No universo do futebol, cada jogador carrega consigo uma memória única, repleta de desafios e reviravoltas. João Morelli, atacante de 27 anos, é um exemplo perfeito dessa jornada. Nascido no Brasil, ele está atualmente escrevendo sua história no Halifax Wanderers, na Canadian Premier League (CPL), e sonha com uma chance na Seleção do Canadá.
A trajetória de Morelli, no entanto, é uma viagem emocionante. Seu percurso começou nas categorias de base do Ituano, no Brasil, onde ele desenvolveu se formou como atleta, mas a grande virada aconteceu quando ele teve a oportunidade de se juntar ao Middlesbrough, da Inglaterra, onde passou mais de três anos desafiando-se em um cenário futebolístico estrangeiro.
Porém, como muitos jovens talentos que deixam sua terra natal em busca de sucesso, ele enfrentou dificuldades, incluindo problemas de saúde mental, que o levaram de volta ao Brasil. “Era muito novo e não tinha uma relação legal com o pessoal da Inglaterra, sofri muito sozinho, tive alguns problemas com depressão e voltei para o Brasil para me tratar”, relembra Morelli.
Sua jornada ainda o levou à Estônia, onde ele brilhou como jogador do Levadia Tallinn em 2017 e 2019. Durante sua passagem por lá, foram 56 partidas e 27 gols. “Minha passagem na Estônia foi muito positiva, fiz bastante gols e assistências, e joguei pré Europa League, nível bem legal. Mas queria evoluir, por isso busquei outros ares”, detalha o jogador.
Leia mais: Conheça o brasileiro que acompanhou o começo do astro canadense Alphonso Davies
O ano de 2020 marcou uma virada significativa na carreira do atacante, quando ele se juntou ao Halifax e ingressou na Canadian Premier League. Desde então, ele tem testemunhado a evolução da liga e acredita que o nível de competição é muito mais alto do que muitos imaginam. “A liga já evoluiu muito. Se tivesse o mesmo dinheiro que MLS, não estaria tão longe assim”, pontua.
Vida em Halifax e Seleção do Canadá
Para quem nunca ouviu falar, Halifax é considerada uma cidade de médio porte no Canadá, localizada na província de Nova Scotia, com aproximadamente 450 mil habitantes. “A vida aqui é bem legal. É uma cidade pequena, mas com muita coisa para fazer e conhecer. Na verdade, o Canadá inteiro é bem legal e um ótimo lugar para se viver”, opina o jogador.
Quanto a possibilidade de adquirir a cidadania canadense, Morelli reconhece que o processo é burocrático e vê com bons olhos o tema “Seleção”. “Se pintar a chance de cidadania, claro que vou tentar e, claro, com a intenção de jogar na Seleção. De mesma forma que penso em jogar no Brasil. Seria interessante, agora que tenho filho e esposa. Ficar próximo da família”, concluiu.
Números de Morelli no Halifax
Jogos: 41
Gols: 24