Orlando City é o atual campeão da US Open Cup, a tradicional e centenária Copa dos Estados Unidos
Nesta terça-feira (21) será dado o pontapé inicial para a disputa da US Open Cup, a Copa dos Estados Unidos, segunda competição de futebol mais antiga ainda em atividade, perdendo apenas para a FA Cup na Inglaterra.
Fundada em 1914, essa será a edição de número 108 da Copa dos Estados Unidos. Em um país onde as ligas são fechadas e não “se conversam”, a US Open Cup é a única oportunidade de vermos equipes de todos as ligas profissionais e semi-profissionais dos Estados Unidos duelando.
REGULAMENTO
Em 2023, a US Open Cup terá 100 equipes disputando o troféu, recorde absoluto na era moderna. O formato de disputa se mantém o mesmo de anos anteriores e é bem simples;
Na primeira rodada, disputada entre a terça (21) e quinta (23) de março, as equipes amadoras e semi-profissionais entram em campo em jogo único. Os confrontos foram definidos por proximidade geográfica e o mando de campo sorteado. Aliás, toda a competição será jogada em partida única, seguindo o modelo de playoffs da MLS e da Copa do Mundo.
Na primeira semana de abril, as equipes profissionais da terceira e da segunda divisão (NISA, USL1 e USLC) estreiam para enfrentar os vencedores da primeira rodada. Os cruzamentos já foram pré-definidos, mantendo o critério de proximidade geográfica.
As equipes da MLS que não disputaram a CONCACAF Champions League e que não foram tão longe na temporada 2022 entram na US Open Cup apenas na terceira rodada, no final do mês de abril. 18 ao total. As oito restantes jogam apenas no início de maio.
A grande decisão da Copa dos Estados Unidos será no 27 de setembro. O atual campeão é o Orlando City, que venceu o Sacramento Republic, da USL Championship, na decisão.
US OPEN CUP EM 2022
Como já dito, o Orlando City se sagrou campeão após vencer a surpresa da Copa, o Sacramento Republic, da USL Championship, que eliminou equipes como Sporting Kansas City na semifinal e LA Galaxy nas quartas, se credenciando para a decisão.
Outra equipe que fez campanha histórica foi o Union Omaha, da USL1 (terceira divisão). O time do Nebraska bateu o Minnesota United nas oitavas e fez as quartas contra o Sporting Kansas City, quando acabou eliminado.
POLÊMICA
O Pittsburgh Riverhounds (segunda divisão) está automaticamente classificado para a terceira fase por conta da desistência do Rochester NYFC as vésperas do início da competição.
O clube que disputava a MLS Next PRO e era o único representante da liga na US Open Cup (por ser o único independente) alegou não ter condições financeiras de disputar a temporada e fechou as portas, tornando assim impossível que a organização da Copa convidasse uma outra equipe para preencher a vaga a tempo.
Dessa forma, na era moderna da US Open Cup (1995 em diante), o Rochester NYFC se tornou o primeiro clube profissional a desistir da competição.
RECORDES
- A edição de 2023 terá o maior número de participantes na era moderna (a partir de 1995), com 100 equipes buscando o troféu
- Os maiores campeões ainda são Bethlehem Steel e Maccabee Los Angeles, com cinco titulos cada. As duas equipes já não existem mais
- Entre os profissionais, os maiores vencedores são Chicago Fire, Seattle Sounders e Sporting Kansas City, cada um com quatro títulos
- O estado que mais teve campeões foi Nova York, com 26 conquistas. A Califórnia vem em segundo com 15
- O ex-jogador do Philadelphia Union, Sébastien Le Toux é o maior artilheiro da era moderna, anotando 16 gols
O “INTRUSO”
Desde o início da era moderna (1995), apenas uma equipe de fora da MLS venceu a Copa: O Rochester Rhinos, na temporada de 1999. Os Rhinos, na ocasião, venceram o Colorado Rapids por 2-0.
Em 2017, o Rhinos, então na USL Championship, anunciaram que entrariam em uma pausa estratégica para reorganizar o clube.
Em 2021, a equipe foi rebatizada como Rochester NYFC, ganhou Jamie Vardi como um dos acionistas e deixou a USL para se juntar a nova MLS Next Pro. Um ano após o rebranding, o clube novamente encerrou as operações.
DATAS
- Primeira rodada (28 equipes amadoras e semi-profissionais) – 21-23 de março
- Segunda rodada (Vencedores da R1 + 22 equipes de terceira divisão + 24 equipes de segunda divisão) – 4-6 de abril
- Terceira rodada (Vencedores da R2 + 18 equipes da MLS) – 25 e 26 de abril
- Quarta rodada (Vencedores da R3 + 8 equipes da MLS) – 9 e 10 de maio
- Oitavas de final – 23 e 24 de maio
- Quartas de final – 6 e 7 de junho
- Semifinal – 23 de agosto
- Final – 27 de setembro
PRIMEIRA RODADA
21 de março
West Chester United x Ocean City Nor’easters
22 de março
El Farolito x Inter San Francisco
Appalachian FC x North Carolina Fusion
Manhattan SC x FC Motown
Club de Lyon II x NONA FC
Chicago House x Bavarian United
Tulsa Athletic x Brazos Valley
UDA Soccer x Park City Red Wolves
Project 510 x Crossfire Redmond
Ventura County Fusion x Capo FC
23 de março
Cleveland SC x Lionsbridge FC
Jacksonville Armada x Miami United
Hartford City x Lansdowne Yonkers
ONDE ASSISTIR A US OPEN CUP?
As primeiras três rodadas da Copa terão transmissão no YouTube pelo canal Bleacher Report. No entanto, a empres não fará o streaming de todas as partidas. Os jogos que não tiverem transmissão oficial poderão ser transmistidos pelo clube mandante.
Os direitos da competição pertecem a Warner, dona de marcas como TNT e HBO. Porém, ainda não se sabe se as fases mais agudas da US Open Cup serão transmitidas por uma das plataformas do grupo.
No Brasil, a reportagem do Território MLS apurou que, dentro da TNT Sports/HBO, não se fala sobre a possibilidade da transmissão da competição, que deve ficar mais uma vez fora da grade de TV do Brasil.
A COBERTURA COMPLETA da US Open Cup, com correspondentes nos estádios, você terá aqui, no Território MLS.