A lista dos maiores artilheiros brasileiros conta com nomes jovens, ex-Bola de Ouro e jogadores poucos conhecidos por parte do torcedor brasileiro
A Major League Soccer vem sendo o destino de jogadores brasileiros, sejam eles jovens saindo das categorias de base do Brasil ou até mesmo atletas já experientes voltando do futebol europeu, asiático e afins buscando uma última chance na carreira em uma liga estruturada e que pague bem.
O Território MLS decidiu separar uma lista com os brasileiros que mais marcaram gols na MLS, o primeiro da lista vai te surpreender.
Rodrigo Faria
Rodrigo Faria despontou na MLS como um talento a ser observado mas que acabou encurtando sua carreira para ajudar a família em seus negócios. Com passagens por MetroStars (atual New York Red Bulls), Chicago Fire e San Jose Earthquakes onde foi campeão da MLS Cup. Rodrigo chegou a ser eleito melhor jovem da MLS na temporada 2001 e apesar da sua curta carreira, com seus 24 gols marcados ocupa a sexta posição da lista.
Leia mais: Jovem ex-Cruzeiro ganha espaço no FC Dallas
Kaká
Único jogador vencedor da Bola de Ouro a atuar na MLS, o meio-campo Kaká ocupa também a sexta posição da lista. Kaká atuou por apenas três temporadas mas ainda assim teve um grande impacto na liga, o brasileiro Bola de Ouro 2007, soma 46 participações em gols em 75 jogos, sendo 24 gols e 22 assistências.
Felipe Martins
Na sequência, temos o experiente Felipe Martins, atualmente no Orlando City, com 26 gols marcados. Felipe é o brasileiro com mais partidas disputadas na MLS e já soma passagens por times como: Montreal Impact, New York Red Bulls, Vancouver Whitecaps FC, D.C. United e Austin FC. Conquistou o Supporters’ Shield 2015 com o New York Red Bulls e também foi bi-campeão da Canadian Championship (2013 e 2014) com o Montreal.
Fique por dentro! Confira como foi a passagem de Alexandre Pato pelo Orlando City
Brenner
Com apenas três anos de MLS, o jovem atacante Brenner já ocupa a quarta colocação do ranking com 27 gols marcados. Já vendido pelo FC Cincinnati ao Udinense/ITA, Brenner deve ficar na liga até o meio desse ano quando reabre a janela de transferências. Cabe ressaltar que 18 dos 27 gols de Brenner foram marcados na temporada 2022.
Camilo Sanvezzo
Na terceira colocação temos o atacante Camilo Sanvezzo, atualmente no Toluca/MEX, mas que foi muito feliz durante sua passagem pelo Vancouver Whitecaps, apesar de não ter conquistado nenhum título com os canadenses, Camilo foi jogador do ano na equipe em 2011 e 2013, e também foi o artilheiro da MLS em 2013. Jogando apenas pelo Whitecaps na MLS, Camilo soma 39 gols.
Luciano Emílio
Um dos brasileiros mais condecorados na MLS, Luciano Emílio ocupa a segunda posição no ranking com 41 gols marcados. Atuando apenas pelo D.C United, Luciano foi Supporter’s Shield 2007 e US Open Cup 2008, sendo 2007 sua melhor temporada na liga, onde o brasileiro conquistou os prêmios de : MVP, Chuteira de Ouro, Newcomer of the Year além de figurar no time ideal da temporada 2007.
Wélton Araújo
Sem muito reconhecimento no futebol brasileiro, mas com passagens por grandes clubes como Fluminense e Flamengo, Wélton Araújo é o brasileiro com mais gols marcados na MLS, são 43 tentos anotados pelo atacante que defendeu as cores do New England Revolution, LA Galaxy, Miami Fusion, Pittsburgh e Seattle Sounders. Cabe ressaltar que Wélton foi o primeiro brasileiro a atuar na MLS.
(Capa: Reprodução/Twitter/Orlando City)