Como 3 das principais seleções estão se preparando para a Copa América

Veja as recentes trajetórias de Argentina, Brasil e Uruguai, três das principais seleções da Copa América e como elas vem jogando para mais um torneio continental

Faltando menos de 10 dias para a abertura da Copa América 2024, com Argentina e Canadá inaugurando o calendário da competição, a atual data FIFA ter servido como laboratório e última oportunidade para ajustes das seleções visando o torneio.

Programado para acontecer entre os dias 20 de junho a 14 de julho, a edição de 2024 nos reserva muita expectativa e jogos de tirar o fôlego. Mas como tem sido a preparação das principais seleções e favoritas ao título?

Copa América: Como chegam as principais seleções para o torneio?

Argentina

Seleção Argentina em preparação contra o Equador, terminando na vitória de 1 a 0 (Selección Argentina/ X)
Seleção Argentina em preparação contra o Equador, terminando na vitória de 1 a 0 (Selección Argentina/ X)

A atual campeã não carrega apenas o peso de defender a taça, como também de maior número de títulos, com 15 ao todo. A Albiceleste de Messi e companhia vem mais forte do que nunca, e não é pra menos, a campeã mundial de 2022 manteve sua base vencedora e não sabe o que é perder desde novembro de 2023.

De lá pra cá, foram quatro jogos e quatro vitórias, uma delas inclusive sobre o Brasil por 1 a 0, marcando a primeira vitória na história da equipe no Maracanã. Além de bater as seleções de El Salvador por 3 a 0, Costa Rica por 3 a 1 e o Equador de 1 a 0.

A equipe portenha vem utilizando das dependências do , equipe onde Messi joga desde junho/2023, para a preparação e todo o andamento da Copa América.

Por se tratar da campeã da última edição, caberá aos “Hermanos” abrir o torneio contra o Canadá, na quinta-feira, 20, às 21h (horário de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium. Mas antes, terão a Guatemala no último amistoso desta data FIFA, na sexta-feira, 14.

Brasil

Seleção brasileira em mais um treino em Orlando, mirando o amistoso contra os EUA (Rafael Ribeiro/ CBF)
Seleção brasileira em mais um treino em Orlando, mirando o amistoso contra os EUA (Rafael Ribeiro/ CBF)

Seleção brasileira em mais um treino em Orlando, mirando o amistoso contra os EUA (Rafael Ribeiro/ CBF)

Terceira maior campeã com nove títulos, a seleção brasileira do técnico Dorival Jr vem surpreendendo muitos torcedores neste novo ciclo da Amarelinha ao combinar experiência com juventude.

E a empolgação é compreensível se nos basearmos nos últimos três amistosos, sendo eles, a vitória contra a Inglaterra por 1 a 0, uma das favoritas a conquistar a Eurocopa, em pleno Wembley, na cidade de Londres, o empate heroico em 3 a 3 e repleto de polêmicas com a Espanha, e o último até então, a vitória no último minuto contra o México por 3 a 2.

Tendo a ESPN Wide World of Sports Complex, em Orlando – Flórida, como sua casa nesse período de preparação, a seleção terá a anfitriã do torneio, os Estados Unidos, como última adversária neste período de amistosos, na quarta-feira, 12, às 20h (horário de Brasília).

Já a aguardada estreia na Copa América será contra a Costa Rica, na segunda-feira, 24, às 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles.

Uruguai

Delegação Uruguaia se junta nos EUA visando a estreia na competição (Selección Uruguaya/ X)
Delegação Uruguaia se junta nos EUA visando a estreia na competição (Selección Uruguaya/ X)

Na história, são os mesmos 15 títulos que a Argentina, dividindo o topo do pódio como maior vencedora. Por isso, descartar o Uruguai como favorito pode ser um erro grave.

Comandada por Marcelo Bielsa, o Uruguai não tem feito grandes apresentações em 2024. Nos quatro jogos que disputou neste ano, empatou com a Costa Rica no zero a zero e com o país Basco por 1 a 1, perdeu para a Costa do Marfim de 2 a 1 e goleou o México por 4 a 0, melhor resultado desde novembro de 2023, quando bateu a Bolívia por 3 a 0.

Entretanto, contará mais uma vez com seus experientes pilares em campo, nomes conhecidos pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Como Luiz Suárez, atual , mas que defendeu as cores do Grêmio em 2023, Arrascaeta do Flamengo, o goleiro Sergio Rochet do Internacional, Matias Viña, atual Flamengo e ex-Palmeiras, Cannobio que joga no Athletico Paranaense, entre outros de clubes europeus.

Diferente de Argentina e Brasil, o Uruguai não tem mais jogos a disputar na data FIFA, e aguarda apenas a estreia na Copa América, que acontecerá no domingo, 23, contra o Panamá, às 22h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

Curiosamente, a delegação uruguaia usou o CT da seleção, em Montevidéu, como preparação para a competição. Não sendo divulgado onde será o posto oficial da equipe para treinamentos em solo norte-americano.

Artigos Relacionados

COMENTE

COMPARTILHE NAS REDES

Últimos Artigos

Newsletter

ASSINE E FIQUE INFORMADO