Jesse Marsch foi anunciado como o novo técnico da Seleção Masculina de Futebol do Canadá (CANMNT), conforme comunicado por Kevin Blue, CEO e Secretário-Geral da Canada Soccer. Marsch assume o cargo imediatamente e liderará a equipe na preparação para a Copa América 2024, que começa com o confronto contra a Argentina, atual campeã da Copa do Mundo da FIFA, em 20 de junho.
A Canada Soccer confirmará a equipe técnica completa de Marsch nas próximas semanas. “Após uma consulta extensiva com especialistas e um rigoroso processo de seleção, estou encantado em fazer este anúncio. Jesse é um líder transformador que impulsionará o progresso da nossa seleção masculina e do futebol canadense como um todo, enquanto entramos no período mais importante da história do nosso esporte no país”, disse Kevin Blue.
“Ele já foi um treinador de sucesso nos mais altos níveis do futebol global, ajudou a avançar uma nação da Concacaf na Copa do Mundo da FIFA e é um construtor experiente que terá um impacto significativo no cenário do nosso esporte. Estou animado em recebê-lo de volta ao Canadá”, completou Blue.
Antes do início da Copa América 2024, Marsch também comandará o Canadá em amistosos contra dois dos dez melhores times do ranking da FIFA, Holanda e França, nos dias 6 e 9 de junho, respectivamente. “É uma honra absoluta representar e liderar a Seleção Masculina do Canadá na nossa preparação para uma Copa do Mundo em casa”, adiantou o novo comandante.
“A combinação da nova liderança dentro da Canada Soccer com o potencial deste dinâmico grupo de jogadores me inspirou, e estou pronto e ansioso para assumir essa grande responsabilidade. Minha empolgação e antecipação para começar são imensas. Um dos meus principais objetivos será ajudar a unir a comunidade do futebol no Canadá para apoiar nossos esforços dentro e fora de campo. Todos Juntos para 2026!”, declarou Jesse Marsch.
Trajetória
Jesse Marsch, nascido em Wisconsin, EUA, possui uma carreira diversificada e internacional como treinador de futebol. Iniciou sua trajetória como auxiliar técnico da seleção dos Estados Unidos em 2010 e 2011. Em 2012, assumiu seu primeiro cargo como técnico principal no Montreal Impact, no Canadá. Seguiu como auxiliar técnico dos Princeton Tigers em 2013 e 2014. De 2015 a 2018, teve grande sucesso nos NY Red Bulls, nos Estados Unidos, onde acumulou vitórias significativas.
Posteriormente, atuou como auxiliar técnico no RB Leipzig, na Alemanha, em 2018, antes de se tornar técnico principal do Red Bull Salzburg, na Áustria, onde conquistou impressionantes 64 vitórias em duas temporadas (2019/20 e 2020/21). Em 2021, retornou ao RB Leipzig como treinador principal, mas se transferiu para o Leeds United, na Inglaterra, onde trabalhou até 2023. Em 2024, Marsch foi nomeado técnico da Seleção Masculina do Canadá, assumindo a responsabilidade de liderar a equipe em importantes competições internacionais.