Apenas quatro técnicos mexicanos iniciam o Apertura 2024

Publicado:

Rafael Márquez enfatiza a necessidade de uma formação mais rigorosa para técnicos locais competirem com estrangeiros na .

Para o início do Torneio Apertura 2024, apenas quatro técnicos mexicanos estarão na competição: Eduardo Fentanes com o Necaxa; Chepo de la Torre com o Puebla; Víctor Manuel Vucetich com o Mazatlán FC e Ignacio Ambriz com o Santos. Ambriz é o último técnico nacional a conquistar um título da Primeira Divisão, no Apertura 2020 com o León.

A participação de técnicos mexicanos na Liga MX tem diminuído a cada temporada. Há 10 anos, no Clausura 2014, eram oito em 18 times, e há 20 anos, no Clausura 2004, dominavam a competição com 11. Nos primeiros 20 torneios curtos disputados, os mexicanos venceram 16 vezes.

Diante dessa crise de oportunidades, o ex-capitão da e atual treinador do time juvenil do Barcelona, Rafael Márquez Álvarez, afirmou que os técnicos mexicanos precisam de uma preparação mais rigorosa para competir com a grande contratação de técnicos estrangeiros na Liga MX.

“Creio que precisamos de pessoas mais preparadas, que a preparação seja mais exigente no , de nível mais alto”,

disse em entrevista ao site mexicano Mediotiempo.

“Espero que mais treinadores possam ter a oportunidade de se preparar melhor e competir com os técnicos estrangeiros. Não tiro o mérito deles, mas acredito que precisamos continuar nos preparando e lutando por oportunidades.”

Márquez Álvarez também comentou sobre os rumores que o colocavam como possível treinador do time principal do Barcelona, após os maus resultados de Xavi Hernández como técnico. Ele argumentou que esses rumores surgiram devido ao trabalho que tem feito, mas que em nenhum momento perdeu o foco no seu trabalho com a equipe juvenil do Barcelona.

@JulianneGmrs
@JulianneGmrs
Jornalista pós-graduada em Jornalismo Esportivo cobrindo a Liga MX e a Seleção Mexicana.

Artigos Relacionados

Artigos Recentes