipa experiente e de alta qualidade como a Bélgica parecesse, por vezes, tonta.
Mantiveram um nível de consistência elevado contra uma das melhores equipas do mundo. Depois disso, esperava-se que fizessem coisas importantes nos dois jogos disputados. Após levar uma vantagem de 1-0 sobre a Croácia, o seu mundo rapidamente desmoronou, permitindo quatro gols no resto da partida e perdendo o jogo por um placar final de 4-1.
Foi impensável depois do que vimos no primeiro combate. Por fim, a derrota por 2-1 em Marrocos, ontem, com o goleiro Borjan tomando o primeiro gol logo aos 4 minutos de ação, aliado à ineficácia do Canadá, apenas confirmaram que uma equipa inexperiente e pouco testada fosse eliminada em primeira mão. Não é essa a equipa que vimos nas eliminatórias. Mortos em último no grupo, sem um único ponto.
Os jogadores de destaque para o Canadá:
Alphonso Davies (FW) – Bayern Munique (ALE)
Cyle Larin (FW) – Real Valladolid (ESP)
Jonathan David (FW) – Lille (FRA)
Capa: Canada Soccer