O ex-jogador e treinador francês Patrick Vieira está em negociações para se tornar o novo técnico da Seleção Masculina de Futebol dos Estados Unidos, de acordo com a jornalista Michele Giannone da TUDN
A notícia surge logo após Vieira deixar o Strasbourg por mútuo acordo. Aos 48 anos, Vieira já teve passagens como treinador no New York City FC, Nice, Crystal Palace e Strasbourg.
Após a rejeição de Jurgen Klopp à proposta da U.S. Soccer, a busca pelo novo técnico se concentrou em três nomes: Steve Cherundolo do LAFC, Wilfried Nancy do Columbus Crew e Vieira. A saída de Vieira do Strasbourg parece estar ligada à sua candidatura ao cargo de técnico da seleção dos EUA.
Matt Crocker, diretor esportivo da U.S. Soccer, deseja ter um novo técnico até a janela internacional de setembro, quando a seleção enfrentará Canadá e Nova Zelândia em amistosos. A seleção está sem técnico desde a demissão de Gregg Berhalter após a eliminação precoce na Copa América 2024.
Embora ainda não haja nada concreto, a possível contratação de Vieira, com sua experiência na Major League Soccer e em ligas europeias, é um desenvolvimento interessante e que merece atenção nos próximos dias.
Demissão de Berhalter pós Copa América
Após campanha vexatória na Copa América jogando em casa, o treinador Gregg Berhalter foi desligado do cargo de treinador e a busca por um novo comandante já se iniciou, muitos nomes especulados até o momento, mas dois se destacaram, o treinador do LAFC, Steven Cherundolo e o alemão Jürgen Klopp, ambos foram consultados pela USSF. O comandante do LA tem grande rejeição por parte da torcida, que pede por um treinador com experiência internacional, já o alemão recusou de forma “amigável” o contato feito pelo norte-americanos.
Treinador perfeito
A busca pelo “treinador perfeito” é necessária para o projeto que a federação tem em mãos, uma geração de ouro que não está acabada por uma competição ruim, mas precisa ser liderada por alguém a altura dos jovens e até os mais experientes, alguém que faça essa ligação dos dois extremos. Mesmo com Berhalter no comando, todos que assistiram viram potencial na seleção dos Estados Unidos, tem jogadores, tem um elenco forte e caiu por um erro individual do Weah, mas o potencial máximo ficou longe de ser atingido e precisa do nome certo para as coisas andarem pra frente.
Alguns nomes questionáveis fizeram parte da convocação do ex treinador e sequer jogaram, Timothy Tillman jogou menos de 5 minutos na competição, Shaq Moore, talvez o mais rejeitado pelos fãs, nem entrou em campo, nomes esses que vieram direto da MLS, pouco significado para essas chamadas distanciaram ainda mais o treinador da torcida, além de alguns nomes excelentes ficaram de fora como, Tanner Tessmann, jovem que acabou de assinar com a Inter de Milão, seu parceiro de equipe Gianluca Busio que tem rumores de transferência para Roma. Ambos jovens estarão com mais outros grandes nomes durante os jogos olímpicos de Paris que se inicia na quarta feira (24), comandados por Marko Mitrovic, eles vem de campanha surpreendente na Copa do Mundo Sub-20 e tem tudo para surpreender novamente, e podendo ajudar até mesmo a seleção principal com todo o talento que tem para entregar.
Ou seja, existem mudanças a serem feitas, mudanças positivas e isso requer competência, por isso a busca tem que ser certeira por parte da USSF e salvar os jogadores de mais uma campanha vexatória em casa, dessa vez no maior palco do futebol, a Copa do Mundo de 2026.
Thierry Henry: Outra Opção Francesa
A busca ambiciosa da U.S. Soccer por um técnico de alto perfil para substituir Gregg Berhalter poderia resultar em algo muito mais ambicioso caso a federação deseje ir atrás de alguém como Thierry Henry. Porque então falamos dele? Porque Fabrizio Romano revelou que Thierry Henry também foi considerado como um possível candidato. Segundo Romano, “mais um nome que a USMNT discutiu é o de Thierry Henry. Thierry Henry está ocupado durante as Olimpíadas com a seleção francesa, mas depois disso, fiquem de olho nele, pois é outro nome discutido internamente.”
Henry, afinal, é ex-jogador de renome mundial e atual técnico assistente da seleção francesa, e tem uma vasta experiência tanto como jogador quanto como treinador. Sua inclusão na lista de possíveis técnicos reforça a intenção da U.S. Soccer de contratar um nome de peso, que não só traga reconhecimento, mas também experiência internacional.
A possível chegada de Henry seria um marco importante para o futebol dos Estados Unidos, trazendo um técnico com uma visão europeia e um histórico de sucesso tanto em campo quanto à beira do gramado. Enquanto as negociações continuam e outros nomes são considerados, o futuro da seleção masculina dos EUA parece promissor, com a possibilidade de um grande nome do futebol mundial à frente da equipe.