Restam apenas três jogos para a definição dos classificados para os playoffs das conferencias leste e oeste da Major League Soccer (MLS). Porém, o que parecia encaminhado, se tornou um tanto quanto preocupante para o Vancouver Whitecaps, sobretudo, após o empate em 2 a 2 com DC United, no BC Place.
O resultado da partida deixou o time canadense na sexta colocação, mas sem a gordura que tinha acumulado até o confronto contra o Toronto há quatro rodadas. Àquela altura, a equipe de Vanni Sartini chegou perto da vice-liderança, porém, desde então, não vence: foram duas derrotas e dois empates.
Leia mais: Confira a classificação da MLS
Leia mais: Veja todas as notícias do Vancouver Whitecaps
Agora, a situação ficou mais delicada, principalmente, por duas razões: a primeira delas é que a diferença de pontuação do Whitecaps para os adversários direto pela vaga diminuiu consideravelmente. O nono colocado, o FC Dallas, tem 41. O oitavo, San José, 42. Portland, sétimo, tem 43, o mesmo número do Vancouver e Real Salt Lake.
A segunda e difícil missão são os próximos compromissos: os três primeiros colocados da conferência. O Whitecaps tem pela frente o St Louis City, líder absoluto, na quarta-feira, dia 4, ainda em casa. Depois, pega o Seattle fora de casa. E encerra a primeira fase contra o LAFC. São nove pontos e o ideal seria conquistar pelo menos quatro para assegurar a vaga.
Na ultima coletiva de imprensa, após o empate contra o DC, Sartini se mostrou confiante. “Nosso principal objetivo é a vaga nos playoffs”, reiterou. De fato, o time ainda só depende de si, mas poderia estar com a situação bem mais tranquila caso não tivesse tropeçado em alguns jogos, a exemplo do empate contra o lanterna Colorado Rapids.