Meia paraguaio se junta ao Inter Miami de Lionel Messi e companhia após passagem apagada no Brasil
O Inter Miami anunciou nesta última terça-feira (23), a contratação do meia paraguaio Matias Rojas, de 28 anos. Os Rosados assinaram com o jogador até o final da temporada 2024, com opção de renovação para 2025 e 2026.
No último final de semana, o paraguaio já havia sido fotografo no Chase Stadium com o uniforme do time, durante o jogo contra o Nashville, pela 10ª semana da Major League Soccer (MLS).
Rojas é meia-armador e fez sucesso na América do Sul com a camisa do Racing, da Argentina, por lá, era protagonista do time e deixou Avellaneda para se juntar ao Corinthians, de graça.
Pouco sucesso e saída polêmica
Porém, no Brasil, Rojas teve diversas dificuldades para manter a boa fase, além dos poucos jogos, as seguintes lesões atrapalharam o seu desenvolvimento no Timão. Até por isso, quando esteve em campo, viveu poucos momentos de brilho.
O insucesso nos gramados se somou a pressão da torcida e a atrasos no pagamento dos direitos de imagem do jogador. No 1° momento, a diretoria do Corinthians conseguiu reverter as insatisfações do staff de Rojas, mas em novo imbróglio financeiro, o paraguaio solicitou a rescisão contratual com o clube.
Atualmente, o caso está sendo tratado pela FIFA, e Matias Rojas cobra do Corinthians todos os seus salários e outros encargos previstos até o final do contrato com o Alvinegro, o que leva a quantia superior a U$8 milhões ou R$40 milhões de reais.
Após o anúncio do Inter Miami, a equipe brasileira retirou os dados de Rojas do site oficial. Em casos similares, a FIFA permite que o jogador se transfira para outro time, para então determinar se a rescisão foi adequada ou não. Legalmente, Rojas tinha permissão para fechar com outra equipe a partir do momento que intimou o Corinthians do processo.
A sentença da FIFA sobre o caso deve ser publicada entre maio e junho, e o Timão se manifestou sobre o assunto via nota oficial, confira:
“A FIFA concedeu a liberação a Matías Rojas para exercer sua atividade profissional, garantindo apenas o direito ao trabalho. Em relação aos eventuais valores que possam ser devidos, o caso ainda depende de decisão arbitral da FIFA.”
O Inter Miami pode ser punido?
É bom destacar que um dos motivos para o anúncio de Matias Rojas pelo Inter Miami é que o departamento jurídico dos Rosados estava analisando o caso e os riscos para o clube norte-americano.
De maneira simples, o Inter Miami tem consciência da disputa do jogador com o ex-clube, mas caso Matias Rojas perca a ação na FIFA, os Rosados precisarão contribuir na indenização para o Corinthians. Inclusive, a entidade máxima do futebol notificou o time da Flórida solicitando um posicionamento no processo.