A mudança foi anunciada pela entidade a pouco menos de um mês da competição e dará aos clubes que disputarão a Copa América o direito a uma substituição extra.
Faltando pouco menos de um mês para o início da Copa América, a CONMEBOL anunciou uma mudança importante, que deve ser de extrema importância para a competição. A entidade adotará o uso do cartão rosa na Copa América 2024.
Como funcionará o cartão rosa na Copa América 2024?
O uso do cartão rosa será para situações de alteração de jogadores após suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral. Todas as equipes seguirão tendo as cinco mexidas habituais, porém em caso de necessidade será acionado o uso do cartão rosa que daria uma substituição extra para retirar atletas que estejam com suspeita de concussão.
LEIA AINDA: Seleção do México anuncia convocados para a Copa América 2024
A regra já foi utilizada no Campeonato Brasileiro, por exemplo, nos jogos da primeira rodada da competição entre: Vasco x Grêmio, Cruzeiro x Botafogo e Atlético-GO x Flamengo.
No futebol brasileiro o cartão usado para esse tipo de situação é um cartão vermelho que fica com a equipe médica dos clubes que em caso de uso, é entregue a equipe de arbitragem após identificar os sintomas no atleta. Ao fim do jogo é necessário que a equipe médica preencha um relatório detalhando os sintomas identificados e também o tratamento utilizado.