Goleiro sérvio vem se destacando nos Blues com atuações consistentes e ganhou moral com Pochettino
Dentre todos os problemas do Chelsea na temporada 2023/24, a posição de goleiro é um caso resolvido, já que Djordje Petrovic assumiu a titularidade nos Blues e vem se destacando na equipe.
Petrovic tem 24 anos, 1,94m e foi contratado junto ao New England Revolution, por U$17.5 milhões, com metas que podem chegar ao valor total de U$19.7 milhões. Com isso, ele se tornou a 2ª maior venda feita por um clube norte-americano na história.
Na MLS, Petrovic era considerado por muitos, o melhor goleiro da liga norte-americana. Se destacando principalmente pelos seus ótimos reflexos, agilidade e qualidade na reposição de tiro de meta. Em 2022, Petrovic salvou 10,7 gols a mais do que o esperado (XG) em 2.000 minutos em campo, sendo esse, o melhor desempenho de um goleiro na história da Major League Soccer.
Quando chegou ao Chelsea, o goleiro sérvio teve a concorrência do também recém-chegado Robert Sánchez, que veio do Brighton, onde era titular e tinha experiência de Premier League.
No começo, o espanhol saiu na frente, sendo o titular do técnico Mauricio Pochettino na maior parte dos jogos. Porém, com o tempo, Petrovic foi ganhando espaço, e começou revezar na titularidade com Robert, até que na virada do ano, Djordje tomou conta da posição e virou titular absoluto.
Ao todo, Robert Sánchez fez 21 jogos pelo Chelsea na temporada, mas de janeiro pra cá, foram apenas duas partidas. Enquanto isso, Petrovic disputou 26 jogos, sendo 20 após o fim de 2023, o que coloca ele como o 13° jogador com mais minutos em campo pelos Blues na temporada.
Na Premier League, Djordje Petrovic disputou 18 jogos e conseguiu 3 clean-sheets, ou seja, três jogos sem ter o gol vazado. O camisa 28 também concorreu o prêmio de “defesa do mês” duas vezes, em dezembro e janeiro.
Ao todo, ele fez 61 defesas até o momento e sofreu 34 gols, sendo assim, ele tem uma média de quase 2 defesas pra levar gol. Por isso, está entre os goleiros que menos sofreu gols na liga inglesa. Além disso, o goleiro sérvio acertou 68 bolas longas na Premier League, o que dá uma taxa de acerto de 3 por jogo.
“Tenho fé em todos os meus jogadores. Ele chegou ao Chelsea porque acreditávamos que ele tinha um grande potencial. Ele é jovem e veio de um futebol diferente nos EUA. Agora, depois de quatro ou cinco meses trabalhando conosco, é o momento dele subir e se sentir bem, porque temos confiança nele, os companheiros confiam nele”, disse Mauricio Pochettino.
Bom com os braços e com qualidade nas cobranças de tiro de meta, Petrovic vem sendo um dos destaques do jovem elenco do Chelsea na temporada, e com a confiança dada pelo técnico Mauricio Pochettino, tem tudo para se firmar como um dos melhores goleiros da Premier League, assim como foi na MLS.