A Seleção Mexicana enfrenta momento difícil antes da Copa América 2024, sendo superada pelos uruguaios após derrota contundente e quedas consecutivas no ranking.
A Seleção Mexicana voltou a cair no Ranking da FIFA, confirmando seu mau momento. Sob o comando de Jaime Lozano, o time mexicano caiu da 15ª para a 16ª posição, sendo ultrapassado pelo Uruguai de Marcelo Bielsa, que goleou o México por 4 a 0 no último dia 5 de junho, com um hat-trick de Darwin Núñez.
As derrotas recentes contra o Uruguai e contra o Brasil foram os principais motivos para o saldo negativo de -8,78 no último mês; enquanto isso, o Uruguai somou +4,05 pontos após a goleada e um empate com a Costa Rica.
Dessa forma, “El Tricolor” ficou mais de 10 pontos atrás dos sul-americanos e a 72 pontos do Top 10, que é fechado pela Itália. O México não aparece entre os 10 melhores desde 31 de março de 2022. Por outro lado, os Estados Unidos continuam sendo a melhor equipe da Concacaf, ocupando a 11ª posição. Apesar das quedas constantes nos últimos meses, a Seleção Nacional ainda está à frente da potência europeia, Alemanha, e do gigante africano, Senegal. No entanto, os jogos da Eurocopa e da Copa América deste verão serão determinantes para as oscilações no ranking.
A Seleção Argentina, liderada por Lionel Messi, continua sendo o melhor time do mundo, segundo a FIFA; os sul-americanos mantêm a primeira posição desde abril de 2023.
O Top 5 é completado pela França em segundo, Bélgica em terceiro, Brasil em quarto e Inglaterra em quinto lugar. Na Concacaf, Panamá, Canadá e Costa Rica seguem nessa ordem, atrás dos Estados Unidos e México.