Fora dos holofotes europeus, poderia Lionel Messi trazer o prêmio máximo do futebol para os Estados Unidos em 2023? Relembre os números e títulos do argentino nessa temporada
Um fato inédito na história da Major League Soccer pode acontecer nesta temporada, após o anúncio da contratação de Lionel Messi por parte do Inter Miami levou muitos fãs do futebol a se questionar se o argentino vestindo as cores da franquia de Miami será eleito o Bola de Ouro em 2023, isso um ano após o craque ficar fora da disputa em 2022 fato inédito desde 2005, com o argentino ficando fora da lista de 30 indicados.
Na temporada 2022/23, Messi marcou 38 gols e distribuiu incríveis 25 assistências, somando assim 63 participações em gols pelo PSG e a seleção Argentina, a temporada do argentino teve seu ápice com a conquista da Copa do Mundo do Catar e foi complementada com os títulos da Supercopa da França e Ligue 1, mesmo ficando distante da conquista da UEFA Champions League o argentino que já conta com muitos votos automáticos leva muitos a crer que será novamente eleito ao bola de ouro da temporada.
Uma exibição de gala do argentino lhe rendeu a quebra de 12 recordes no mundial:
Mais partidas em Copas: 26
Mais participações em gols: 23 (13 gols e 9 assistências)
Mais minutos: 2.314
Mais jogos como capitão: 20
Mais vezes eleito o melhor da partida: 11 (desde 2002)
Mais velho a marcal gol e dar assistência: 35 anos, 5 meses e 19 dias
Mais velho a ganhar a bola de ouro na Copa
Mais jogos marcando gol: 11 (ao lado do alemão Klose)
Único a vencer duas bolas de ouro
Único a fazer gol em todas as fases da Copa
Único a dar assistências em 5 copas
Maior intervalo entre o 1º e o último gol em Copas: 16 anos, 5 meses e 20 dias
Veja também: De volta à MLS! Tata Martino é anunciado como treinador do Inter Miami CF
Já o ano de 2023 foi abaixo das expectativas, fora da Liga dos Campeões, o nível do craque argentino caiu e após algumas divergências com a diretoria do PSG acabou sua passagem pelo clube francês com um gancho duas semanas de suspensão após não se reapresentar na data estipulada pelo clube. A briga será forte com Messi vendo o cometa Haaland vindo em sua direção após o título da Champions, e uma temporada esplendorosa com 52 gols em 55 jogos, 9 assistências e a tríplice coroa inglesa (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League), além de ser o Artilheiro da Premier League e da Champions League.
A France Football, responsável pelo prêmio da Bola de Ouro, marcou a entrega do prêmio para o dia 30 de outubro, no Teatro de Châtelet, em Paris.
(Capa: Reprodução/AFA)